Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Benefícios do Islam » Como o Islã Lida com a Tristeza e Preocupação (parte 4 de 4): Confiança
Tamanho da Fonte
Como o Islã Lida com a Tristeza e Preocupação (parte 4 de 4): Confiança
Descrição: E que os crentes confiem somente em Deus.
Por Aisha Stacey (© 2012 IslamReligion.com)
Publicado em 08 Oct 2012 - Última modificação em 08 Oct 2012

Visualizado: 228 (média diária: 4) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 6 - Enviado por email: 1 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Os Benefícios do Islã > Felicidade Verdadeira e Paz Interior

À medida que entramos no novo século, aqueles de nós que têm o privilégio de viver acima da linha da pobreza são confrontados com um conjunto único de desafios.  Temos comida suficiente para comer, abrigo dos elementos e a maioria de nós pode até se entregar a pequenos luxos.  Fisicamente temos tudo que precisamos, mas espiritualmente e emocionalmente estamos desamparados.  Nossas mentes estão cheias de tristeza e preocupação. Estresse e ansiedade crescem.  À medida que acumulamos bens, nos perguntamos por que não somos felizes. Quando embarcamos em mais um feriado sentimo-nos sozinhos e desesperados.

Uma vida distante de Deus é de fato uma vida triste.  Independente de quanto dinheiro acumulamos ou de quão grande é nossa casa, se Deus não é o centro de nossas vidas a felicidade nos deixará para sempre.  A verdadeira felicidade só pode ser encontrada quando ao menos tentamos cumprir nosso propósito na vida.  Os seres humanos existem para adorar Deus.  Deus nos quer felizes nessa vida e na Vida Eterna e nos deu a chave para verdadeira felicidade.  Não é um segredo ou mistério. Não é um enigma ou quebra-cabeças, e Islã.

“E não criei a Humanidade e os Jinns exceto para Me adorarem.” (Alcorão 51:56)

A religião do Islã explica claramente nosso propósito na vida e nos dá as diretrizes para fazermos nossa busca por felicidade mais fácil.  O Alcorão e as tradições autênticas do profeta Muhammad, que Deus o louve, são nossos livros de orientação para uma vida completamente livre de tristeza e preocupação.  Isso, entretanto, não significa que não seremos testados porque Deus afirma muito claramente no Alcorão que nos testará.  Nossas vidas serão repletas de situações que exigem de nós que busquemos a Deus e dependamos Dele. Deus nos promete que recompensará os pacientes, pede-nos para sermos gratos a Ele e nos diz que ama os que confiam Nele.

“... encomenda-te a Deus, porque Deus aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam.”  (Alcorão 3:159)

“Os verdadeiros crentes são aqueles que, quando Allah é mencionado, seus corações tremem de temor, e quando Seus versículos são recitados, eles (os versículos) aumentam sua Fé; e eles confiam em seu Senhor (somente).”  (Alcorão 8:2)

A vida é repleta de triunfos e tribulações.  Algumas vezes é um passeio na montanha russa.  Um dia nossa fé está alta e doce e no outro diminui e nos sentimos tristes e preocupados.  A maneira de amenizar nossa viagem é confiar que Deus sabe o que é melhor para nós.  Mesmo quando coisas aparentemente ruins acontecem, existe um propósito e sabedoria. Às vezes o propósito é conhecido somente por Deus, às vezes é óbvio.

Consequentemente, quando percebemos que não existe poder ou força exceto de Deus, podemos começar a relaxar. O profeta Muhammad, que Deus o louve, uma vez lembrou um de seus jovens companheiros que Deus é todo poderoso e nada acontece sem Sua permissão.

“Rapaz, atenha-se aos mandamentos de Deus e Ele o protegerá nessa vida e na próxima. Atenha-se aos mandamentos de Deus e Ele o ajudará. Quando pedir algo, peça a Deus e se buscar ajuda, busque de Deus. Saiba que se as pessoas se unirem para lhe dar algum benefício, só poderão beneficiá-lo com o que Deus registrou para você e se as pessoas se unirem para causar-lhe algum mal, só poderão prejudica-lo com o que Deus registrou para você.  As penas foram removidas e as páginas estão secas.”[1]

Quando estamos cientes do fato de que Deus tem controle sobre todas as coisas e quer que vivamos para sempre no Paraíso, podemos começar a deixar nossa tristeza e preocupação para trás.  Deus nos ama e quer o melhor para nós.  Deus nos deu orientação clara e Ele é o mais Misericordioso, o mais Perdoador. Se as coisas não saírem conforme nosso plano, se não vemos os benefícios dos desafios que enfrentamos na vida, pode tornar-se muito difícil não nos desesperarmos e sermos presas do estresse e ansiedade.  Nesse ponto, devemos aprender a confiar em Deus.

“Se Deus vos secundar, ninguém poderá vencer-vos; por outra, se Ele vos esquecer, quem, em vez d’Ele, vos ajudará? Que os crentes se encomendem a Deus!” (Alcorão 3:160)

“Dize: Ele é o meu Senhor! Não há mais divindade além d’Ele! A Ele me encomendo e a Ele será o meu retorno!” (Alcorão 13:30)

“Nós suportaremos as vossas injúrias, e que a Deus se encomendem os que n’Ele confiam!” (Alcorão 14:12)

Como crentes nossa confiança em Deus deve ser constante em todas as situações, boas, más, fáceis ou difíceis.  O que acontece nesse mundo é pela permissão de Deus.  Ele provê sustento e é capaz de retirá-lo. É o mestre da vida e da morte.  Deus determina se somos ricos ou pobres e se somos saudáveis ou doentes. Agradecemos a Deus por garantir-nos a capacidade de lutar e sair para adquirir o que é bom para nós. Qualquer que sejam nossas circunstâncias, precisamos agradecer e louvar a Deus por elas. Se for preciso devemos suportar nossas dificuldades com paciência e, acima de tudo, devemos amar e confiar em Deus.  Quando a vida se torna escura e difícil devemos amar mais a Deus; quando somos tomados pela tristeza e preocupação devemos confiar mais em Deus.



Footnotes:

[1] Ahmad & at-Tirmidhi

leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/3566/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,853 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3