Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Profeta Muhammad SAAW » Notas Biográficas
Tamanho da Fonte
Notas Biográficas
NOTAS BIOGRÁFICAS
Dr.Mohamd Jamil Zino
Tradução: Prof. Samir El Hayek

Abdullah Ibn Abbas (m. 68 H./687 E.C.) foi um dos primos do Profeta (S) e um dos mais letrados dos Companheiros nas diferentes disciplinas islâmicas, principalmente quanto ao tafsir (exegese alcorânica).

Abdullah Ibn Amr Ibn al As (m. 65 H./684 E.C.) foi um Companheiro e filho do conquistador do Egito. Transmitiu um grande número de ahadice do Profeta (S).

Abdullah Ibn Massud (m. 32 H./653 E.C.) era um dos mais letrados Companheiros, que contribuiu grandemente para o desenvolvimento do fiqh, especialmente no Iraque.

Abdullah Ibn Rauha (m. 8 H./629 E.C.), um Companheiro que foi um grande líder militar e poeta. Testemunhou o acordo, em Aqaba, entre o Profeta e os Ansar, coisa que pavimentou o caminho para a emigração do Profeta para Madina. Participou das primeiras batalhas e foi martirizado na batalha de Muta contra os romanos.

Abdullah Ibn Ômar Ibn al Khattab (m. 73 H./692 E.C.) foi um Companheiro e filho do segundo califa. Ficou famoso pelo seu vasto conhecimento e grande piedade. Foi um dos proeminentes narradores do hadice do Profeta (SS).

Abdul Rahman Ibn Auf (m. 32 H./653 E.C.) esteve entre os primeiros Companheiros, e foi um dos dez aos quais o Profeta (S) fornecera os auspícios de entrarem no Paraíso. Foi reconhecido por sua generosidade e, também, esteve entre os seis que Ômar mencionou para o califado, após sua morte.

Abu Aiub al Ansari (m. 52 H./672 E.C.); seu nome era Khálid Ibn Zaid. Participou do acordo de Aqaba com os Ansar, e hospedou o Profeta (S) quando este emigrou para Madina. Ficou famoso por sua coragem, perseverança e religiosidade. Viveu na Síria e, mais tarde, foi com o exército muçulmano para Constantinopla (hoje Istambul, Turquia), onde morreu.

Abu Bakr al Siddik (m. 13 H./634 E.C.); seu nome era Abdullah Ibn Uçman Ibn Abu Quhafa. Foi o primeiro homem a acreditar na mensagem do Profeta (S), e também o primeiro dos califas corretamente guiados. Foi o mais fiel companheiro do Profeta, e sofreu muitas agruras pela causa do Islam. Foi ele que lançou as expedições que sufocaram os apóstatas dirigidos por Musailama, “Al Kazab” (o impostor). Governou por dois anos e três meses.

Abu al Dardá, Uwaimir Ibn Málik (m. 32 H./652 E.C.) foi um Companheiro famoso por sua bravura e sabedoria jurística. Memorizou o Alcorão durante a vida do Profeta (S).

Abu Dawud, Sulaiman Ibn al Ach’ass (m. 275 H./889 E.C.) era um proeminente erudito em hadice. Sua obra Sunan Abu Dawud é um dos seis livros do hadice.

Abu Zarr al Ghifári (m. 31 H./652 E.C.); seu nome verdadeiro era Jundub Ibn Junada. Esteve entre os primeiros convertidos ao Islam, e ficou conhecido pela sua religiosidade e veracidade.
Abu Hanifa, al Numan Ibn Sábit (m. 150 H./767 E.C.) foi fundador da escola hanafita de jurisprudência. Suas gerências legais formaram as fundações da sua escola instituída no Iraque, que mais tarde se espalharam por muitas partes do Mundo Muçulmano.

Abu Huraira, Abdul Rahman Ibn Sakhr (m. 57 H./678 E.C.) foi um Companheiro que memorizou e transmitiu o maior número de ahadice. Foi apontado como govenador de Madina e, depois, de Bahrain.

Abu Musa al Achari, Abdullah Ibn Cais (m. 50 H./670 E.C.) esteve entre os primeiros Companheiros que emigraram para a Abissínia. Contribuiu grandemente para a disseminação do Islam. Serviu como governador de várias regiões, inclusive Kufa e Basra. O Profeta (S) gostava de ouvir-lhe a recitação do Alcorão, devido à sua bela voz.

Abu Sufyan Ibn al Háriss (m. 20 H./641 E.C.) era um proeminente líder da tribo coraixita que se opunha veementementre ao Profeta (S). Converteu-se ao Islam quando da conquista de Makka. Foi um reputável poeta, tanto antes como depois da sua conversão.

Abu Tálib, Abdul Manaf Ibn Abdul Muttalib (m. 620 E.C.) era um tio do Profeta que, muito embora não tivesse abraçado o Islam, apoiou-o e o protegeu. Era também o pai de Áli, o quarto califa.

Abu Ubaida, Amir Ibn al Jarrah (m. 18 H./639 E.C.) esteve entre os primeiros convertidos, e foi um dos dez aos quais o Profeta (S) fornecra os asupícios de entrarem no Paraíso. O Profeta o chamava de “o confiável desta comunidade (umma)”. Foi um distinguido líder militar que conquistou a Síria, sendo que também a governou.

Ahmad Ibn Hanbal (m. 241 H./855 E.C.) foi fundador da escola hanbalista de jurisprudência. Era um grande erudito em hadice e fiqh, que foi perseguido e aprisionado por causa das suas convicções religiosas, isso durante o período abássida. Sua obra Musnad é um famoso livro de hadice.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,718 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3