Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Pilares do Islam » Algumas Perguntas sobre o Zakat
Tamanho da Fonte
Algumas Perguntas sobre o Zakat
que seu ouro e sua prata serão fundidos, no Dia do Juízo, e se transformarão em lâminas que serão esquentadas no fogo do Inferno, e com elas serão marcados os seus flancos, a sua fronte e suas costas e continuará sendo marcado durante todo o dia, que terá a duração de cinqüenta mil anos, até que forem ditadas as sentenças para todas as pessoas; após isso ser-lhes-á mostrado o caminho para o Inferno ou para o Paraíso.” Os Companheiros perguntaram: “Ó Mensageiro de Deus, que acontecerá aos proprietários de camelos?” Respondeu: “Da mesma maneira, o proprietário de camelos que não pagar o zacat correspondente a eles, e, ainda, pelo leite das fêmeas dos camelos, no dia em que estas recebem água, que deverá ser doado. Se não fizer isso, essa pessoa será lançada numa imensa planície que, no Dia do Juízo, será habitada por camelos. Os camelos serão muito fortes e gordos, e nenhum deles estará ausente – nem mesmo as crias. Pisoteá-lo-ão com as patas e o estraçalharão com os dentes. Quando o último camelo tiver terminado de passar, o primeiro voltará e começará o processo, e assim durante todo o dia, que terá a duração de cinqüenta mil anos, até que todos os homens tenham sido julgados e forem-lhes mostrado o caminho do Paraíso ou do Inferno (segundo a correspondência).”(Muslim)
Que o solicitante peça perdão a Allah, exaltado seja, e pague o zakat devido pelo seu comércio dos anos anteriores em que não pagou o zakat e seu dinheiro tenha atingido o nissab. O modo disso que verifique o seu balanço anual dos anos passados, e pague o zakat de cada ano o que ele possuía no final dele o que havia atingido o nissab.
Quanto ao zakat do comércio, é calcular o dinheiro, avaliar os produtos e calcular 2,5% de tudo. Quanto às quantias que tem à receber, se de pessoas idôneas pagadoras, deve-se pagar o zakat juntamente com os bens comerciais. A dívida de recebimento duvidoso, deve se pagar o zakat dela quando recebê-la.
Quanto ao dinheiro poupado em banco, incide zakat sobre ele. O gastar com o filho não elimina a incidência do zakat sobre ele.
Quanto aos escritórios comerciais alugados e não alugados, o seu automóvel e a sua residência, os móveis de sua residência, os equipamentos de seu comércio como automóveis, móveis e de escritório, que não estão à venda, e são utilizados nas suas atividades comerciais, não incide Zakat.
Advertimos aqui o que o dono do dinheiro recebido do aluguel das lojas ou das casas, ou dos automóveis é acrescentado ao seu dinheiro e incide zakat sobre eles.
E Allah tem mais conhecimento
Parecer do Centro de Fatwa, sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih.

5- As Condições do Zakat e a Época de seu Pagamento

Pergunta:
Quais são as condições do zakat e qual é a época de seu pagamento?
Resposta:
Louvado seja Allah, e que a paz e a graça estejam com o Mensageiro de Allah, com seus familiares e seus companheiros.
O zakat só é obrigatório em dois casos: O dinheiro atingir o nissab e a propriedade total. Quanto a passar um ano lunar, não é condição sobre todos os bens em que incide zakat.
A evidência disso está no seguinte:
Exige-se, para pagamento do zakat sobre o ouro, a prata, dinheiro, dos animais bovinos, caprinos e camelídios e das mercadorias a passagem de um ano na sua posse. Quanto aos produtos agrícolas, o seu zakat é pago quando de sua colheita. Allah, exaltado seja, diz: “...e pagai seu tributo, no dia da colheita.” (Alcorão Sagrado, Al An’am, 6:141)

Quanto ao tesouro, o seu zakat deve ser pago na sua extração, e é de 20%, de acordo com as palavras do Mensageiro de Allah: “Incide sobre o tesouro 20%” (compilado por Bukhári).

6. Quanto ao zakat sobre a terra.

Pergunta:
Comprei um terreno por 125 mil reais para guardar o meu salário. 1- Inicide zakat sobre ele? 2. Se incide zakat, comprei-o há dois anos. Devo pagar o zakat dos dois anos? 3. Incide zakat sobre o preço comprado ou sobre o preço atual?

Resposta:
Louvado seja Allah, e que a paz e a graça estejam com o Mensageiro de Allah, com seus familiares e seus companheiros.
Se você comprou esse terreno para ser mantido, não incide zakat sobre ele. Se comprou para vender, tem a condição de mercadorias comerciais. Você deve avaliá-lo na passagem de um ano lunar e pagar o zakat na base de 2,5% por cada ano lunar. Se você o comprou e está em dúvida se conserva ou vende, avalie o que é mais prevalecente e aplique a regra sobre ele. Se você resolver ficar com o terreno por um período determinado, e não pensa em vender durante esse período, então resolveu vendê-lo, você deve pagar o zakat sobre ele se passar um ano lunar desde que resolveu vender.
E Allah tem mais conhecimento.
Parecer do Centro de Fatwa, sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih.

7. O zakat da terra comprada

Pergunta:
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2021, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,929,968 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3