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As Maneiras
nele entalhes com o dizer: ‘Mohammad é o Mensageiro de Deus.” [Al Bukhari e Muslim.]
2. Abu Huraira (R) narrou: “O Profeta (S) proibia o uso de anéis de sinete feitos de ouro.” [Al Bukhari e Muslim.]
3. Abdullah Ibn Abbas narrou: “O Profeta (S) viu um homem usando um anel de sinete feito de ouro. (O Profeta) Tirou-o do dedo do homem, dizendo: ‘Será que um de vós iria pegar brasa viva com as mãos?’ Depois que o Mensageiro de Deus foi embora, alguém disse para o homem: ‘Pega o teu anel de sinete feito de ouro, e vê se tiras algum proveito dele’, ao que ele disse: ‘Não, por Deus, jamais o usarei, não depois que o Mensageiro de Deus o jogou fora.’” [Muslim.]
4. Foi relatado que Áli Ibn Abi Tálib (R) disse: “O Profeta (S) me proibiu de usar o meu anel neste dedo e no próximo a ele”, e apontou para o dedo médio e seu vizinho. [Muslim.]
Numa versão relatada na obra Al Nassá’i, Áli diz: “O Profeta (S) proibiu-me de usar anel no indicador ou no médio.”
5. O Profeta (S) disse: “Aquele que acredita em Deus e no Último Dia não deve usar seda ou ouro.” [Al Hakim, com a concordância de Al Zahabi.]
6. O Profeta (S) disse também, em ralação ao ouro e à seda: “Essas coisas são proibidas para os homens do meu povo, mas permitidas para as mulheres.” [Abu Dawud e Al Nassá’i, e classificado como sahih por Al Albani, com uma corrente apoiadora.]
A seda citada aqui refere-se ao sirgo genuíno tirado do bicho-da-seda, e não àquela artificial, comum hoje em dia.
7. Abdullah Ibn Ômar narrou: “O Profeta viu um anel de sinete feito de ouro no dedo de um dos seus companheiros, e se afastou dele. Então aquele Companheiro pôs um anel de ferro, e o Profeta disse: ‘Isto é maligno; este é um adorno dos ocupantes do Inferno’, e jogou-o fora. O Companheiro passou a usar um anel feito de prata, e o Profeta (S) ficou em silêncio” [Ahmad e verificado por Al Albani na obra Adáb al Zifaf.]
8. O Profeta (S) disse: “Para qualquer homem, dentre o meu povo, que usar ouro, e tiver o seu passamento estando a usá-lo, Deus o privará do ouro do Paraíso.” [Ahmad, com uma autêntica corrente de transmisões.]

Lições a serem tiradas desses ahadice

a) O ouro é proibido para os homens e permitido para as mulheres. O verdadeiro muçulmano é aquele que de bom grado se submete às ordens de Deus e do Seu Mensageiro.
b) Se um muçulmano usar um anel de ouro na hora do seu casamento, deverá saber que isso é proibido e que é considerado grande pecado, uma vez que irá violar as injunções da sua religião. Com esse ato, estará a imitar os incrédulos, que introduziram essa inovação de usar alianças de casados; e, como foi aventado antes, “qualquer um que imitar certas pessoas tronar-se-á uma delas”. Ademais, o usarem, os homens, anéis de ouro, fá-los ficarem parecendo mulheres; e há um hadice que afirma: “O Profeta (S) amaldiçoou os homens que imitam mulheres.” [Al Bukhari.]
c) É permissível um homem usar um anel de prata, desde que ele não simbolize o casamento. Isso é para que evite imitar os incrédulos.


Os Adornos Juntamente com as Roupas

1. Deus (SWT) diz: “... e purifica as tuas vestimentas!” (Alc. 74:4).
Na sua explicação desse versículo, Ibn Kacir comenta que isso significa lavarmos as nossas roupas e purificarmo-nos dos pecados, maus feitos e outros atos relacionados.
2. Deus (SWT) diz , em outro versículo: “Ó filhos de Adão, revesti-vos do vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas” (Alc. 7:31).
Ibn Kacir também diz, na sua explicação desse varsículo, que foi relatado que Ibn Abbas disse: “Alguns homens costumavam andar em torno da Casa (Caaba) sem roupas, sendo que Deus ordenou-lhes vestirem-se de maneira adequada, com suas melhores vestes (zína). Isto significa usarem roupas finas feitas com os bons produtos da terra, para cobrirem as partes íntimas e outras partes do corpo. E foi-lhes ordenado usarem suas melhores roupas ao irem às mesquitas.”
Ibn Kassir explica ainda mais, dizendo: “Esse versículo e o seu significado inerente, tirado da sunna, incitam os muçulmanos a se embelezarem para as orações, especialmente as das sextas-feiras e nos dias do id (festividade). É-lhe ainda recomendado usarem perfumes e portarem uma escova dental (miswak), uma vez que esses atos completam a beleza da pessoa. Vestirmo-nos de branco é de melhor alvitre.”
3. O Profeta (S) disse: “Usai roupas brancas, pois são mais puras e melhores; e usai tecido branco como mortalha para os mortos.” [Ahmad e outros, com uma autêntica corrente de transmitidores.]
4. Al Bará Ibn Azid narrou: “O Profeta (S) tinha uma altura mediana, e vi-o usando u’a manta vermelha; e eis que jamais vi alguém mais formoso que o Mensageiro de Deus.” [Al Bukhari e Muslim.]
5. O Profeta (S) disse: “Aquele que tiver o mais ínfimo resquício de arrogância no seu coração não adentrará o Paraíso.” Um dos Companheiros argumentou: “Ó Mensageiro de Deus, as pessoas gostam de usar roupas e calçados bonitos.” O Profeta (S) replicou: “Deus é Belo, e aprecia a beleza. A arrogância é a pessoa se recusar a aceitar a verdade, e olhar os outros de cima para baixo.” [Muslim.]
6. Abul Ahwas narrou ter ouvido do seu pai: “Fui ter com o Profeta, estando eu a usar uma roupa bem simples.” O Profeta (S) perguntou para alguém: “Tens tu alguma propriedade?” O Homem: “Sim.” O Profeta: “Que espécie de propriedade?” O Homem: “Camelos, reses, ovelhas, cavalos e servos.” O Profeta (S): “Quando Deus te dá
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