Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras no Caminho
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras no Caminho
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Um dia o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse para os seus companheiros: “Evitem sentar nas vias públicas.” Eles disseram: “Não temos alternativas, temos de conversar nelas.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Se quiserem permanecer nas vias públicas dão às vias os seus direitos.” Perguntaram-lhe: “Quais são os seus direitos?” Ele respondeu: “Recatar os olhares, evitar prejudicar os outros, responder à saudação, ordenar a prática do bem e coibir a prática do mal.” (Mutaffac alaih).

A rua é uma via pública. É da propriedade de todas as pessoas, se cada pessoa considerasse a rua uma parte de sua casa a conservaria. Dentre as boas maneiras da rua que todo muçulmano deve seguir citamos:

O recato dos olhares: O muçulmano recata a vista das coisas ilícitas, seguindo a ordem de Allah, o Altíssimo: “Diz aos crentes que recatem os seus olhares e conservem os seus pudores, porque isso é mais benéfico para eles; Allah está bem inteirado de tudo quanto fazem. Dize às crentes que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores.” (Alcorão Sagrado, 24:30-31).

Remover os empecilhos do caminho: O muçulmano remove os empecilhos do caminho, como pedras ou fios ou vidros, ou coisas similares, afastando-os do caminho. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “...o retirar-se o empecilho do caminho é também uma caridade.” (Muttafac alaih). Ele evita fazer as suas necessidades nas vias públicas para não prejudicar ninguém. Ele evita as diversões e as brincadeiras não aceitas. Ele não humilha nem ridiculariza os passantes. Não estreita o caminho dos passantes, mas amplia-o. Se estiver carregando um bastão ou guarda chuva, ou algo que possa ferir os muçulmanos, deve tomar cuidado com o que está carregando para não machucá-los. Não deve movimentar as mãos com força ao caminhar nos locais congestionados. Não deve disputar durante o subir alguma escada ou caminhar num túnel, por exemplo.

Respeitar as regras da passagem dos automóveis: O motorista respeita as regras de passagem, respeita os guardas de trânsito, respeita os sinais de trânsito, não usa a buzina muitas vezes para não perturbar os doentes. Conserva a velocidade permitida na via em que está trafegando.

Responder à saudação: O muçulmano, quando estiver caminhando nas ruas saúda as outras pessoas e responde à saudação da melhor forma com um semblante agradável.

O ordenar a prática do bem e o coibir a prática do mal: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Quem ver algo errado deve modificá-lo com a mão. Se não puder, que o faça com palavras. Se não puder, que o faça com o pensamento, e isso é o mínimo que se exige do crente.” (Muttafac alaih). O muçulmano ajuda quem não puder atravessar a rua ou não consegue passar. Pega na mão da pessoa e a ajuda. Se possuir um automóvel ou meio de locomoção deve dar carona a outros, deve orientar o extraviado. Deve evitar o acontecimento de desentendimentos e conciliar entre as pessoas.

A modéstia e a moderação no caminhar: O muçulmano caminha moderadamente, nem depressa nem devagar. Não caminha com orgulho e insolência. Allah, o Altíssimo, diz: “E modera o teu andar.” (31:19). E diz: “E não te conduzas com insolência na terra, porque jamais poderás fendê-la, nem te igualares, em altura, às montanhas.” (17:37).

O caminhar na calçada: O muçulmano caminha na calçada quando está a pé para não sofrer acidentes de automóvel ou de moto. Deve esperar para atravessar a rua, certificando-se da que a rua está livre para ser atravessada.

Conservar a rua limpa: O muçulmano não deve jogar lixo na rua. Quem bom seria se todos se ajudassem em limpá-la.

As boas maneiras quando se está caminhando com o idoso: Não deve ultrapassá-lo. Deve ouvi-lo ao falar, deve andar do seu lado esquerdo para dar-lhe a prioridade de entrar e sair, etc.

Não se deve comer caminhando: Isso diminui a hombridade do indivíduo aos olhos das pessoas.

Não se deve elevar a voz na rua para não perturbar os passantes, ou revelar os segredos. Deve evitar as brincadeiras de mau gosto com os companheiros.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,868 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3