Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » O que dizemos na Oração
Tamanho da Fonte
O que dizemos na Oração
O QUE DIZEMOS NA ORAÇÃO

Irmãos no Islam! A oração nos prepara para a 'Ibáda, para servir e obedecer a Deus. Mesmo que vocês não compreendam o significado completo das palavras que recitam, isto lhes ajuda a manter vivos em seus corações o temor a Deus e a consciência de que Ele está com vocês em todo lugar e que Ele os está protegendo; isto ajuda a lembrar-lhes, também, que um dia vocês, junto com toda a humanidade, terão que comparecer perante Deus para prestar contas de suas vidas. A oração mantém sempre renovada a consciência de que vocês são servos de Deus, e tão somente de Deus, e de que é somente a Deus que devem obediência e adoração.

É desnecessário ressaltar que esta fé é tanto mais profunda quando vocês conhecem integralmente o sentido das palavras que estão recitando na oração. Então, o poder da oração é capaz de reformular suas vidas completamente – em pensamentos, em palavras e em acção.

É, portanto, importante saber o significado que vocês dizem nas suas orações.

Azan (o chamado) e Seus Efeitos

Vejamos primeiro o Azan, com o qual vocês são convocados cinco vezes por dia com as seguintes palavras:

Allahu akbar, Allahu akbar

Deus é Maior, Deus é Maior.

Ach-hadu an la ilaha illal-lah

Presto testemunho de que não há outra divindade além de Deus.

Ach-hadu anna Muhamadan Rassulul-lah

Presto testemunho de que Mohammad é o Mensageiro de Deus.

Haiya Alas salat

Vinde à oração.

Haiya Alal falah

Vinde para a salvação.

Allahu akbar, Allahu akbar

Deus é Maior, Deus é Maior.

La ilaha illal-lah

Não há outra divindade além de Deus.

Como é forte o chamamento e como são bonitas as palavras! Elas nos lembram constante e energicamente como são falsas as alegações de grandeza feitas por outros seres. Na terra e nos céus só há um ser digno de adoração. E somente no culto a Ele reside a nossa salvação neste mundo e no outro. Quem pode deixar de se comover ao ouvir essa voz? Como pode alguém que tenha fé no coração, ouvir um chamamento tão poderoso sem querer correr e curvar-se diante do seu Senhor?

Wudú (Ablução)

Ao ouvir o chamado de Azan, vocês se levantam e vão se lavar. O que isto demonstra? Os faz compreender que apresentar-se para uma audiência com o Senhor do Universo é muito diferente de tudo o mais que praticam. A não ser que estejam limpos, de roupas limpas, tenham feito a ablução, não serão dignos de se apresentarem a Ele. Por isso, durante as abluções, ao lavarem os seus membros, vocês recordam constantemente de Deus. Após terminá-las, vocês recitam a prece ensinada pelo mensageiro de Deus (SAAS) Assim, não somente os seus membros mas também os seus corações são lavados. Vejam as palavras dessa oração:

Ach-hadu an lá ilaha illa-lah wahdahu la charika lah, wa ach-hadu anna Muhamadan 'abduhu wa rassuluh

Presto testemunho de que não há outra divindade além de Deus, único, sem parceiros, e presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro.

Allahumma ij'alni minat tauwabina wa ij'alni minal mutah-harin.

Ó Deus, faze de mim um daqueles que se arrependem e me mantem puro.

Niya (Intenção)

Depois disso, vocês se põem para praticar a oração. Seus rostos estão voltados para a quibla (Makka). As primeiras palavras que pronunciam são:

Allahu akbar
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,669 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3