Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Profeta Muhammad SAAW » Modos e características do Profeta Muhammad
Tamanho da Fonte
Modos e características do Profeta Muhammad

1. Intelecto destacável: O Mensageiro () tinha um intelecto excelente, completo e destacável. Nenhum homem teve um intelecto tão completo e perfeito como ele. Qadhi Iyaadh16 que Deus tenha piedade dele, disse:

Isto se faz evidente quando o pesquisador lê a biografia do Profeta e entende sua situação, suas significativas e compreensivas palavras, suas tradições, seus bons modos, sua ética e sua moral; seu conhecimento da Tora, do Evangelho, das Divinas Escrituras; seu conhecimento das palavras dos sábios e dos povos antepassados, sua capacidade de mostrar exemplos e de implementar políticas e comportamentos corretos . Foi um exemplo e um paradigma que sua gente procurava em todos os ramos do conhecimento; atos de adoração, medicina, leis de sucessão, linhagem e outros temas. Conhecia e aprendia tudo sem ler nem examinar as Escrituras daqueles que nos antecederam; também não se sentava com especialistas. O Profeta não teve uma educação formal, e ainda assim, sabia todo o conhecimento passado; foi designado como Profeta, sem saber ler nem escrever.


O Profeta () era sábio no máximo de sua capacidade. Deus, o Altíssimo, informou-lhe do que havia acontecido, (no passado) e do que aconteceria no futuro. É um sinal de que o Domínio pertence a Deus, e de que ele é capaz de tudo.’17


2. Fazer coisas em Nome de Deus: O Profeta () sempre realizava ações através das quais buscava agradar a Deus. Foi atacado e perseguido quando convidava o povo para o Islã; ainda assim teve paciência b. Masud, que Deus esteja comprazido com ele, disse:

É como se estivesse olhando o Profeta , falando sobre um Profeta que foi magoado pelo seu povo. Limpou o sangue do rosto e disse: Oh Deus ! Perdoa meu povo, pois não sabe o que faz!” (Bukhari,3290)


Yundub b. Sufyaan, que Deus esteja comprazido com ele, disse que o

Mensageiro tinha um dedo sangrando durante uma das batalhas, e disse: “Não és mais do que um dedo que sangra; que sofre no caminho de Deus” (Bukhari, 2648).


3. Sinceridade: O Profeta () era sincero e honesto em todos os aspectos, tal como lhe havia ordenado Deus. O Altíssimo disse no Alcorão:

Diga-lhes: Por certo que minha oração, minha oblação, minha vida e minha morte pertencem a Deus , Senhor do Universo, Quem não tem co-participantes . Isto é o que me ordenaram crer, e sou o primeiro, desta nação, a submeter-se a Deus” [6:162-163]


4. Boa moral, ética e companheirismo: A.ishah, sua esposa, ao ser questionada sobre o comportamento do Profeta disse: “Seus modos eram o Alcorão”

Isto significa que o Profeta se regia pelas leis e mandamentos corânicos e se abstinha do que o Alcorão proibia. Cumpria com todos os seus atos virtuosos. O Profeta () disse:

Deus me enviou para aperfeiçoar os bons costumes e completar as boas ações.” (Bukhari e Ahmad).


Deus, o Altíssimo, descreveu o Profeta () da seguinte maneira:

(وَإِنَّكَ لَعَلَى خُلُقٍ عَظِيمٍ) (القلم:4)

Certamente és de uma natureza e moral grandiosas.” [68:4]

Anas b. Malik, que Deus esteja comprazido com ele, foi o serviçal do Profeta durante dez anos, dia após dia, durante suas viagens e também quando residia em Medina. Durante esse tempo, conheceu os modos do Profeta. A esse respeito, disse: “O Profeta não insultava ninguém, também não era grosseiro nem maldizia. Quando acusava alguém, dizia: Que lhe sucede! Que seu rosto se encha de pó” (Bukhari, 5684).


5. Amabilidade e bons modos: Sahl b. Saad, que Deus esteja comprazido com ele, narrou: Trouxeram-lhe algo para o Profeta () beber e ele bebeu. À sua direita havia um menino e à sua esquerda uns anciões. Perguntou ao menino:

Te incomoda se lhes dou de beber?. O menino respondeu: .Oh Profeta de Deus! Por Deus! Não queria que ninguém, antes de mim, bebesse de onde tu bebeste. É meu direito fazê-lo, por estar sentado à tua direita18.. Então o Mensageiro de Deus deu de beber ao menino” (Bujari, 2319).

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,533 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3