Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Fatawa sobre o Ramadan
Tamanho da Fonte
Fatawa sobre o Ramadan
Fatáwa

1 - O jejum do doente psicológico

Pergunta: Se a pessoa sofre de enfermidade psicológica e tiver de fazer uma entrevista importante e precisa tomar remédio durante o jejum para que possa falar sobre si, qual é a sentença do Islam a respeito disso, se ele apenas tomar o remédio?


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça estejam com o Rassulullah.

Não é permitido que esta pessoa quebre o jejum, porque o jejum não lhe é difícil e ele pode tomar o remédio necessário durante a noite, quer a entrevista seja importante ou não, ela não é causa para permitir a quebra do jejum.

Allah tem maior conhecimento.


2 – A menina menstrua com nove anos de idade e a mãe a proíbe de jejuar.

Pergunta: A filha de uma parente menstruou-se no início de Ramadan, porém, a mãe proíbe a filha de jejuar com a alegação que é ainda pequena, pois a sua idade ainda é menos de nove anos. Tentei chamar a atenção dela quanto à gravidade disso, mas ela não se importou. O que dizem a respeito?



Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça estejam com o Rassulullah.

Ao menstruar, a moça atinge a puberdade e fica obrigada a praticar a oração, jejuar etc. que os púberes são obrigados a praticar. Não é permitido que alguém a proíba de jejuar. Quem fizer isso contraria e desobedece e deve pedir perdão a Allah. Ela também, não pode atender a ninguém no assunto, mesmo que seja a sua mãe, porque a obediência a Allah é prioritária à obediência de qualquer pessoa.


3 – O jejum de quem trabalha em estabelecimento de bebidas alcoólicas e carne de porco.

Pergunta: Eu trabalho num estabelecimento onde se vende bebida alcoólica e carne suína. Será que o meu jejum é válido ou não? Agradeço a resposta.


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça estejam com o Rassulullah.

O trabalho em estabelecimento que vende bebida alcoólica e carne suína não é permitido, principalmente se a pessoa vende diretamente essas coisas, ou seja, responsável por elas, de acordo com o que Jáber Ibn Abdullah relatou de que ouviu o Profeta (S) dizer no ano da conquista de Makka: "Allah e o Rassulullah proibiu a venda de bebidas alcoólicas, a carniça, a carne suína e os ídolos." (Muttafac Alaih).

O jejum na chari'a: É a abstinência dos desejos do estômago e do sexo, ou seja, das coisas que quebram o jejum, desde a alvorada até o pôr-do-sol, com a intenção de jejuar.

Se as condições de validade forem preenchidas o jejum será válido, com o sentido que tenha de cumpri-lo novamente.

Porém, a prática das coisas proibidas torna-o sem frutos nem recompensa. O Profeta (S) disse: "Quem não deixar o falso testemunho, a sua prática e a ignorância não há necessidade de se abster da comida e da bebida." (Compilado pelo Bukhári).

Com base nisso, o seu jejum é válido, porém sem fruto nem recompensa. Você deve permanecer jejuando e apressar-se em pedir perdão e afastar-se desse emprego para que atinja o seu objetivo, aproveitando da recompensa pelo seu ritual.

E Allah tem mais conhecimento.


4 – Deve jejuar quem tem um só rim?

Pergunta: Tenho um só rim e jejuo. Será que há perigo nisso?

Resposta:

Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça estejam com o Rassulullah.

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,430,469 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3