Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » A Oração perdeu o poder?
Tamanho da Fonte
A Oração perdeu o poder?
TERÁ A ORAÇÃO PERDIDO SEU PODER?

Irmãos no Islam! Sem dúvida vocês devem frequentemente perguntar-se: Porque é que a oração, boa e benéfica que é, parece não fazer nenhuma diferença nas nossas vidas? Porque é que ela nem melhora a nossa moralidade, nem nos transforma em uma força dedicada a Deus? Porque é que continuamos a viver infelizes e subjugados?

A resposta normal será de que vocês não estão fazendo regularmente as orações ou não da maneira estabelecida por Deus e pelo Mensageiro. Tal resposta poderá não satisfazer vocês. Por isso, eu vou tentar explicar o assunto mais detalhadamente.

A Parábola do Relógio

Olhem para o relógio que está ali na parede: há nele uma grande quantidade de peças, ligadas umas às outras. Quando vocês lhe dão corda, todas as peças começam a trabalhar e ao fazerem isso, o resultado aparece no mostrador externo que vocês estão vendo. Ambos os ponteiros se movem para marcar a passagem de cada segundo e cada minuto. Todas as peças que são necessárias para esse fim, foram ajustadas para trabalharem em conjunto e o sistema de corda foi projectado para acioná-las da maneira necessária. Só quando essas peças forem montadas correctamente e a corda for dada no relógio como deve ser feito, poderá este cumprir a finalidade para a qual foi fabricado.

Se vocês não lhe derem corda, ele não mostrará a hora. Se vocês lhe derem corda mas não como mandam as instruções, ele vai parar, ou, mesmo que funcione, não apresentará a hora certa. Se vocês tirarem algumas das peças dele e depois lhe derem corda, nada acontecerá. Se vocês substituírem algumas de suas peças com peças de máquina de costura e então lhe derem corda, ele nem lhes mostrará a hora certa, nem irá costurar. Se vocês mantiverem todas as suas peças dentro da sua caixa mas desligadas uma da outra, então nenhuma delas irá se mover mesmo depois de lhe darem corda. A simples presença das peças não servirá à finalidade para a qual o relógio foi projectado, porque vocês terão desmantelado a montagem assim como as ligações delas.

Em todas essas situações, tanto a existência do relógio quanto o dar-lhe corda, tornam-se inúteis, apesar de um observador a distância não poder dizer que não se trata de um relógio ou de que vocês não estão lhe dando corda. Ele certamente achará que é um relógio e que deve ser útil como tal. Do mesmo modo, quando ele observar de longe, vocês dando corda, ele achará que se trata de um esforço real de sua parte em fazê-lo, e esperará verificar o resultado que é produzido por tal esforço. Mas como poderá ser atendida essa expectativa quando o que parece ser um relógio de longe, perdeu sua "condição de ser"?

Objetivo da Comunidade Muçulmana

Pense no Islam como num relógio. Do mesmo modo como a finalidade do relógio é a de mostrar a hora certa, a meta do Islam é que vocês vivam neste mundo como legatários de Deus, como testemunhas de Deus para a humanidade e como expoentes da verdade. Vocês mesmos devem obedecer os mandamentos de Deus e converter todas as outras pessoas a Ele:

"Sois o melhor nação que jamais surgiu para a humanidade, porque praticais o bem e proibis o ilícito, e credes em Deus." (3ª:110)

"E desse modo, ó muçulmano. Fizemos de vós uma nação justiceira, para que sejais árbitros da humanidade ..." (2ª:143)

"Deus prometeu, àqueles dentre vós que crêem e praticam o bem, fazê-los herdeiros da terra." (24ª:55)

"Combatei-os até terminar a intriga, e prevalecer totalmente a religião de Deus." (8ª:39)

A Integridade dos Ensinamentos Islâmicos

Para cumprir esse propósito, as várias peças que eram necessárias assim como as de relógio, foram dispostas juntas no Islam. Crenças e princípios de moralidade; regras de conduta quotidiana; os direitos de Deus, dos Seus servos, do próprio indivíduo, de tudo que vocês encontram no mundo; leis para a guerra e para a paz; princípios de governo de obediência a ele, - todas essas coisas são peças do Islam. Como num relógio, elas estão ligadas umas às outras de tal maneira que assim que se lhes dê corda, elas começam a funcionar e, com seu movimento, obtêm-se o resultado desejado. O predomínio da lei de Deus no mundo, a dominação do Islam, começam a se manifestar tal como o relógio nos mostra a hora certa, com o movimento de suas peças,.

Para o fim de ligar entre as diferentes peças do relógio, usaram-se parafusos e pequenas partes de metal. Do mesmo modo, para ligar as partes do Islam umas às outras, existe uma entidade chamada a Jama'a, ou organização. Os muçulmanos devem se organizar, e ter líderes habilitados pelo conhecimento adequado e dotados de tacwa; os cérebros devem ajudá-los e os membros devem obedecer-lhes, na medida que eles se esforcem em viver de acordo com Deus.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,428,000 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3