Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras ao Dormir
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras ao Dormir
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso


O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) dormiu na casa de sua esposa Maimuna (Que Allah esteja satisfeito com ela) até a meia noite. Então, acordou e começou a esfregar o rosto com a mão para remover o vestígio do sono. Ele recitou os dez últimos versículos da Surata da Família de Imran (Ál Imran), então, levantou-se, fez a ablução devidamente e começou a orar. (Bukhári).

O sono é uma das dádivas de Allah, exaltado seja, é um dos Seus sinais. Ele diz: “E entre os Seus sinais está o do vosso dormir durante a noite e, durante o dia, o de procurardes a Sua graça. Certamente, nisto há sinais para os que escutam.” (3:23).

Para que o muçulmano seja beneficiado pelo sono, tornando-o obediência a Allah, o Senhor do Universo, há uma série de boas maneiras que o muçulmano deve seguir; entre as quais citamos:

O dormir cedo: O muçulmano dorme cedo e não fica acordado até tarde após o jantar a não ser por necessidade como estudar. Ao dormir cedo, ele acorda cedo e começa o dia com vigor.

Deve se abluir antes de dormir: O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se quiser ir para a cama, faz ablução como o faz para a oração.” (Muttafac alaih).

Dormir em local limpo: O muçulmano zela pela limpeza do local de dormir. Ele não come nem bebe nele.

O dormir em local seguro: O muçulmano se preocupa em dormir em local seguro sem se expor a perigo algum. Por exemplo, não dorme em local sem proteção. O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem dormir na laje da casa que não tenha proteção ninguém tem culpa pelo que lhe acontecer.” (Abu Daúd).

A prece de antes de se dormir: Há invocações e preces aproveitadas das práticas do Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) que o muçulmano deve pronunciar ao dormir:

- Em teu nome, ó Allah, durmo e acordo. (Bukhári).

- Ó Allah, Submeto-me a Ti. Dirijo o meu rosto a Ti, coloco os meus assuntos em Tuas Mãos, submeto as minhas costas a Ti, por desejar-Te e temer-Te. Não há abrigo nem salvação de Ti a não ser em Ti. Creio em Teu Livro que revelaste, em Teu profeta que enviaste. (Bukhári).

- Glorificado seja Allah (trinta e três vezes), Louvado seja Allah (trinta e três vezes), Allahu Akbar (trinta e quatro vezes). (Bukhári).

- Recitação do versículo do Trono (Áyat Al Cursi) e os versículos finais da Surata Al Bacara.

O dormir sobre o lado direito: O muçulmano se põe a dormir sobre o seu lado direito. Não há inconveniente em mudar de posição depois disso.

Fazer auto-análise: O muçulmano sabe que o dormir é uma espécie de morte menor que pode não despertar dele. Por isso, deve fazer auto-análise a respeito do que fez durante o dia. Se for um bem, agradece a Allah e resolve dar continuidade. Se for um mal, pede o perdão de Allah. Omar Ibn Al Khattab (Que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Julguem a vós mesmos antes de serem julgados e avaliem suas obras antes de serem avaliados.”

O apegar-se às boas maneiras do sonho: Se o sonho for bom, deve ter bons auspícios e contá-lo aos irmãos. Se for um sonho triste não deve citá-lo a ninguém e deve pedir refúgio em Allah contra a maldade dele.

O ficar em vigília, em oração, durante a noite: É dever de o muçulmano praticar as orações noturnas voluntárias. O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As orações mais meritórias, depois das obrigatórias, são as orações da noite.

O zelo em praticar a oração da Alvorada: É dever do muçulmano acordar cedo, praticar a oração da alvorada e não ficar dormindo até o nascer do sol.

A prece após o despertar: Quando o muçulmano desperta de seu sono, diz: “Louvado seja Allah que nos despertou após o nosso sono e a ele retornaremos.” Então, lava as mãos e faz ablução.

A redução das horas de sono: A moderação em tudo é o lema do muçulmano. Ele não exagera em seu sono, porque o dormir muito causa preguiça e inatividade.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,866 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3