Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Profeta Muhammad SAAW » A ética do Profeta Muhammad com seus companheiros
Tamanho da Fonte
A ética do Profeta Muhammad com seus companheiros

1. As relações próximas do Profeta com seus companheiros :

Isto é sabido já que temos relatos detalhados da biografia do Profeta. O Profeta é o exemplo que deveríamos emular em todos nossos assuntos. Yarir b. Abdullah disse: O profeta () não me impediu que me sentasse com ele desde que eu aceitei o Islã. Sempre sorria quando me olhava. Uma vez me queixei com ele, já que não podia andar a cavalo e me deu um leve golpe no peito e suplicou a Deus, dizendo:

Oh Deus! Segura-o e converte-o em uma pessoa que guie os demais e que seja uma fonte de orientação. (Bukhari, 5739).


2. O Profeta () costumava entreter seus companheiros e brincavacom eles: Anas b. Malik disse que o Mensageiro de Deus era a pessoa mais educada. Tenho um irmão menor cujo nome é Abu Umair ele costumava brincar com um pequeno pássaro chamado ’An-Nughair’. O Profeta lhe disse: Abu Umair! Que foi que o Nughair te fez? (Muslim, 2150).


O Profeta () não só entretinha seus companheiros com palavras, mas também os divertia brincando. Anas b. Malik disse: Um beduíno chamado Zahir b. Haram dava presentes ao Profeta e ele também lhe dava presentes. O Profeta disse: Zahir é nosso deserto, e nós somos sua cidade. O Profeta se aproximou, enquanto ele estava vendendo suas mercadorias, abraçou-o por trás, e este não o viu. Logo disse: Soltame! Quando percebeu que era o Profeta ()quem o estava abraçando, pressionou suas costas contra o peito do Mensageiro! O Mensageiro de Deus lhe disse: Quem compraria este escravo para mim? Zahir disse: Mensageiro de Deus, não valho nada!. O Mensageiro de Deus então, disse-lhe: Deus não te considera sem valor!. .Tu és valioso e precioso para Deus. (Ibn Hibban, 5790).


3. Consultava seus companheiros

O Profeta () consultava seus companheiros e tinha em conta suas opiniões e pontos de vista em assuntos e problemas nos quais não se revelavam os textos sagrados. Abu Hurairah disse: Não vi uma pessoa mais entusiasta pelos conselhos sinceros de seus companheiros que o Mensageiro de Deus (Tirmidhi,1714).


4. Visitar os enfermos, fossem ou não muçulmanos

O Profeta () se preocupava com seus companheiros e se assegurava que estivessem bem. Se soubesse que alguém estava doente, corria para visitá-lo, com quem estivesse com ele. Não só visitava os muçulmanos como também aqueles que não eram muçulmanos e que estavam doentes.


Anas b. Malik disse:

Um rapaz judeu prestava serviços ao Profeta () e adoeceu. Então o Profeta disse: .Vamos visitá-lo.. Foram vê-lo e encontraram seu pai sentado ao seu lado; o Mensageiro de Deus disse: .Testemunhe que não há outro verdadeiro deus merecedor de adoração que não seja Deus e eu intercederei por ti no Dia da Ressurreição. .O rapaz olhou seu pai , que lhe disse: ’Obedece a Abul-Qasim!25’ Então o rapaz disse: .Não há outro verdadeiro deus merecedor de adoração que Deus, e Muhammad é o último Mensageiro.. O Profeta disse: .Todos os louvores cabem a Deus, Quem o salvou do Fogo do Inferno.. (Ibn Hibban, 2960).


5. Era agradecido com a bondade das pessoas com ele, e a recompensava generosamente.

Abdullah b. Umar narrou que o Mensageiro de Deus () disse: Quem busque refugiar-se em Deus de seu demônio, não será prejudicado. Quem te pede algo por Deus, entrega-lhe. Quem te convida, aceita seu convite. Quem te faz um favor ou um ato de bondade, paga-lhe de forma similar; mas se não encontras como recompensá-lo, então suplica a Deus por ele continuamente, até que consideres que o hás recompensado. (Ahmad, 6106)


A’ishah disse: O Mensageiro de Deus aceitava presentes e os recompensava com generosidade.. (Bukhari, 2445)

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,904 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3