Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Atualidades » Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas
Tamanho da Fonte
Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas

 

Todos os louvores são para Allah.

O indivíduo deve evitar a dor e o sofrimento resultantes de algumas doenças contagiosas e fatais. A prova disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Nenhum doente (camelo) deve ser colocado com os saudáveis (camelos).” Aquele que possui camelos doentes de sarna e afins não deve trazê-los à terra ou à água para a qual aquele que possui camelos saudáveis ​​leva os seus, para que a doença não seja transmitida dos camelos doentes para os saudáveis, e assim se propague.

Foi narrado que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Fugi do leproso como se fugísseis de um leão".

Acreditamos que as doenças não podem se tornar contagiosas por si mesmas, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não há ‘adwa (contágio) e nem tiyarah (crença supersticiosa em presságios de pássaros)." Ou seja, essas doenças não são contagiosas por si mesmas; ao contrário, Allah faz com que sejam transmissíveis e Ele criou nestas algo que faz com que a doença passe de uma pessoa para outra. Assim, a mistura (social) se tornou uma causa disso, e as pessoas devem evitar as causas pelas quais a doença é transmitida, em conformidade com as instruções e diretrizes mencionadas nos ahadith.

Sem dúvida, tudo acontece pela vontade e decreto de Allah. Allah, glorificado e exaltado seja, criticou aqueles que acreditavam nos presságios de pássaros quando Ele disse (interpretação do significado): “Então, quando o bem lhes chegava, diziam: ‘Isso se deve a nós.’ E, se um mal os alcançava, pressentiam mau agouro por causa de Moisés e dos que estavam com ele.” [al-A'raaf 7:131]. Em outras palavras, eles estavam dizendo: Isso é azar que Mussa e aqueles que estão com ele trouxeram, e só nos aconteceu por causa de seu mal. Mas, Allah os criticou dizendo: " Ora, seu agouro é junto de Allah, mas a maioria deles não sabe." [al-A‘raaf 7:131].

A evidência indica claramente que, se as doenças são transmitidas como resultado da interação social com as pessoas afetadas por elas, essa transmissão ocorre apenas com a permissão de Allah. Uma pessoa pode se misturar com outras pessoas sem ser infectada, pela proteção de Allah.

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/129598/ensinamentos-islamicos-sobre-o-controle-de-doencas-contagiosas

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2020, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,730,682 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2020 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3