Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » A Crença do Muçulmano » Anjos (parte 3 de 3): Guardados por Anjos
Tamanho da Fonte
Anjos (parte 3 de 3): Guardados por Anjos

Descrição: As conexões entre anjos e a humanidade.
Por Aisha Stacey (© 2012 IslamReligion.com)
Publicado em 12 Mar 2012 - Última modificação em 12 Mar 2012

Visualizado: 74 (média diária: 4) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 4 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Crenças do Islã > Os Seis Pilares da Fé e Outras Crenças Islâmicas

Os muçulmanos crêem que os anjos desempenham um papel ativo nas vidas dos seres humanos.  Começa logo após a concepção e continua até o momento da morte.  Os anjos e seres humanos até interagem na vida eterna.  Os anjos introduzem as pessoas no Paraíso e guardam os portões do Inferno.  A crença nos anjos é uma das crenças básicas do Islã.

Das tradições do profeta Muhammad entendemos que poucos meses após a concepção a vida é soprada no embrião pela permissão de Deus.  Um anjo então registra a resposta a quatro perguntas no livro de ações desse ser humano.  Será homem ou mulher?  Será feliz ou triste?  Quanto tempo viverá e essa pessoa realizará boas ou más ações?[1]

Existem anjos responsáveis por guardarem as pessoas enquanto elas viverem.

“Cada (de tais pessoas) tem (anjos) protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus.” (Alcorão 13:11)

Para cada pessoa foram designados dois anjos anotadores.  Esses anjos têm escribas honoráveis e seus deveres são registrar todas as boas e más ações.

“. . . Ele é o Soberano absoluto dos Seus servos, e vos envia anjos da guarda. . .”    (Alcorão 6:61)

“Pensam, acaso, que não ouvimos os seus colóquios, nem a suas confidências? Sim! Porque os Nossos mensageiros, entre eles, os registram.” (Alcorão 43:80)

“Eis que dois (anjos da guarda), são apontados para anotarem (suas obras), um sentado à sua direita e o outro à esquerda. Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele esteja presente uma sentinela pronta (para a anotar).” (Alcorão 50:17-18)

“Porém, certamente, sobre vós há anjos da guarda, Generosos e anotadores.” (Alcorão 82:10-11)

Os anjos registram de uma maneira honorável e ainda assim estrita.  Nem uma única palavra é deixada sem registro.  Entretanto, como sempre, a misericórdia de Deus é evidente.  O profeta Muhammad, que Deus o louve, explicou que Deus definiu e forneceu detalhes sobre a metodologia de registro de boas e más ações.  “Quem tiver a intenção de fazer uma boa ação, mas não a fizer, é registrado como uma boa ação completa.  Se de fato executar a boa ação é registrada como dez boas ações ou até setecentas vezes ou mais.  Se uma pessoa tiver a intenção de cometer uma má ação, mas não a fizer, é registrado como uma boa ação; enquanto que, se pensar em fazer e efetivamente a agir de acordo com seu pensamento, é registrado como uma única má ação.”[2]

O renomado sábio muçulmano Ibn Kathir comentou sobre o Alcorão 13:10-11 dizendo: “Cada pessoa tem anjos que fazem turnos guardando-a dia e noite, que a protegem do mal e de acidentes, assim como outros anjos fazem turnos no registro de suas ações, boas ou más, dia e noite.”

“Dois anjos, à direita e à esquerda, registram seus atos.  O da direita registra as boas ações e o da esquerda registra as más ações.  Dois anjos a guardam e protegem, um atrás e outro na frente.  Então, existem quatro anjos de dia e outros quatro à noite.”

Além dos quatro anjos constantemente com cada ser humano, guardando e registrando, outros anjos visitam os seres humanos continuamente.  Em suas tradições o profeta Muhammad relembra seus seguidores de que são constantemente visitados por anjos.  Ele disse: “Os anjos vêm até vocês em sucessão de noite e de dia e todos juntos na hora das orações de Fajr (da alvorada) e de Asr (da tarde).  Aqueles que passaram a noite com vocês (ou ficaram com vocês) ascendem (para os céus) e Deus lhes pergunta, embora Ele saiba tudo sobre vocês: “Em que estado deixou meus servos?”  Os anjos respondem: “Quando os deixamos estavam orando e quando os alcançamos, estavam orando.”[3] Reúnem-se para testemunhar a oração e ouvir os versículos recitados do Alcorão.

Pode ser entendido, portanto, que os anjos estão muito envolvidos com a vida dos seres humanos e sua interação não termina quando o anjo da morte remove a alma, nem após os anjos questionaram a pessoa falecida em seu túmulo[4].   Os anjos são os guardiães do Paraíso.

“Em troca, os tementes serão conduzidos, em grupos, até ao Paraíso e, lá chegando, abrir-se-ão as suas portas e os seus guardiães lhes dirão: Que a paz esteja convosco! Quão excelente é o que fizestes! Adentrai, pois! Aqui permanecereis eternamente.”  (Alcorão 39:73)

“....e os anjos entrarão por todas as portas, saudando-os: Que a paz esteja convosco por vossa perseverança! Que magnífica é a última morada!” (Alcorão 13:23-24)

Os anjos são os guardiães do Inferno.

“E o que te fará compreender o que é o tártaro? Nada deixa perdurar e nada deixa a sós! Carbonizador dos humanos! Guardado por dezenove. E não designamos guardiães do fogo, senão os anjos, e não fixamos o seu número senão como prova para os incrédulos; para que os adeptos do Livro se convençam e para que os crentes aumentem em sua fé.” (Alcorão 74:27-31)

Deus criou os anjos da luz.  São incapazes de desobedecer a Deus e seguem Suas ordens sem vacilar ou hesitar. Os anjos adoram Deus.  É seu sustento. Essas criaturas nobres desempenham um papel significativo na vida dos seres humanos.  Guardam e protegem, registram e relatam e se reúnem com os seres humanos para lembrar de Deus.



Footnotes:

[1] Saheeh Al-Bukhari

[2] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

[3] Ibid.

[4] Ver parte 2

leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/2807/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,756 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3