Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Um Dia e Uma Noite no Ramadã
Tamanho da Fonte
Um Dia e Uma Noite no Ramadã
Descrição: Um dia típico na vida de um muçulmano no Ramadã.
Por M. Abdulsalam (IslamReligion.com)
Publicado em 04 Jan 2009 - Última modificação em 23 Aug 2009

Visualizado: 1817 (média diária: 3) - Classificação: 4 de 5 - Classificado por: 1
Impresso: 161 - Enviado por email: 1 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Adoração e Prática > Os Cinco Pilares do Islã e Outros Atos de Adoração

O Ramadã é um mês muito especial para os muçulmanos, e nele os muçulmanos em todo o mundo realizam vários tipos de adoração, dos quais o mais importante é o jejum.  Esse jejum de Ramadã é um dos cinco pilares do Islã, obrigatório para todos os adolescentes e adultos que estiverem em condições de fazê-lo.  O Ramadã também é um mês no qual a primeira revelação veio ao Profeta Muhammad e, portanto, é chamado o “Mês do Alcorão”.  Durante esse mês, existe uma mudança perceptível nas vidas das pessoas e nas sociedades.  Esse artigo descreverá um dia típico de um muçulmano durante esse mês de perdão.

Uma Refeição Antecipada

“Façam uma refeição antes da alvorada, porque nela existem bênçãos.” (Saheeh Al-Bukhari)

Embora não seja obrigatório, as famílias muçulmanas acordam bem cedo no Ramadã, antes dos primeiros traços de luz, e compartilham uma refeição leve implementando esse ensinamento do Profeta.  Geralmente o dia de um muçulmano começa com a oração da alvorada realizada quando os primeiros traços de luz aparecem no céu, mas como esse é o horário de começar a jejuar se abstendo de comida ou bebida, o Profeta, que Deus o exalte, encorajou os muçulmanos a levantarem antes desse horário e compartilharem uma refeição.

A partir disso fica óbvio que o ponto em jejuar não é sentir fome ao longo do dia mas, ao contrário, mudar o estilo de vida de modo a estar mais inclinado à adoração de Allah, um fato que ficará bem claro.  Aquele que freqüentemente perde o horário da oração da alvorada, a mais difícil de executar das cinco orações devido ao seu horário, nesse mês abençoado levanta cedo para compartilhar da refeição.  Assim essa pessoa se acostuma a acordar cedo, o que a ajudará a realizar a oração da alvorada pelo resto do ano.

A mais amada das orações voluntárias é chamada “Qiyaam-ul-Layl”, ou a oração do meio da noite.  Essa oração é realizada antes da oração da alvorada de forma individual.  Ela é tão amada que é geralmente apelidada de “a Oração dos Virtuosos”, uma oração realizada pelos devotos quando a maioria das pessoas continua dormindo.  Deus descreveu essa oração no Alcorão, dizendo:

“Seus lados se afastam de (seus) leitos, suplicando ao seu Senhor com temor e esperança...” (Alcorão 32:16)

Acordar nas primeiras horas antes da alvorada para fazer uma refeição também encoraja os crentes a realizarem essa oração abençoada, o que de outra forma seria uma tarefa árdua para alguns.

Essa refeição antes da alvorada deve ser feita próximo da alvorada, e assim as pessoas continuam a comer até que ouçam o muezzin, ou chamador da oração, fazer o azaan na mesquita local, sinalizando que os primeiros traços de luz apareceram.  Assim, os muçulmanos terminam sua refeição e se preparam para comparecer à oração congregacional em sua mesquita local, feita cinco vezes ao dia ao longo do ano.

O Mês do Alcorão

Após comparecer à oração da alvorada, muitos muçulmanos escolhem sentar na mesquita por um tempo e recitar uma parte selecionada do Alcorão.  A recitação do Alcorão é recomendada em todos os momentos e devido a isso a fé no Islã aumenta:

“Os verdadeiros crentes são aqueles que, quando Allah é mencionado, seus corações estremecem, e quando Seus versículos são recitados, eles (os versículos) aumentam sua Fé; e eles confiam em seu Senhor (somente).” (Alcorão 8:2)



Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,647 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3