Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Como Receber Ramadan
Tamanho da Fonte
Como Receber Ramadan
Primeiro: A forma de receber o mês de Ramadan

Pergunta:

Assalamu Alaikom warahmatulláhi wabarakátoh

Espero dos senhores me informar a forma de se receber o mês abençoado de Ramadan.


Fatwa:

Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

O muçulmano deve se alegrar com a chegada do mês de Ramadan e recebe-lo com sincero arrependimento, com preparação devida, disposição para os cultos como a oração, recitação do Alcorão, Recordação de Allah, glorificação, retiro religioso, abandono dos pecados, devolução dos direitos aos seus donos, etc.

E Allah tem mais conhecimento.


Segundo: Apresentação e tipos de jejum.

Pergunta: 1 – O que é jejum e quais são os tipos de jejum?

Que Allah os recompense com o bem.


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

O jejum, na lei islâmica, é a abstinência da comida, bebida e relação sexual. Ou seja, das coisas que quebram o jejum, desde a Alvorada até o pôr-do-sol, com a intenção. Ele se divide em obrigatório e voluntário.

Quanto ao obrigatório, é o jejum durante o mês de Ramadan conforme as palavras de Allah: "Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Allah." (2:183). E conforme o hadice autêntico do Rassulullah (S): "O Islam foi edificado sobre cinco pilares", entre eles, "o jejum durante o mês de Ramadan."


Quanto ao jejum voluntário, há vários tipos, entre eles: O seis primeiros dias de Chauwal para quem jejuou durante o mês de Ramadan, o jejum do dia de Arafa para o não peregrino, o dia de Achurá (dia dez do mês de Muharram, primeiro mês do calendário islâmico) e outros dias.

E Allah tem mais conhecimento.


3 - A consideração de se quebrar o jejum no crepúsculo e não com o Azan (chamamento para a oração).

Pergunta:

É preciso fazer Azan antes de se quebrar o jejum, principalmente em Casa?


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

Não é permitido para o jejuador quebrar o jejum a não ser após o pôr-do-sol, conforme as palavras de Allah, Exaltado seja: "Retornai, então, ao jejum, até ao anoitecer" (2:187). Se a pessoa constatar o pôr-do-sol, deve quebrar o jejum, quer haja azan (chamado para a oração) ou não. Se o Muézin entoar o azan antes do pôr-do-sol, não deve quebrar o jejum quem souber do horário correto. Portanto, deve-se levar em consideração o pôr-do-sol e não o azan conforme o dito do Profeta (S): "Quando chegar a noite daqui (do oriente) e quando o dia se for dali e o sol se pôr, o jejuador quebra o seu jejum." (Bukhári e Musslim). O versículo citado assim atesta isso.

Para saber os horários corretos visite WWW.islamicfinder.org.

E Allah tem mais conhecimento.

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,428,023 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3