Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » O Significado da Fé
Tamanho da Fonte
O Significado da Fé
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA FÉ

A Diferença que a Profissão de Fé Faz

Irmãos! Vocês se tornaram muçulmanos pronunciando algumas palavras chamadas de Profissão de Fé

La ilaha lla lah Muhammadan rassulul lah. (Não há outra divindade além de Deus; Mohammad é o Mensageiro de Deus).

Ao pronunciar estas palavras, supõe-se que um homem tenha mudado radicalmente. Ele era um descrente, agora é um muçul-mano; era impuro, agora é puro. Merecia o desagrado de Deus; agora ele merece ser amado por Ele. Ia para o Inferno; agora os portões do Céu estão abertos para ele.

A um nível mais concreto, na vida social, esta profissão de fé se torna a base para se distinguir um homem de outro. Aqueles que a pronunciam constituem a umma (comunidade), enquanto que os que a rejeitam, formam uma outra. Se um pai a pronunciar, mas seu filho se recusa a fazê-lo, o pai não é mais o mesmo pai, nem o filho o mesmo filho. O filho não herdará nada de seu pai, e a mãe e as irmãs podem inclusive renegá-lo. Por outro lado, se algum estranho pronunciar a profissão de fé e se casar com alguém de uma família muçulmana, ele e seus filhos se tornam elegíveis como herdeiros.

A força da profissão de fé é, portanto, tal que assume prioridade acima de vínculos consanguíneos; pode unir estranhos em uma comunidade; e pode segregar uns membros de uma família dos demais.

É Suficiente a Mera Pronuncia?

Por que é que a profissão de fé faz tanta diferença e distingue de tal modo um homem de outro? O que há de tão especial nela? Afinal, ela só contém algumas letras como "L", "A", "I", "M", "R" "S". O juntá-las e pronunciá-las proporciona, de alguma forma, o poder para exercer uma magia tão forte a ponto de modificar radicalmente um homem? Pode o dizer-se algumas palavras criar uma diferença tão grande?

Irmãos! Um pouco de raciocínio mostrará a vocês prontamente que o simples abrir de suas bocas e pronunciar algumas sílabas jamais poderá ter tal impacto. Os adoradores de ídolos sem dúvida acreditam que recitando alguma fórmula de palavras sagradas é possível mover montanhas, abrir fendas na terra fazendo surgir fontes de dentro das fendas, mesmo sem saber o significado das palavras. Isto por que eles atribuem poderes sobrenaturais às letras, e acreditam ser necessário apenas pronunciá-las para fazer funcionar seus poderes.

Não é assim no Islam. A eficiência das palavras reside no significado delas. Se elas não penetram profundamente nos seus corações e não tem um impacto suficientemente poderoso para efectuar uma mudança nos seus pensamentos, na sua moralidade e nos seus actos, então a mera recitação não tem sentido nem eficácia.

Um simples exemplo poderá esclarecer esta colocação. Suponha que você esteja em lugar onde está fazendo muito frio e você começa a gritar: "Cobertor! Cobertor!" O efeito do frio não será nem um pouco menor mesmo que repita essas palavras a noite inteira um milhão de vezes e repasse as contas de um rosário. Mas se preparar um cobertor e se cobrir com ele, então o frio vai passar. Ou suponha que você esteja com sede e por isso passe o dia inteiro gritando: "água, água"; sua sede não será satisfeita. O que você realmente precisa é de um pouco de água que possa tomar. Ou, por outro lado, suponha que está com gripe e febre e resolve que a melhor solução é cantarolar o nome dos medicamentos que se usam para curar tais doenças. Você não irá melhorar; mas se realmente tomar tais remédios, a gripe e a febre desaparecerão, inchá Allah.

É esta exactamente a situação da profissão de fé. A mera recitação de seis ou sete palavras não pode, concebivelmente, transformar um descrente num muçulmano, ou uma pessoa impura numa pessoa pura, ou uma pessoa amaldiçoada em uma pessoa abençoada, nem pode mandar um homem para o Paraíso invés do Inferno. Essa transformação é possível somente depois de vocês terem compreendido o significado dessas palavras e feito esse significado penetrar seus corações e mudar suas vidas.

Assim sendo, quando vocês recitarem essas palavras, devem estar conscientizados de quão importante compromisso estão assumindo com seu Deus, com todo o mundo por testemunha, e quão grande responsabilidade está assumindo como consequência desse compromisso. Uma vez que esta afirmação tenha sido feita conscientemente, a profissão de fé deve penetrar todos os seus pensamentos e reinar esclusivamente em todas as suas vidas: nenhuma ideia contrária deverá tomar parte dos suas mentes. O que quer que se oponha à profissão de fé deve ser considerado falso, sendo verdadeira somente a profissão de fé. Após asseverar esta profissão de fé, não resta a vocês liberdade, como aos incrédulos, de fazer o que bem entendem. Vocês tem que seguir o que ela prescreve e renunciar ao que ela proíbe.

Se pronunciarem a profissão de fé desse modo, somente então
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,951 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3