Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras nas Reuniões
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras nas Reuniões
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Quando o Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) estava sentado na mesquita com os seus companheiros, três indivíduos chegaram. Dois entraram e um foi embora. Os dois se aproximaram do local onde estava o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz). Um deles ao verificar que havia um local vago no círculo, lá sentou. O segundo sentou atrás do círculo e o terceiro se rejeitou a sentar. Quando o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) terminou de falar, ele informou os companheiros a respeito da situação dos três indivíduos. Disse: “Um deles se aproximou de Allah e Ele o cumulou com Sua Misericórdia. O segundo ficou com vergonha (não disputou o lugar com os outros) e Allah o acolheu. Quanto ao terceiro, rejeitou participar da invocação de Allah e Ele o rejeitou.” (Bukhári).

Dentre as boas maneiras que o muçulmano deve praticar nas reuniões citamos:

Participar das reuniões dos benevolentes: O muçulmano escolhe bem com quem se reúne e se torna amigo. Ele escolhe as pessoas benevolentes e piedosas, quem são conhecidos por obedecerem e adorarem a Allah. O muçulmano não se reúne com os ímpios, os sem educação, porque o companheiro e o amigo exercem grande influência no companheiro.

O muçulmano não participa de reuniões com os inúteis, os viciados, os imorais para não o influenciarem e o atraírem para o seu meio. A cada dia ele ouve ou lê sobre um novo caso causador de desvios por se acompanhar algum viciado, inútil, anormal, ou desviado. Por isso, ele escolhe os amigos entre as pessoas de boa conduta, dos bem sucedidos em seus estudos e trabalhos. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “A pessoa costuma seguir a religião de seu amigo. Portanto vede de quem sois amigos.” (Abu Daúd e Tirmizi)

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) comparou o bom companheiro e o amigo como aquele que carrega almíscar. Quanto à má companhia é como quem assopra a forja para ativar a fornalha. Ele disse: “A amizade com um virtuoso ou com um malfeitor tem a aparência de um vendedor de almíscar e de um acendedor de forja ; o vendedor de almíscar pode oferecer-te um perfume, ou pedir-te que lhe compre, ou, pelo menos, que lhe cheires o grato perfume; ao passo que o acendedor de forja pode queimar a tua roupa, ou fazer-te sentir o seu desagradável odor.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) incentivou procurarmos a companhia dos virtuosos e piedosos. Ele disse: “Não tomes por amigo senão a um crente, e não convides a comer senão a um que tema a Allah.” (Abu Daúd e Tirmizi).

Allah, exaltado seja, ordenou-nos a não termos amizade com quem deturpam os versículos d’Ele e a colocam fora de seu contexto. Ele diz: “Quando deparares com aqueles que difamam os Nossos versículos, afasta-te deles, até que mudem de conversa. Pode ocorrer que Satanás te fizesse esquecer disso; porém, após à lembrança, não te sentes com os injustos.” (6:68). Portanto, o muçulmano participa sempre das boas reuniões e se preocupa em aproveitá-las.

O saudar os presentes e o sentar ao lado do último: O muçulmano saúda as pessoas ao entrar numa reunião e deseja participar dela. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) nos ordenou fazermos isso, dizendo: “Quando alguém chega a uma reunião, deve saudar os presentes.” (Tirmizi).

O muçulmano senta ao lado da última pessoa: Não é permitido que faça alguém sair do lugar para sentar no lugar dele, não importa a sua posição. As pessoas descendem de Adão e este foi criado do barro. Todas as pessoas são iguais, não há distinção entre eles a não ser pela piedade e os bons atos. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Ninguém tem direito de fazer outra pessoa se levantar para sentar em seu lugar.” (Muttafac alaih).

O muçulmano não pode sentar no meio da roda: Foi relatado que o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Censurado está quem sentar no meio da roda.” (Abu Daúd e Tirmizi). (Isso incomodaria as pessoas no seu percurso até chegar ao meio da roda e sua permanencia atrapalharia a visão das pessoas). Não deve sentar entre duas pessoas a não ser com a sua permissão para não separá-los. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Ninguém pode sentar entre duas pessoas a não ser com a permissão delas.” (Abu Daúd)

O sentar-se comportadamente: O muçulmano senta comportado, educado. Ele não fica encarando os presentes, não fica mudando de um lugar a outro. Não faz nada fora das boas maneiras. Não fica em pé e as outras pessoas estando sentadas. Não senta e as pessoas estão de pé. O muçulmano permanece em seu lugar com dignidade, respeito e boa aparência.

O evitar sentar-se nas ruas e nos mercados: O muçulmano deve evitar sentar nas vias públicas e nos mercados para não perturbar os outros muçulmanos. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Evitem sentar nas vias públicas.” Eles disseram: “Não temos alternativas, temos de conversar nelas.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Se quiserem permanecer nas vias
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,025 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3