Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » A Crença do Muçulmano » O Propósito da Criação (parte 1 de 3)
Tamanho da Fonte
O Propósito da Criação (parte 1 de 3)
Descrição: Uma introdução à pergunta mais intrigante da história humana, e uma discussão sobre as fontes que podem ser usadas para encontrar a resposta.  Parte 1: A fonte para a resposta.
Por Dr. Bilal Philips
Publicado em 12 Jan 2009 - Última modificação em 15 Mar 2009
Visualizado: 5200 (média diária: 3) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 321 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Crenças do Islã > O Propósito da Vida

Introdução

O propósito da criação é um tópico que intriga todo ser humano em algum ponto de sua vida.  Todos em algum momento se perguntam “Por que eu existo?”  ou, “Para qual propósito estou na terra?"

A variedade e complexidade dos intrincados sistemas que constituem a fábrica dos seres humanos e do mundo indica que deve ter havido um Ser Supremo que os criou.  O projeto indica um projetista.  Quando seres humanos encontram pegadas na praia, imediatamente concluem que um ser humano caminhou por ali anteriormente.  Ninguém imagina que as ondas do mar se fixaram na areia e produziram ao acaso uma depressão que se parece exatamente com pegadas humanas.  Nem os humanos concluem instintivamente que foram trazidos à existência sem um propósito.  Uma vez que uma ação com propósito é um produto natural da inteligência humana, os humanos concluem que o Ser Inteligente Supremo que os criou deve tê-lo feito para um propósito específico.   Portanto, os seres humanos precisam saber o propósito de sua existência para que suas vidas tenham sentido e para fazer o que, no final das contas, é benéfico para eles.

Através dos tempos, entretanto, têm havido uma minoria entre os humanos que nega a existência de Deus.   A matéria, em sua opinião, é eterna e a humanidade é simplesmente produto das combinações acidentais de seus elementos.  Conseqüentemente, para eles, a questão “Por que Deus criou o homem?” continua sem resposta.  De acordo com eles, simplesmente não existe propósito para a existência.   Entretanto, a vasta maioria da humanidade através dos tempos acreditou e continua a acreditar na existência de um Ser Supremo que criou esse mundo com um propósito.  Para eles era importante, e continua a ser, saber sobre o Criador e o propósito para o qual Ele criou os seres humanos.

A Resposta

Para responder à pergunta “Por que Deus criou o homem?” primeiro deve ser determinado de qual perspectiva a pergunta está sendo feita.  Do ponto de vista de Deus seria, “O que fez com que Deus criasse os seres humanos?” enquanto que do ponto de vista humano seria “Para qual propósito Deus criou os humanos?”  Ambos os pontos de vista representam aspectos da pergunta intrigante “Por que eu existo?”...ambos os aspectos da questão serão explorados com base em uma imagem clara pintada pela revelação divina. Esse não é um tópico para especulação humana, porque a conjectura humana não pode produzir a verdade completa nesse assunto.  Como os seres humanos podem deduzir de forma intelectual a realidade de sua existência quando eles mal compreendem como seus próprios cérebros ou sua entidade mais elevada, a mente, funciona?  Conseqüentemente, os muitos filósofos que especularam sobre essa questão através dos tempos vieram com inumeráveis respostas, todas baseadas em suposições que não podem ser provadas.  As perguntas sobre o tópico levaram muitos dos filósofos a alegarem que nós realmente não existimos e que o mundo todo é imaginário.  Por exemplo, o filósofo grego Platão (428-348 AC) argumentou que o mundo das coisas mutáveis do dia a dia, que o homem conhece através do uso de seus sentidos, não é a realidade primária, mas um mundo de aparências.  Muitos outros, como mencionado anteriormente, alegaram e continuam a alegar que não existe nenhum propósito para a criação dos humanos.  De acordo com eles, a existência humana é meramente um produto do acaso.  Não pode haver propósito se a vida evoluiu de matéria inanimada que se tornou animada por pura sorte. Os supostos ‘primos’ da humanidade, os macacos, não se preocupam com questões relacionadas à existência, e então por que os seres humanos deveriam se preocupar?

Embora a maioria das pessoas coloque a questão de por que fomos criados após uma breve reflexão ocasional, é extremamente importante para os seres humanos saberem a resposta.  Sem conhecimento da resposta correta, os seres humanos se tornam indistinguíveis dos outros animais ao seu redor. As necessidades e desejos do animal de se alimentar, beber e procriar automaticamente se tornam o propósito da existência humana, e o esforço humano então se foca nessa esfera limitada.  Quando a satisfação material se transforma no objetivo mais importante da vida, a existência humana se torna ainda mais degradada do que a do mais baixo dos animais.  Os seres humanos consistentemente farão mau uso da inteligência dada por Deus quando desconhecem o propósito de sua existência.  A mente humana degradada usa suas habilidades para criar drogas e bombas e se envolve em fornicação, pornografia, homossexualidade, adivinhação, suicídio, etc.  Sem conhecimento do propósito da vida, a existência humana perde todo o significado e é conseqüentemente desperdiçada, e a recompensa de uma vida eterna de felicidade na outra vida é completamente destruída.  Portanto, é de máxima importância que os seres humanos saibam a resposta à pergunta, “Por que estamos aqui?”

Os humanos se voltam a outros seres humanos em busca das respostas.  Entretanto, somente nos livros de revelação divina respostas claras e precisas a essas questões podem ser encontradas.  Foi necessário que Deus revelasse o propósito para o homem através de Seus profetas, porque os seres humanos são incapazes de chegar às respostas corretas sozinhos.  Todos os profetas de Deus ensinaram aos seus seguidores as respostas à pergunta “Por que Deus criou o homem?”

leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/194/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,687 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3