Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » As Bençãos da Oração
Tamanho da Fonte
As Bençãos da Oração
Significado E Bênçãos da Oração

Irmãos no Islam! O acto básico e mais importante de adoração dentre os que Deus nos ensinou a praticar é o de Salat, ou a oração. Ele nos prepara a adorá-Lo durante as nossas vidas inteiras - propósito para o qual Ele nos criou.

Ponderem cuidadosamente a razão de sua importância, e analisem qual o seu verdadeiro sentido e significado.

Recordação de Deus

A oração é um ato de adoração. Devemos, portanto, inicialmente recapitular o significado de adoração.

Adoração significa reverenciar, servir e obedecer a Deus por toda a nossa vida. Tendo nascido como servos de Deus, nós não podemos deixar de servi-Lo seja a que tempo for ou quais sejam as circunstâncias, e mesmo assim permanecermos Seus servos como Deus quis que fossemos quando Ele nos criou. Assim como vocês não podem dizer que são criaturas de Deus só por um determinado tempo, também não podem dizer que passarão uma certa parte do seu tempo a adorá-Lo e farão o que quiserem de resto. Vocês nasceram para adorá-Lo. As suas vidas inteiras devem portanto ser passadas em 'Ibáda, ao que vocês não devem negligenciar nem por um momento.

É precisamente por esta razão que a adoração não exige renúncia das actividades do dia-a dia em troca de sentar-se em algum canto para cantarolar o nome de Deus. Adoração quer dizer que o que quer que façam neste mundo, deve ser feito de acordo com a orientação de Deus. Estejam dormindo, acordados, comendo, bebendo ou trabalhando – na realidade, qualquer coisa que façam –, estarão adorando a Deus se estiverem fazendo estas coisas em obediência a Ele.

Quando estão em casa com suas esposas e filhos, irmãos e parentes, comportem-se com eles exactamente como Deus determinou. Quando conversam com seus amigos e se divertem, permaneçam conscientes de que são servos de Deus. Quando saem para o trabalho e se relacionam com outras pessoas, tenham os mandamentos de Deus em mente para saber qual o comportamento que é correcto e legítimo e qual não o é.

Quando em plena escuridão da noite sentirem que são capa-zes de cometer um pecado que mais ninguém no mundo poderá ver, é justamente a hora para lembrarem-se que Deus os está vendo e que é Ele, e não os seus semelhantes humanos, quem devem ser temidos. Quando se encontram em um lugar onde podem cometer um crime sem temer a polícia ou quaisquer testemunhas, é justamente a hora para novamente se lembrarem que Deus vê tudo e evitarem de fazer qualquer coisa para obter algum ganho transitório que O desagradaria. E quando seguir o caminho da verdade e da honestidade lhes cause perdas materiais ou de outro modo os põe em desvantagem, aceite o fato sem reclamar, satisfeitos por saber que estão agradando a Ele por obedecê-Lo, e de que aquilo que ganharão d'Ele sobrepujará de muito qualquer prejuízo terreno e temporário.

Abandonar o mundo e sentar em lugares isolados dedilhando contas de terço não é, portanto, adoração. Adoração é estar envolvido com as actividades diárias e ainda assim seguir o cami-nho de Deus. O que é que lembrar-se (zikr) significa? Não é cantarolar "Deus, Deus"! A verdadeira lembrança de Deus consiste em trazer na mente o nome e a vontade de Deus quando estão envolvidos nas actividades seculares diárias. Estar envolvido em actividades que poderiam fazê-los esquecer de Deus e no entanto, não esquecê-Lo, é na verdade uma maneira de lembrar-se d'Ele. Nesta vida, quando nos espreitam todo tipo de oportunidades de desobedecê-Lo e nos assolam as tentações para obter grandes lucros, vocês devem lembrar-se infalivelmente de Deus e manterem-se firmes no cumprimento de Sua lei. Esta é a verdadeira lembrança de Deus. Esta é a lembrança a que se refere o Alcorão da seguinte maneira:

"Uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e buscai as graças de Deus, e mencionai muito Deus para que prospereis." (62:10)

As Bençãos da Oração

Tenham em mente abrangente definição de 'Ibáda e vejam como a oração nos ajuda a compreender as qualidades que são necessárias para viver em tal 'Ibáda, e que bençãos que nos confere.

Recordação Constante

É necessário, primeiro, estarmos constantemente conscientes de que somos servos de Deus, de que todos os momentos de nossas vidas devem ser dedicados à adoração e obediência d'Ele.

Cultivar e manter viva esta consciência não é uma tarefa fácil, porque existe um Diabo dentro de vocês cuja voz lhes diz persistentemente: "Siga-me pois grandes vantagens o esperam". Da mesma maneira, há uma multidão de diabos fora de vocês e que, sob vários disfarces, persistem em atiçá-los: "Sigam-nos pois senão ficareis em maus lençóis". O encanto lançado por esses diabos e suas tentações não
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,803 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3