Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » Quem são os Muçulmanos?
Tamanho da Fonte
Quem são os Muçulmanos?
SOMOS VERDADEIROS MUÇULMANOS?

Irmãos no Islam! Quem são os verdadeiros muçulmanos? Vejamos o que Deus e o seu Mensageiro tem para nos dizer sobre as vidas e corações deles:

"Que não possui parceiro algum. Tal me tem sido ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos. Dize ainda: Como poderia eu adorar outro senhor que não fosse Deus, uma vez que Ele é o Senhor de todas as coisas? Nenhuma alma receberá outra recompensa que não for a merecida, e nenhum pecador arcará com culpas alheias. Então, retornareis ao vosso Senhor, o Qual vos inteirará de vossas divergências." (6ª:163/4)

O mesmo tema é esclarecido pelo Profeta, (SAAS):

"Aquele que ama pelo bem de Deus somente e odeia somente pela causa de Deus; e tudo aquilo que dá, o faz em nome de Deus somente, e o que retém, só retém pelo bem de Deus – aquele, de fato, tem uma fé perfeita." (Abu Daoud)

O Alcorão deixa claro aquilo que Deus quer de vocês. Vocês devem dedicar-se inteiramente ao serviço de Deus, devem viver somente para Ele, e morrer somente por Ele. Vocês, como o mundo ao redor, pertencem totalmente a Deus; não deixem que qualquer outro tenha parte daquilo que pertence a Deus. O que quer dizer que não devem servir a ninguém além d'Ele, nem vi-ver nem morrer por qualquer um que não seja Ele.

O Profeta, (SAAS), explica o que foi dito pelo Alcorão. Para ser um autêntico crente, tanto o seu amor quanto a sua inimizade por todas as coisas, todos os seus afectos, as relações e transacções de toda a vida, só devem ter um único propósito: o de merecer as graças de Deus. Sem isto, a própria fé de vocês não será completa; a possibilidade de alcançarem um nível mais elevado aos olhos de Deus deixa de ser possível. Quanto maior a deficiência nesse sentido, tanto mais defeituosa é a fé.

Algumas pessoas pensam que essas qualidades são necessárias tão somente para alçar-se aos níveis espirituais mais elevados, que não são essenciais nem à fé nem ao Islam. Em ou-ras palavras, que mesmo sem tais qualidades, uma pessoa pode ser um bom e crente muçulmano. Essa noção equivoca surgiu porque as pessoas em geral não distinguem entre o Islam legal e o Islam verdadeiro, o qual é o único a ser verdadeiramente autêntico aos olhos de Deus.

Dois Tipos de Islam

Islam Legal

No Islam legal, aquele com base no qual os juristas e o Estado devem tomar as suas decisões, não se leva em conta nada daquilo que se passa nos corações ou nas mentes de vocês, nem é possível fazê-lo. As suas afirmações verbais e os sinais mínimos que devem reflecti-las, são aceitos como provas suficientes do seu Islam. Qualquer um que afirme pela própria boca sua crença em Deus, no Mensageiro, no Alcorão, na Outra Vida e em ou-tros artigos de Fé, e que também cumpre as condições mínimas necessárias para comprovar sua afirmação, é considerado integrante da comunidade muçulmana e todas as transacções com ele devem ser conduzidas como se deve conduzi-las com um muçulmano.

Esta definição proporciona a base legal e cultural em que se baseia a comunidade muçulmana. Seu propósito não é outro além de tornar possível que todos aqueles que entram para a comunidade muçulmana sejam reconhecidos como muçulmanos: pois nenhuma dessas pessoas pode ser chamada de káfir; cada uma delas deve possuir os mesmos direitos mútuos legais, morais e sociais; eles devem ter direito de casar com outros muçul-manos; devem ter direito de receber a parte deles nas heranças; e todas as demais relações civis devem ser estabelecidas com eles.

O Verdadeiro Islam

No entanto, na Outra Vida, vocês não poderão ser considerados como muçulmanos e como crentes a partir dessa afirmação legal, nem Deus os aceitará entre os Seus servos escolhidos com base nela. O que contará nessa ocasião será a de possuírem a fé nos seus corações, e que tenham submetido de bom grado e vontade as suas vidas a Deus. O que quer que seja afirmado verbalmente, se destina aos tribunais dos homens comuns e à sociedade muçulmana. Pois estes só podem ver o exterior, mas Deus vê bem no fundo dos corações e conhece precisamente o grau de Iman de vocês.

Com irá Ele julgar um homem? Deus verificará primeiro se este viveu e morreu somente em nome d'Ele, se as suas lealdades para com Ele foram superiores a quaisquer outras lealdades, se sua obediência e o seu serviço, na verdade, toda a sua vida, foram dedicados somente a Ele. Se eles foram exclusivamente para Deus, então ele será considerado um crente muçulmano, mas se foram voltados a qualquer outro, ele não será considerado nem como um crente nem como um muçulmano. Qualquer um que esteja aquém desse critério, faltará a ele, em igual proporção, tanto Iman quanto Islam, independente da importância que o mundo lhe tenha conferido, como muçulmano, ou de quão elevadas tenham sido as posições por ele ocupadas. A Deus
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,667 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3