Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » História Islâmica » Ali, filho de Abu Talib (parte 1 de 2): Os Primeiros Anos
Tamanho da Fonte
Ali, filho de Abu Talib (parte 1 de 2): Os Primeiros Anos
Descrição: Como o quarto sucessor do Profeta Muhammad abraçou o Islã.
Por Aisha Stacey (© 2013 IslamReligion.com)
Publicado em 04 Mar 2013 - Última modificação em 04 Mar 2013
Visualizado: 147 (média diária: 8) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 6 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0


Ali “Ibn” (filho de) Abu Talib era o primo jovem do profeta Muhammad.  Essa criança, que admirava muito seu primo mais velho, cresceu e tornou-se um nobre guerreiro para o Islã, um juiz erudito, um exegeta notável do Alcorão e um líder virtuoso da nação muçulmana.

Ali nasceu em Meca por volta do ano 600 EC.  Seu pai era Abu Talib, o tio do profeta Muhammad e seu grande apoiador.  Quando Ali era criança uma grande fome devastou a área ao redor de Meca. Os alimentos eram escassos e muitas famílias não eram capazes de alimentar e vestir seus filhos.  Muhammad, que ainda não era um profeta, ofereceu-se para alimentar e cuidar de seu jovem primo.  Consequentemente, Ali foi educado por Muhammad e sua primeira esposa Khadija.  Ali amava seu primo mais velho e o seguia em todos os lugares, copiando as ações de Muhammad.  À medida que ficou mais velho, Ali também começou a imitar as maneiras nobres de Muhammad.[1]

Quando Ali tinha por volta de 10 anos de idade, Muhammad recebeu a primeira das revelações do Alcorão Sagrado de Deus, Todo Poderoso.  Ali estava com seu primo quando Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, revelou à sua família que tinha sido chamado para ser o mensageiro de Deus.  Diz-se que Ali testemunhou Muhammad e Khadija orando a Deus e que perguntou o que Muhammad tinha visto.  Assim que o profeta Muhammad explicou a mensagem do Islã a seu jovem primo, Ali a aceitou como a verdade.  Entretanto, antes que abraçasse o Islã pensou muito sobre qual seria a reação de seu pai.  Na manhã seguinte Ali testemunhou que não havia divindade merecedora de adoração exceto Allah e que Muhammad era Seu mensageiro.  Ali tem a honra de ser a primeira criança a aceitar o Islã.

Alguns sábios do Islã acreditam que Ali podia ter mais que 10 anos quando aceitou o Islã e, portanto, pode ser lido em vários textos que Ali foi o primeiro jovem a abraçar o Islã.  Entretanto, a idade de Ali não é de fundamental importância e o que conta e que era um jovem esperto e brilhante, ansioso para aprender e adorar Deus da maneira correta.  Muitos sábios destacam que Ali foi um dos muitos jovens homens e mulheres ao redor do profeta Muhammad que nunca havia sido iniciado em rituais idólatras dos árabes pré-islâmicos.  Ali nunca se prostrou para nada ou ninguém, exceto Deus.

Ali passou sua infância com Fátima, a filha mais jovem de Muhammad e Khadija. Alguns anos depois, quando a comunidade muçulmana tinha migrado de Meca para a cidade de Medina, Ali foi ao profeta Muhammad propor casamento com Fátima.

Ali, entretanto, estava incomodado com o fato de ser muito pobre e não ter nada de valor para presentear Fátima no noivado.  O profeta Muhammad lembrou a ele que tinha um escudo para vender.  Ali vendeu o escudo para Uthman ibn Affan e estava prestes a correr de volta excitadamente para o profeta quando Uthman o parou e devolveu seu escudo, oferecendo-o como presente de casamento para Ali e Fátima.   Acredita-se que Fátima e Ali estavam no meio da adolescência quando o próprio profeta realizou a cerimônia de casamento dos dois.

O menino que tinha seguido seu primo mais velho como uma sombra, tinha crescido e se tornado um jovem e nobre guerreiro.  Quando Deus revelou o versículo “E admoesta os teus parentes mais próximos, Ó Muhammad.” (Alcorão 26:214) o profeta Muhammad convidou todos os seus parentes para uma refeição. Depois que tinham comido, dirigiu-se a eles e perguntou quem de sua família se uniria a ele na causa de Deus? Ninguém teve coragem de responder, exceto um menino no início da adolescência.  Ali era o menino e manteve-se firme em face dos risos e escárnio e expressou seu desejo de ajudar o profeta Muhammad da forma que pudesse.  Nos tempos difíceis que se seguiram, Ali se manteve firme e demonstrou repetidamente sua coragem e amor por Deus e Seu mensageiro.

Quando os descrentes de Meca planejaram matar o profeta Muhammad, foi preciso que ele e Abu Bakr deixassem Meca durante a noite.  Enquanto caminhavam na noite do deserto, era o adolescente Ali que dormia na cama de Muhammad, sabendo que a qualquer minuto assassinos poderiam tentar matá-lo.  Ali sobreviveu à noite e nos dias seguintes devolveu os itens valiosos que tinham sido deixados em confiança com o profeta Muhammad aos seus legítimos donos.  O profeta Muhammad incluía seu jovem primo entre os seus companheiros mais valentes, confiáveis e virtuosos.  Logo depois, Ali se juntou ao seu amado primo em Medina.

O profeta Muhammad gostava tanto de seu jovem primo que o chamava por muitos nomes carinhosos e simpáticos.  O nome que Ali mais gostava era Abu Turab (pai da poeira).  Uma vez, quando Ali estava dormindo no pátio da mesquita, suas costas ficaram cobertas de poeira.  O profeta Muhammad aproximou-se dele, puxou-o pelos pés e limpou a poeira de suas costas, rindo e chamando-o de Abu Turab.  O profeta Muhammad também o chamava de Ali Haidara (o leão).  A jovem sombra do profeta Muhammad transformou-se em um guerreiro respeitado para o Islã.



Footnotes:

[1] Baseado no trabalho de Ibn Kathir, Biografias dos Califas Sabiamente Guiados.

leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/2304/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2018, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,887,576 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3