Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Companheiros do Profeta - Os Sahaba » Abd al Rahman b. Awf
Tamanho da Fonte
Abd al Rahman b. Awf
Abd al Rahman b. Awf

Dr. Abdulrahman Ráafat Bacha
Tradução: Prof. Samir El Hayek

“Que Allah abençõe o que deste em caridade, e que Allah abençõe o que guardaste para ti mesmo.
Oração do Profeta (S) para o Abd al Rahman b. Awf


Ele foi um dos primeiros dentre as oito pessoas que abraçaram o Islam, e um dentre as dez às quais o Mensageiro de Allah (S) havia prometido entrariam no Paraíso. Foi também um dos seis membros do conselho da chura1, no dia em que o novo califa foi escolhido após o assassinato de Ômar b. al Khattab.

Foi ainda uma das poucas pessoas que era consultada quanto aos assuntos religiosos em Madina enquanto o Mensageiro de Allah (S) estava ainda vivo, por causa da sua confiabilidade e do seu grande conhecimento do Islam, que adquirira com o Profeta (S).

No tempo do jahiliya ( idolatria), seu nome era Abd Amr2; quando ele aceitou o Islam, o Profeta (S) deu-lhe o nome de Abd al Rahman b. Awf (que Allah esteja aprazido com ele, e lhe conceda felicidade).
__________________
1. Chura –o conselho formado pelos Companheiros para discutirem e deliberarem sobre assuntos concernentes ao Estado Muçulmano.

2. Abd Amr – literalmente, o servo de Amr. Esse nome é inaceitável para um muçulmano, porquanto o indivíduo tão-somente pode ser servo (cultuador) de Allah. Qualquer nome que começar com “Abd” deverá ter, como segundo componente, um dos atributos de Allah.

Abd al Rahman b. Awf aceitou o Islam, antes de o Profeta (S) começar a conclamar as pessoas ao Islam, na casa de Al Arcam3, apenas dois dias após Abu Bakr al Siddik tê-lo aceitado

Compartilhou, juntamente com os primeiros muçulmanos, das perseguições que sofreram pela causa de Allah. Juntamente com eles, ele foi paciente e teve firmeza. Era veraz à sua fé, como eles o eram e, como muitos deles, fugiu para a Abissínia a fim de praticar livremente sua religião.

Quando Allah revelou ao Seu Mensageiro (S) que ele e seus companheiros na fé deveriam migrar para Madina, o Abd al Rauhman b. Awf esteve na vanguarda daqueles que deixaram tudo pela cuasa de Allah e do Seu Mensageiro (S).

Quando o Profeta (S) fez com que cada um dos Ansar tomasse um dos Muhajirum como irmão, ele tornou o Abd al Rahman b. Awf irmão de Saad b. Abi Rabi’a al Ansari. A primeira coisa que este disse para o seu novo irmão foi:

“Ó irmão, eu sou o homem mais rico de Madina; tenho dois pomares e duas esposas. Olha e vê qual dos dois pomares preferes, e te darei os frutos dele; e dize qual das minhas esposas mais te agrada, e eu me divorciarei dela para que possas desposá-la.”

Abd al Rahman disse para o seu irmão dos Ansar:
__________________
3. Al Arcam b. al Arcam – Abd Manaf al Makhzumi era um muçulmano em cuja casa os muçulmanos se encontravam secretamente.

“Que Allah te abençõe pela tua riqueza e tua família. Eu apenas quero que me mostres onde é o mercado.” Saad mostrou-lhe onde era o mercado, e o Abd al Rahman principiou imediatamente a trabalhar, comerciando, comprando e vendendo. A pouco e pouco, começou a ganhar dinheiro e a economizá-lo. Não demorou muito para que tivesse poupado o suficiente para poder oferecer um dote, a fim de que se casasse. Aconteceu que ele foi ter com o Mensageiro de Allah (S), e o perfume que havia usado para realizar o seu casamento podia ser sentido por todos. O Profeta (S) disse:

“Que elegância, ó Abd al Rahman!”

“Acabei de me casar.”

“Que espécie de dote deste para tua esposa?”

“Dei-lhe o peso dum caroço de tâmara em ouro.”

“Deves dar um banquete”, disso o Profeta (S), “mesmo que tenhas uma só ovelha. Que Allah te abençõe pela tua riqueza!”

O Abd al Rahman iria dizer mais tarde:

“Daquele momento em diante, o mundo material abriu suas portas para mim, e passei a ter tanta sorte, que esperava quase encontrar ouro ou prata debaixo de cada pedra que revirava!”

Na batalha de Badr, o Abd al Rahman lutou valentemente pela causa das suas crenças. Em batalha, ele derrotou o inimigo de Allah, Umair b. Uçman b. Kabal al Taymi.

Na batalha de Uhud ele permaneceu firme, quando quase todos se
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,041 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3