Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Al Muharamat » Muharamat (Parte 4)
Tamanho da Fonte
Muharamat (Parte 4)
Brincar e fazer muitos movimentos, durante a oração

Essa é uma mania que muitas pessoas têm, porque não seguem a ordem de Allah:

) وَقُومُوا لِلَّهِ قَانِتِينَ)(البقرة: من الآية238)

...consagrai-vos fervorosamente a Allah”. (2:238). Não se conscientizam das palavras:

)قَدْ أَفْلَحَ الْمُؤْمِنُونَ *الَّذِينَ هُمْ فِي صَلاتِهِمْ خَاشِعُونَ) (المؤمنون:1-2)

É certo que prosperarão os crentes, que são humildes em suas orações”. (23:1-2). Quando o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) foi perguntado a respeito de nivelar o local da prostração, respondeu: “Não se deve nivelar enquanto estiver orando. Se for realmente necessário, faça uma só vez para nivelar as pedrinhas.”32 Os sábios lembram-se de que muito movimento seguido, sem necessidade, anula a oração. Que dirá dos que brincam em suas orações, parados em frente de Allah, um olha o seu relógio, outro arruma a roupa, outro coça o nariz, outro olha para direita, esquerda e para cima, sem temer que lhe seja tirada a visão e que Satanás se misture à sua oração.

32. Narrado por Abu Daoud, 1/581. Consta, também, do Sahih Al Jami’, 7452.

31-03-10

Antecipar-se ao Imam na oração intencionalmente

O ser humano é apressado por natureza:

) وَكَانَ الْأِنْسَانُ عَجُولاً)(الاسراء: من الآية11)

...porque o homem é impaciente”. (17:11). O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “A calma é de Deus e a pressa é de Satanás.”33 Muito se observa várias pessoas que estejam praticando a oração, à direita ou à esquerda, que se antecipam ao Imam, tanto na inclinação, quanto na prostração, durante a magnificação para a mudança da posição. Esses atos parecem não ter importância para muitas pessoas. O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) advertiu severamente quanto à esta questão, dizendo: “Não teme aquele que ergue a cabeça antes do Imam, que Allah lhe transforme a cabeça em cabeça de burro?”34 Se é exigido que se venha à oração com calma e solenidade, que dirá da própria oração. Algumas pessoas confundem a antecipação ao Imam com o atraso em relação a ele. Os jurisprudentes estabeleceram a forma correta nessa questão. É permitido, ao que segue o Imam, mover-se quando termina a magnificação. Não se deve, nem adiantar, nem atrasar. Assim, agir-se-á corretamente. Os companheiros do Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) tinham todo cuidado para não se anteciparem ao Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz). O Barrá Ibn ‘Azib (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “Eles praticavam a oração atrás do Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz). Quando ele erguia a cabeça da inclinação não via ninguém abaixar, até que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) colocasse a fronte no chão e, somente então, os que estavam orando atrás dele, desciam para a prostração”35.

33. Narrado por Baihaqui em Sunnan al Cubra, 10/104. Consta, também, de Assulssula Assahiha, 1795.

34. Narrado por Musslim.1/320-321.

35. Narrado por Musslim, nº 474.

Quando o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) fez takbir e demorou no seu movimento, avisou os que estavam atrás: “Ó gente, demorei, mas não devem se antecipar a mim, na inclinação e na prostração”.36 O imam deve seguir a sunna quanto ao takbir na oração, de acordo com o hadice de Abu Huraira, que Allah esteja satisfeito com ele: “O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) quando se levantava para a oração, fazia takbir (dizer Allahu Akbar), quando se inclinava, fazia takbir. Quando se erguia, fazia takbir. Descendo para prostração, fazia takbir. Erguendo-se a cabeça da prostração, fazia takbir. E, assim, por toda a oração. Ele, também, fazia takbir quando se erguia da segunda prostração”. 37 Se o Imam pronunciar o takbir, juntamente com o seu movimento e quem o segue, ater-se à forma citada, anteriormente, a oração em congregação estará correta.

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,908 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3