Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras no Fazer as Necessidades
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras no Fazer as Necessidades
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “O seguinte versículo foi revelado por causa dos habitantes de Kubá: ‘Ali há homens que anseiam por purificar-se; e Allah aprecia os puros.” (9:108). Eles limpavam os seus órgãos, depois de fazerem as necessidades, com água. Por isso, o versículo foi revelado por causa deles. (Abu Daúd, Tirmizi e Ibn Mája).

Foi dito ao Salman, o persa, (Que Allah esteja satisfeito com ele): “O seu Profeta instruiu-os sobre todas as coisas, mesmo quanto à fazer as necessidades.” (Musslim). Quão fabulosa é essa religião que nada deixou, pequeno ou grande, sem instruir os muçulmanos a respeito. Entre as boas maneiras que o muçulmano zela ao fazer as suas necessidades são:

Fazer as necessidades em local propício: O muçulmano evita fazer as suas necessidades em fontes de água, em locais de reunião das pessoas, em locais de sombra, em vias públicas perante as pessoas. O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Evitem os dois objetos de maldição.” Perguntaram-lhe: “Que são os dois objetos de maldição?” Ele disse: “É quem faz suas necessidades nas vias públicas e nos locais de sombra.” (Musslim).

O entrar no banheiro com o pé esquerdo e sair com o pé direito.

A prece antes de se entrar no banheiro: O muçulmano diz antes de entrar no banheiro:(بسم الله. اللهم إني أعوذ بك من الخُبْث والخبائث النسائي “Em nome de Allah (Bismillah). Ó Allah, peço refúgio em Ti contra os demônios, machos e fêmeas.” (Nissá-i).

Não se deve levar nada ao banheiro que contêm palavras de Allah: O muçulmano não entra no banheiro, levando Alcorão ou coisas que contêm o nome de Allah, a não ser que não tenha confiança em deixá-lo fora. O Profeta (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) usava um anel em que estava gravado: “Mohammad, o Rassulullah.” Quando entrava no banheiro, ele o tirava. (Abu Daúd).

Não falar enquanto estiver fazendo as necessidades:É desaconselhável que duas pessoas que estejam fazendo as necessidades fiquem conversando. O Profeta (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) não gostava disso.

O apressar-se em sair após fazer as necessidades: Ao terminar de fazer as necessidades, o muçulmano não deve demorar em sair do banheiro. Deve sair depressa.

Não deve desperdiçar água: O desperdiço de qualquer coisa é proibido. Allah, exaltado seja, diz: “... não vos excedais, porque Ele não aprecia os que se excedem.” (7:31).

O usar a mão esquerda para se limpar: O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Ao urinar, não se deve segurar o orgão com a mão direita, nem deve se limpar com a mão direita.” (Muttafac alaih).

Não se deve ficar de frente ou de costas para a quibla: O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Ao fazer as necessidades em locais abertos, o muculmano não pode ficar de frente ou de costas para a quibla. Utilizem outras direções.” (Musslim). Porém, no banheiros, alguns imames permitem fazê-lo.

O cobrir-se: Se o muçulmano estiver viajando ou estiver em locais que não há um local específico para se fazer as necessidades, ele deve fazê-lo longe das vistas das pessoas, tomando o cuidado de ficar coberto. Não deve descobrir seus órgãos, a não ser o mínimo para se fazer a necessidade. Jáber (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “Estávamos viajando com o Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz). Ele não costumava fazer suas necessidades a não ser em local em que ninguém o visse.” (Ibn Mája).

O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) passou por dois túmulos e disse: “Eles estão sendo castigados não por grandes pecados, mas um deles não se cobria ao urinar, e o outro caluniava os outros.” (Muttafac alaih).

O lavar os órgãos : É limpar os órgãos com água, papel ou com pedras (pela falta de água e papel, antigamente as pessoas utilizavam pedras para eliminar as impurezas). Allah, exaltado seja, elogiou os companheiros do Profeta por limparem os seus órgãos com água, dizendo: “Ali há homens que anseiam por purificar-se; e Allah aprecia os puros.” (9:108).

O limpar-se com pedras: É o uso de três pedras para se limpar a sujeira. Isso na falta de água. É permitido o uso do papel higiênico ou coisa similar.

Não se deve urinar durante o soprar do vento, para que a urina não atinja as suas vestes.

Não se deve urinar em água parada: O Rassulullah (Que Allah o abençõe e lhe dê paz) desaconselhou urinar em água parada. (Nassá-i).
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,912 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3