Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras na Viagem
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras na Viagem
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Said Ibn Yassar estava em companhia de Abdullah Ibn Omar (que Allah esteja satisfeito com ele) numa viagem para Makka e estavam viajando a noite. Ao se aproximar a hora da alvorada Said apeou de sua montaria e praticou a oração witr (oração de unidades ímpar), então montou e alcançou Abdullah no caminho. Ibn Omar lhe perguntou: “Onde você estava?” Respondeu: “Fiquei com receio da alvorada. Então apeei e fiz a oração witr.” Ibn Omar lhe disse: “Você não tem o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) como exemplo?” Said respondeu: “Certamente.” Ibn Omar lhe disse: “O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava fazer witr montado no camelo.” (Musslim).
Allah, glorificado e exaltado seja, ordenou-nos a percorrermos a terra e verificarmos e considerarmos os seus sinais e a perfeição de Suas criaturas, tirando lições dos povos anteriores. Allah, O Altíssimo diz: “Dize-lhes: Percorrei a terra e contemplai como Allah origina a criação.” (29:20). E diz: “Dize-lhes: percorrei a terra e observai qual foi a sorte dos desmentidores!” (6:11). E diz: “Ele foi Quem vos fez a terra manejável. Percorrei-a, pois, por todos os seus quadrantes e desfrutai das Suas mercês; a Ele será o retorno!” (67:15). Foi narrado que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Viajai que vos curareis e combatei pela causa de Allah que vos enriquecereis.” (Ahmad)
O viajar tem muitos benefícios. O Cháfi’i descreveu a viagem da seguinte forma:
Afasta-te de tua pátria à procura da elevação
Viaje, pois na viagem há cinco utilidades:
Alivia a aflição, adquire sustento, adquire conhecimento, boa conduta e a companhia do Grandioso.
Os vários motivos que fazem o muçulmano viajar: Viaja para a Hajj e a Umra, ou para adquirir conhecimento, ou à procura do sustento, ou para visitar um parente ou amigo, etc. Dentre as boas maneiras da viagem citamos:
A boa intenção: O muçulmano torna a sua viagem uma aproximação de Allah com a boa intenção. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As obras são avaliadas pelas intenções. Assim, cada pessoa alcançará o que busca, de acordo com suas intenções. Desse modo, aquele cuja emigração acontecer pela causa de Allah e do Seu Mensageiro, essa emigração será considerada como sendo pela causa de Allah e do Seu Mensageiro. Porém, aquele que emigrar em busca de algum benefício material, ou para desposar uma mulher, sem dúvida a sua emigração será para aquilo para o quê emigrou.” (Bukhári e Musslim).
Que a viagem seja para o Allah aprecia e O agrada: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Todo aquele que sai de sua casa tem à porta duas bandeiras: uma na mão de um anjo e uma na mão de Satanás. Se sair para o que Allah gosta, o anjo o seguirá com a sua bandeira. Ele permanecerá sob a bandeira do anjo até retornar para sua casa. Se sair par o que desagrada a Allah, será seguido pelo demônio com a sua bandeira e permanecerá sob a bandeira de Satanás até retornar para sua casa.” (Ahmad e Tabaráni).
O Pedir opinião e orientação antes de viajar: O muçulmano pede a opinião dos irmãos a respeito do que intenciona fazer. Allah, O Altíssimo, diz: “... resolvem os seus assuntos em consulta.” (42:38). Ele também pede orientação a seu Senhor e faz o que alivia a sua alma. Foi relato que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Faz parte da felicidade do filho de Adão o pedir orientação a Allah. Faz parte da felicidade do filho de Adão aceitar o que Allah determinou. Faz parte da infelicidade do filho de Adão deixar de pedir orientação a Allah. Faz parte da infelicidade do filho de Adão rejeitas o que Allah lhe determinou.” (Tirmizi e Hákim).
Saldar as dívidas e devolver os depósitos: O muçulmano salda as suas dívidas e devolve os depósitos que lhe foram confiados antes de viajar. Quem não puder saldar as dívidas deve pedir a autorização de quem ele deve para viajar. Se o autorizar, viaja, se não, fica. Quando O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) migrou para Madina deixou Áli Ibn Abi Tálib em Makka para devolver os depósitos confiados a ele para os seus donos.
O testamento para a família: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Todo muçulmano que tem algo para testemunhar e for se ausentar por dois dias, deve ter o testamento por escrito.” (Mttafac alaih).
A escolha do companheiro de viagem: O muçulmano escolhe o companheiro de viagem dentre os religiosos e os piedosos para ajudá-lo na obediência a Allah. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “O homem segue a religião de seu amigo. Portanto tomem cuidado em escolherem seus amigos.” (Abu Daúd e Tirmizi). Ele também disse: “Se as pessoas soubessem o que eu sei a respeito da solidão, nenhum viajante andaria por uma noite, sozinho.” (Bukhári) E disse, mais: “Um só viajante constitui em um demônio, dois viajantes constituem em dois demônios, três constituem em viajantes.” (Abu Daúd, Tirmizi e Ahmad). Foi dito: “Escolhe o companheiro antes de escolher o caminho.”
Preparação das provisões: O muçulmano se preocupa em preparar as provisões e as despesas necessárias para se chegar ao destino com a paz de Allah.
É preferível viajar às quintas-feiras: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava iniciar as suas viagens às quintas-feiras. (Abu Daúd).
O viajar no início do dia: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) pediu a bênção de Allah para os que se levantam cedo para trabalhar. Disse: “Ó Allah, abençõa os meus seguidores que se levantam cedo.” (Abu Daúd, Tirmizi, Nissá-i e Ibn Mája). O Rassulullah
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,924 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3