Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Companheiros do Profeta - Os Sahaba » Utba b. Ghazwan
Tamanho da Fonte
Utba b. Ghazwan
“O Utba goza, entre os muçulmano, de uma invejável reputação de virtude.”
(Ômar b. al Khattab)


Após à oração da noite, Ômar b. al Khattab, o Emir dos Crentes1, procurou ter algumas horas de descanso, na cama, antes de acordar para caminhar pela cidade, como era seu hábito, enquanto todos dormiam, para certificar-se de que todos estavam seguros e a salvo.

Numa noite, em particular, contudo, o sono se esquivou do califa. O correio lhe trouxera conturbadoras notícias da campanha contra os persas pagãos. As forças persas, que se estavam retraindo perante o exército muçulmano, estavam a receber suprimentos e assistência, coisa que fazia com que recobrassem sua solidez, e voltassem a se engajar em batalha contra os muçulmanos, antes de se retraírem uma vez mais. Sem perderem um simples engajamento, os muçulmanos estavam incapacitados de se contarem como vitoriosos.

Ao califa foi dito que a cidade de Uballa era uma das principais fontes de suprimentos e de reforço para o exército persa. Ele decidiu-se por enviar uma força para tomar a cidade, mas ficou chocado ao descobrir quão poucos homens havia com os quais pudesse contar. Quase todos os muçulmanos, os jovens, os maturos, mesmo os mais velhos, estavam todos no exterior, em várias frentes, a realizarem o jihad pela causa de Deus. Quase ninguém, estava em Madina.
_________________
1. Emir dos Crentes – o título honroso de todos os califas.

Então o califa recorreu a uma solução pela qual ele era bem conhecido. Decidiu-se por compensar a escassez numérica por meio de apontar um forte comandante. Calmamente, fez percorrer por sua mente as várias possibilidades, com a precisão e deliberação de um arqueiro que seleciona a melhor flecha da sua aljava.

“É isso! sim, já sei quem é o homem certo!” disse de súbito o califa. Virou-se na cama, dizendo para si mesmo:

“Ele é um mujahid que provou sua valia nas batalhas de Badr, Uhud, da Trincheira, e outras. Ele desempenhou um papel liderante na batalha de Yamama, e jamais errou o alvo, tanto com a sua espada como com sua flecha. Ele realizou a hiraj duas vezes, uma na Abissínia, outra em Madina; e foi a sétima pessoa a aceitar o Islam.” Satisfeito, o califa pegou no sono.

Quando rompeu a aurora, ele pediu que seus companheiros fossem chamar o Utba b. Ghazwan. Quando este chegou, o califa lhe deu o estandarte, e fê-lo comandante da força que contava com pouco menos de trezentos e vinte soldados. Prometeu-lhe também que mandaria reforços, tão logo estes estivessem disponíveis.

Quando o pequeno exército estava pronto para sair na sua campanha, o califa Al Faruk foi para o meio dos líderes a fim de se despedir deles. Deu-lhes o seguinte conselho:

“Ó Utba, estou a te mandar para a área de Ubullah, e para uma fortaleza do inimigo. Espero que Deus te conceda assistência na tua missão. Se fores bem sucedido, deverás conclamar o povo a acreditar em Deus. Se as pessoas se mostrarem recptivas, deverás acitar-lhes as crenças como genuínas. Caso se recusem, daverão pagar a jizyah2e não mostrar hostilidade para contigo. Se permanecerem hostis, deverás combatê-los, até que sejam subjugados. Ao cumprires os teus deveres, ó Utba, deves sempre temer a Deus.

“Cuidado com o permitires que a tua vaidade te leve à arrogância, coisa que iría causar-te a ruína no Outro Mundo. Nunca deverás esquecer-te de que foste, outrora, um companheiro do Mensageiro de Deus (SAAS) e, por meio dele, te tornaste valoroso. Eras, antes, um destituído e fraco, e Deus te deu poder, por causa da tua crença. Agora te tornas um comandante com autoridade, e um líder que é obedecido. O que quer que disseres será ouvido, e a tua ordem irá ser obedecida. Isto é deveras uma bênção, mas sê-lo-á, somente se não te tornares vanglorioso e mundanista, coisa que te levará diretamente ao Fogo do Inferno; que Deus livre a ti e a mim disso!”

O Utba b. Ghazwan partiu com sua expedição. Sua esposa o acompanhava e, com o exército, estavam cinco outras mulheres que eram irmãs ou esposas de soldados. Ao se aproximarem da cidade de Uballah, fizeram seu acampamento numa região pantanosa em que cresciam juncos. Não tinham nada para comer e, quando a fome se tornou insuportável para eles, o Utba escolheu uns poucos deles para percorerem a campina e verem se encontravam alguma fonte de alimento para as tropas. Um deles contou a estória de como encontraram alimento, dizendo:
__________________
2. Jizyah – a taxa imposta aos membros não-muçulmanos do Estado Islâmico, que são isentos do serviço militar. Também é requerido do Estado que provenha os cidadãos indigentes, não importando suas religiões.

“Quando estávamos procurando, entramos num tufo de mato onde encontramos dois grandes cestos tecidos. Dentro de um encontramos tâmaras, e dentro d outro encontramos carocinhos brancos, envoltos em palhas amarelas. Todos juntos, arrastamos os dois cestos até ao campo. Um de nós olhou para os grãos, e disse:
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,966 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3