Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Ramadan - Regras e Virtudes
Tamanho da Fonte
Ramadan - Regras e Virtudes
O Jejum do Mês de Ramadhan – Regras e Virtudes

Sheikh Ahmad Osman Mazlum
Revisão: Sheikh Taleb Jomaa


Introdução
Louvado seja Allah, Senhor do Universo. E que a benção w a paz de Allah estejam dobre o Profeta Muhammad (S), sobre os seus irmãos Profetas e Mensageiros e sobre os discípulos de todos eles.

O Islam tem bases e pilares, sobre os quais se edifica e sem os quais desmoronam. Estes pilares são: os dois testemunhos,o salat, o zakat, o jejum e o hajj.

Portanto, o jejum é uma parte imprescindível na construção da personalidade do muçulmano, é o retrato da sinceridade na adoração, no preparo para o sacrifício e no abandono dos impulsos e desejos do corpo para a satisfação de Allah, o Altíssimo.

O mês de Ramadhan, no qual foi revelado o Alcorão, é a época do jejum, e, cada um deles – o jejum e o mês de Ramadhan - tem suas regras, educação e virtudes.

Rogamos a Allah que tenha nos concedido sucesso na explicação de alguns desses aspectos do jejum e do mês de Ramadhan em língua portuguesa; esperamos que nossas ações sejam aceitas; e O rogamos para que beneficie quem escreveu este pequeno resumo, quem o leu e quem contribuiu financeiramente para sua impressão.

A paz de Allah esteja convosco.

Sheikh Taleb Jomaa
Imam do CCBI de Foz do Iguaçu



O jejum é uma adoração que carrega inúmeros benefícios para o individuo e para a sociedade, por isso Deus concede e estabelece esta adoração para os crentes n’Ele e na Última de Suas Revelações, o Alcorão Sagrado.

Ramadhan é uma ocasião especial, uma escola onde aprendemos a elevar o nível de nossa fé, aumentamos a nossa capacidade de cumprimentos das adorações e nos firmamos na boa conduta. Estas são algumas das missões do jejum, que devem ser mantidas depois deste mês glorioso...

Visando um conhecimento melhor da nossa adoração, apresentamos a seguir um resumo geral da importância e regras do jejum, rogando a Allah que nos oriente e nos faça aproveitar a ocasião do mês de Ramadhan para alcançar a Sua misericórdia.

Este é um simples resumo. Para o esclarecimento de outras dúvidas, favor entrar em contato com a mesquita de sua cidade.

1.A identificação do jejum

O jejum é abster-se do alimento, bebida e outros anulantes do jejum desde a alvorada até o por do sol, com intenção específica.

2.O incentivo e a virtude de se jejuar o mês de Ramadhan
O Profeta Muhammad (S) disse:

“O jejum e o Alcorão intercederão pelo crente no dia do juízo. Dirá o jejum: Senhor meu, eu o provei dos prazeres e do alimento durante o dia, por isso, permita-me interceder por ele. E dirá o Alcorão: Eu o privei do sono durante a noite. Por isso, permita-me interceder por ele. E então intercederão” (relatado por Ahmad).

“Quem jejuar o mês de Ramadhan e conhecer os seus limites e se preservar do que deve se preservar lhes serão expiados os erros que antecederam” (relatado por Ahmed e Al Baihaqi)

“A uma pessoa que jejuar o mês de Ramadhan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas” (narrado por Al Bukhári e Musslim)

“Quando chega o mês de Ramadhan abrem-se as portas do paraíso e se fecham as portas do inferno e os demônios permanecem acorrentados” (relatado por Al Bukhari e Musslim)

“Quem quebrar o jejum de um dia do mês de Ramadhan, sem razão nem doença que o permita fazê-lo,jamais poderá repor este dia mesmo que jejue a vida inteira” (relatado por Al Bukhári)

3.A quem é obrigatório o jejum de Ramadhan?
É obrigatório o jejum de Ramadhan a todo muçulmano, mental e fisicamente capaz e responsável (que atingiu a idade da puberdade), exceto quem é ordenado a quebrar o jejum, como a mulher no ciclo menstrual ou no período pós – parto, doente ou viajante. Mesmo não lhes sendo obrigatório o jejum, é aconselhável acostumar as crianças a jejuar a partir dos sete anos se forem capazes.

4.O estabelecimento do jejum como adoração
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,428,002 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3