Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Convertidos ao Islam » Malcolm X, EUA
Tamanho da Fonte
Malcolm X, EUA
“Sou e sempre serei um muçulmano. Minha religião é o Islã.”
-Malcolm X

Infância

Malcom X nasceu Malcom Little em 19 de maio de 1925 em Omaha, Nebraska. Sua mãe, Louis Norton Little, era uma dona-de-casa ocupada com os oito filhos da família. Seu pai, Earl Little, era um ministro batista sincero e partidário ávido do líder nacionalista negro Marcus Garvey. O ativismo de Earl nos direitos civis desencadeou ameaças de morte da organização supremacista branca Legião Negra, forçando a família a se mudar duas vezes antes do quarto aniversário de Malcom. Independentemente dos esforços de Little para escapar da Legião, em 1929 sua casa em Lansing, Michigan, foi totalmente queimada, e dois anos depois o corpo mutilado de Earl foi encontrado nos trilhos do bonde da cidade, quando Malcom tinha apenas seis anos. Louise teve um colapso nervoso vários anos depois da morte de seu marido, e foi internada em uma instituição para doentes mentais. Seus filhos foram divididos entre vários lares adotivos e orfanatos.

Malcom era um aluno esperto e focado e graduou-se no ensino fundamental como o primeiro de sua classe. Entretanto, quando um professor favorito disse a Malcom que seu sonho de tornar-se advogado não era um objetivo realista para um negro, Malcom perdeu interesse na escola e a abandonou com a idade de quinze anos. Aprendendo nas ruas, Malcom familiarizou-se com criminosos, ladrões, traficantes de drogas e cafetões. Condenado por roubo aos vinte anos permaneceu na prisão até a idade de vinte e sete anos. Durante sua prisão ele tentou instruir-se. Além disso, durante seu período na prisão, conheceu e uniu-se à Nação do Islã, estudando em detalhes os ensinamentos de Elijah Muhammad. Foi libertado, um homem mudado, em 1952.

A ‘Nação do Islã’

Ao ser libertado Malcom foi para Detroit e uniu-se às atividades diárias da seita, recebendo instruções do próprio Elijah Muhammad. O comprometimento pessoal de Malcom ajudou a construir a organização a nível nacional, enquanto fez dele uma figura internacional. Foi entrevistado em programas de televisão e revistas de destaque, e deu palestras em todo o país em várias universidades e outros fóruns. Seu poder estava em suas palavras, que descreviam vividamente o sofrimento dos negros e incriminava os brancos de forma veemente. Quando uma pessoa branca referiu-se ao fato de que algumas universidades do sul tinham matriculado calouros negros sem precisar de baionetas, Malcom reagiu com escárnio:

Quando eu não respondi, o anfitrião do programa mordeu a isca: Ahhh! De fato, Sr. Malcom X – você não pode negar que isso é um avanço para sua raça!
Aproveitei a brecha, então. Não posso dar as costas sem ouvir sobre algum ‘avanço nos direitos civis’! Os brancos parecem pensar que os negros devem gritar \\\'aleluia\\\'! Por quatrocentos anos o branco manteve sua longa faca no pescoço do negro – e agora o branco começa a afastar a faca, talvez alguns centímetros! O negro deve ser grato? Por que, se o branco empurrou a faca e a cicatriz vai permanecer?!

Embora as palavras de Malcom alfinetassem as injustiças contra negros na América, as opiniões igualmente racistas da Nação do Islã o impediam de aceitar que alguns brancos fossem sinceros ou capazes de ajudar na situação. Por doze anos ele pregou que o homem branco era o demônio e que o Honorável Elijah Muhammad era mensageiro de Deus. Infelizmente, muitas imagens de Malcom hoje focam nesse período de sua vida, embora a transformação pela qual ele passou tenha transmitido uma mensagem completamente diferente e mais importante para o povo americano.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,902 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3