Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » Porque obedecer a Deus?
Tamanho da Fonte
Porque obedecer a Deus?
PORQUE OBEDECER DEUS?

Irmãos no Islam! Eu tenho frisado frequentemente que "Islam" significa submissão total a Deus e ao Mensageiro, e que ninguém pode se tornar verdadeiramente muçulmano a não ser que deixe de obedecer a qualquer um ou qualquer coisa que não a Deus.

Mas, porque tanta ênfase sobre a obediência a Deus e ao Seu Mensageiro? Vocês podem perguntar: Será que Deus necessita da nossa obediência a tal ponto que Ele precise exigi-la de nós com tanta insistência? Será ele também, igual a todos os gover-nantes deste mundo, tão sedento de poder que Ele precise insistir em que Seu domínio não pode subsistir sem nossa submissão?

Vamos tentar examinar estas questões.

Nosso Bem-Estar

Essencialmente, a exigência da obediência a Deus tem o propósito de promover o bem-estar e o desenvolvimento do próprio ser humano. Ele não é igual aos governantes do mundo. Eles subjugam os povos em seu próprio benefício, enquanto que Deus não precisa de nada de ninguém. Ele não precisa receber impostos nem precisa Ele construir mansões, comprar automóveis e acumular artigos de luxo às custas de vocês. Ele não depende de ninguém para nada. Pois que tudo o que existe no mundo pertence a Ele, e somente Ele é Senhor de todos os tesouros.

Ele exige obediência de vocês unicamente porque Ele não quer que o homem – a criação d'Ele, que Ele declarou ser a mais nobre das criaturas – seja servo de outro homem igual ele ou do Diabo, ou curve sua fronte diante de coisas vãs. Ele não deseja que Seus legatários sobre a terra tateiem na escuridão da ignorância e, como animais, se tornem escravos dos seus desejos para assim se degradarem ao nível mais baixo do que é inferior. Por isso tudo, é que Ele insiste com vocês: Obedeçam-Me e caminham à luz que Eu enviei através dos Meus mensageiros. Assim vocês encontrarão o caminho certo. E caminhando por ele merecerão a dignidade tanto neste mundo como na Outra Vida.

"Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Onividente, Sapientíssimo. Deus é o Protetor dos crentes; é Quem os retira das trevas e os transporta para a luz; ao contrário, os incrédulos, cujos protetores são os sedutores, que os arrastam da luz, levando-os para as trevas, serão condenados ao Inferno onde permanecerão eternamente." (2ª:256/7)

A Obediência a Outros que não Deus

Por que o homem estará se lançando nas trevas por obedecer a ordens de outros que não Deus, e por que será que só obedecendo a Deus é que sua vida será iluminada? Examinemos de perto esta importante questão.

Nossas vidas são constituídas de inúmeras relações e transacções. O nosso primeiro relacionamento é com o nosso corpo: estas mãos, esses pés, olhos ouvidos, esta língua, coração, mente, estômago – todos esses orgãos foram confiados a vocês por Deus para servi-los. A vocês também foi dado o livre arbítrio para decidir com que fim e modo utilizá-los.

O que colocar nos seus estômagos, e o que evitar. O fazer com as suas mãos, e de que afastá-las. Onde deixar seus pés andar, e onde não deixá-los andar. O que permitir seus olhos verem e seus ouvidos escutarem, e o que evitar. O que permitir a suas línguas dizerem, e quando fazê-las calar. Que espécie de pensamentos levar a seus corações e mentes para reflectirem, e quais rejeitar. Estes seus servos podem lhes prestar serviços bons e maus, como vocês preferirem. E também, poderão fazê-los alçarem-se a grandes alturas ou lançarem-se em profundezas abismais.

Vocês também têm relacionamentos com os membros das suas famílias – pais, mães, irmãs, irmãos, esposas, filhos – e ou-tros parentes com os quais têm que se relacionar continuamente. Têm que decidir como se comportar com essas pessoas, que direitos têm sobre elas, e que direitos elas têm sobre vocês. Seu conforto, felicidade e êxito neste mundo, bem como na Outra Vida, dependem sobremaneira da correcção com que se comportem com elas. Se seu comportamento for errado, transformarão este mundo num Inferno para vocês mesmos. E na Outra Vida, também terão que responder por isso a Deus.

Vocês têm relação com muita gente. Com seus vizinhos, amigos e inimigos. Há também muitos que trabalham para vocês de diversas maneiras. A alguns têm que dar alguma coisa e de ou-tros têm que receber alguma coisa. Alguns confiam seus traba-lhos a vocês enquanto que vocês confiam o seu trabalho a ou-tros. Mandam em algumas pessoas e outras mandam em vocês. Neste mundo, felicidade, honra e bom nome – dependem inteiramente da habilidade de vocês manterem esses relacionamentos adequadamente.

Também na Outra Vida vocês só poderão almejar lugares de honra próximo a Deus se evitarem escrupulosamente abusar dos direitos
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,691 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3