Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Pilares do Islam » Algumas Perguntas sobre o Zakat
Tamanho da Fonte
Algumas Perguntas sobre o Zakat
Extraídos do Livro: “Mukhtassar Al Fiqh Alisslámi” e o livro: “Rissalat Fil Fiqh Al Muyassar” e dos Pareceres Jurídicos do Centro de Fatwa sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih

1- Incide zakat sobre o dinheiro que preenche os requisitos de obrigatoriedade
Pergunta:
Qual é o zakat do dinheiro?
Resposta:
Louvado seja Allah, e que a paz e a graça estejam com o Mensageiro de Allah. Deve-se tirar do dinheiro 2,5% de zakat, se o dinheiro atingir o nissab. Este é de vinte Miskal, equivalente a 85g de ouro. Se você possuir dinheiro no valor de 85g de ouro, acima de suas necessidades básicas, e passou um ano lunar em sua posse, deve pagar o zakat sobre ele. E Allah tem mais conhecimento.
Parecer do Centro de Fatwa, sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih.

2- A conta de zakat sobre produtos comerciais
Pergunta
Tenho duas perguntas a respeito da situação do zakat dos produtos comerciais. (Que Allah seja piedoso com vocês).
a) Tenho uma loja para venda de produtos de decoração e tapetes cujo capital juntamente com a mercadoria é de 3000 a 4000 dólares, e já passou um ano lunar na minha posse. Será que atingiu o nissab?
b) O zakat incide sobre o valor da mercadoria por atacado (no valor de compra) ou preço de varejo (preço de venda). É possível calcular por alto o valor do estabelecimento? Não consigo precisar a quantidade da mercadoria por ser muito pequena e variada. Orienta-me, por favor.
Resposta:
Louvado seja Allah, e que a paz e a graça estejam com o Mensageiro de Allah, com seus familiares e seus companheiros.
O nissab de mercadorias comerciais é o equivalente a 85g de ouro, ou 595g de prata. Se você tiver mercadorias comerciais destinadas para a venda que atinge essa importância, é considerado nissab. Você deve fazer um romaneio preciso das mercadorias e não é suficiente fazê-lo por alto. Você deve contar as peças de decoração e os tapetes no final do ano lunar no valor de venda, se for por atacado, é no valor de atacado, se for a varejo, é no valor de varejo, e no valor de mercado, sem considerar o valor que você pagou, a não ser o ativo fixo como o estabelecimento, os móveis de escritório, etc. Sobre isso não incide zakat enquanto permanecerem em uso. Então você vê o que tem para receber e acrescenta à conta do zakat, e tira as dívidas do total. Então calcula o zakat na base de 2,5% do que restou se atingir o Nissab. E Allah tem mais conhecimento.
Parecer do Centro de Fatwa, sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih.

3. O Zakat incide sobre mercadorias comerciais pelo valor em dinheiro.
Pergunta:
Qual é a diferença entre o zakat do dinheiro e o zakat de produtos comerciais? Devo pagar zakat de meu comércio e zakat do dinheiro que poupo?

Resposta:
Louvado seja Allah, e que a paz e a graça estejam com o Mensageiro de Allah, com seus familiares e seus companheiros.
O zakat dos produtos comerciais segue o exemplo do zakat do dinheiro gerado por eles. Não incide zakat especificamente sobre as mercadorias, mas sobre o dinheiro gerado por elas. Isso significa que se você tiver mercadorias comerciais no final do ano, você deve calcular o seu valor em dinheiro. Se atingir o nissab, sozinhas ou juntamente com o que você tiver de dinheiro, se houver, então você deve calcular a importância devida de zakat, no valor de 2,5%. Com isso, você fica sabendo que tem a obrigação de pagar o zakat de seu comércio e o zakat de seus bens igualmente. E Allah tem mais conhecimento.
Parecer do Centro de Fatwa, sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih.

4. Será que o zakat sobre mercadorias comerciais é anulado pela passagem de tempo?
Pergunta:
Proprietário de uma loja comercial deseja pagar o zakat de seus bens comerciais, sabendo-se que há anos não paga. Que deve ele fazer?
Se ele tiver dinheiro em banco acima de suas necessidades diárias, mas gasta deles para o ensino de um filho. Deve pagar zakat sobre ele?
Se possuir escritórios alugados e outros não alugados. Deve pagar zakat sobre eles, sobre o automóvel, sobre a residência?

Resposta:
Louvado seja Allah, e que a paz e a graça estejam com o Mensageiro de Allah, com seus familiares e seus companheiros.
O requisitante que fique sabendo que o zakat é um importante pilar do Islam, e um dos seus dignos preceitos, e é o direito do pobre nos bens do rico. Com ele se agradece as dádivas da Allah, exaltado seja, e se desenvolve e abençoa dos bens. É um dos aspectos de integração entre os membros da sociedade islâmica. Que fique sabendo que o deixar de cumpri-lo constitui num perigo no presente e no futuro e sujeita o dinheiro ao desaparecimento. É suficiente advertência para quem nega pagá-lo o que nos transmite o hadice fidedigno que o Profeta (S) disse: “O indivíduo que possuir ouro e prata, mas que não paga o zakat por eles (deve saber),
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,327,810 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3