Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Companheiros do Profeta - Os Sahaba » Jafar b. Abi Tálib
Tamanho da Fonte
Jafar b. Abi Tálib
muçulmanos deverão eles mesmos escolher o comandante.”

Quando os muçulmanos chegaram a Muata, um vilarejo onde é agora a Jordânia, perto da fronteira síria, constataram que os bizantinos haviam preparado um exército de cem mil soldados, apoiados por cem mil árabes cristãos das tribos de Lakhm, Judham, Qudaah, e outras. O número dos muçulmanos montava a três mil.

Logo depois que a batalha começou o Zaid b. Háriça caiu lutando valentemente até que exalou o seu último suspiro. Jafar, vendo o quanto os muçulmanos poderiam sair-se mal face a uma contestação desigual, desceu da sua linda baia e a aleijou com sua espada, para que ela não pudesse ser de valia para o inimigo. Portando o estanderte dos muçulmanos, ele irrompeu por entre as fileiras dos bizantinos, entoando o cântico:

“Quão belo é o Paraíso, quando se aproxima,

“Docemente fragrante, com água fresca e refrescante!

“E os bizantinos, verdade para eles, irão ver

“Seu castigo se aproximar,

“Pagãos que são, de geração a geração.

“E meu dever, quando os encontro, é a eles combater!”

Ele continuou a encetar a batalha nas fileiras dos inimigos, até que recebeu um golpe que lhe decepou a mão direita. Pegou o estanderte com a mão esquerda, mas recebeu outro golpe que lhe decepou também a mão esquerda. Segurou o estanderte contra o peito com seus braços mutilados, até que foi atingido por um golpe final que o cortou ao meio. O Abdullah b. Rawaha apanhou o estandarte, e continuou a lutar, até que encontrou a mesma sorte dos seus dois companheiros.

O Mensageiro de Allah (S) recebeu a notícia das mortes dos seus três comandantes, e ficou profundamente consternado. Ele foi a casa do seu primo Jafar b. Abi Tálib, onde constatou que a esposa de Jafar, Asma, havia preparado tudo para comemorar a volta do marido. Ela fizera pão fresco, dera banhos nas crianças, vertira-as a rigor, e perfumara-as.

A própria Asma descreveu a cena que se segue:

“Quando o Mensageiro de Allah (S) veio nos ver, eu pude ver o seu rosto anuviado com o pesar. Comecei a ficar ansiosa, mas não queria perguntar-lhe sobre o Jafar, temendo que pudesse ouvir algo que me desagradasse. O Profeta (S) me saudou, e me pediu que levasse as crianças a ele. Eu as chamei, e elas vieram correndo, na sua peculiar alegria, dando gritinhos de prazer, tentando tirar uma a outra do caminho, para que recebesse, cada uma, a indivisível atenção dele. Ele se curvou a elas, abraçando-as e enterrando seu rosto nas braços delas, conforme as lágrimas lhe corriam copiosamente. Eu também chorava, e perguntei:

“‘Ó Mensageiro de Allah (S), acaso ouviste notícias ruins sobre o Jafar e seus dois companheiros?’

“‘Sim’, o Profeta (S) respondeu, ‘eles foram martirizados em batalha.’”

Quando as crianças ouviram os soluços da mãe, os sorrisos desapareceram dos seus rostos, e estancaram onde estavam, conscientizando-se de que algo terrível tinha acontecido.

O Mensageiro de Allah (S) as deixou, enxugando as lágrimas e orando:

“Ó Allah, toma conta dos filhos do Jafar na sua ausência! Toma conta da esposa do Jafar na sua ausência!” E continuou dizendo:

“Tive uma visão na qual vi o Jafar no Paraíso, na forma de uma ave cujas asas estavam manchadas de sangue, e cujas patas eram brilhantemente vermelhas.”
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,623,762 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3