Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Benefícios do Islam » As belezas do Islã (parte 2 de 3)
Tamanho da Fonte
As belezas do Islã (parte 2 de 3)
Descrição: Descrições breves de várias belezas inerentes na religião do Islã
Por Aisha Stacey (© 2016 IslamReligion.com)
Publicado em 11 Apr 2016 - Última modificação em 17 Apr 2016
Visualizado: 169 (média diária: 9) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 2 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Os Benefícios do Islã > Felicidade Verdadeira e Paz Interior

4. O Islã nos dá paz real

As palavras Islã, muçulmano e salaam (paz) vêm da palavra raiz "Sa - la - ma". Ela denota paz e segurança.  Quando uma pessoa se submete à vontade de Deus, experimenta uma sensação inata de segurança e tranquilidade. Salaam é uma palavra descritiva que implica em mais do que tranquilidade e calmaria, mas também abrange o conceito de segurança e submissão.  De fato, o Islã no sentido legal significa submissão ao Deus Único que nos concede segurança, paz e harmonia. Essa é a paz real. Os muçulmanos saúdam uns aos outros com ‘Assalam Alaikum’. Essas palavras árabes significam "que Deus lhe conceda proteção e segurança (paz real e duradoura)".  Essas breves palavras árabes permitem que os muçulmanos saibam que estão entre amigos, não estranhos.  Essa saudação encoraja os crentes a ser uma comunidade mundial livre de lealdades tribais ou nacionalistas e vinculados pela paz e unidade. O Islã em si é inerentemente associado com paz interior e tranquilidade.

"Os crentes que tiverem praticado o bem serão introduzidos em jardins, abaixo dos quais correm os rios,  onde morarão eternamente, com o beneplácito do seu Senhor.  Ali, a sua saudação será: Salam (paz)!" (Alcorão 14:23)

5. O Islã nos permite conhecer a Deus

O primeiro princípio e ponto focal do Islã é a crença em um Deus e todo o Alcorão é dedicado a isso.  Fala diretamente sobre Deus e Sua Essência, Nomes, Atributos e ações. A oração nos conecta a Deus, mas conhecer e compreender verdadeiramente os Nomes e Atributos de Deus é uma oportunidade importante e única, que só está disponível no Islã. Quem não se esforça para conhecer realmente Deus podem achar a natureza de sua existência intrigante ou até angustiante. Um muçulmano é encorajado a lembrar de Deus e ser grato a Ele e uma pessoa pode fazer isso ao contemplar e compreender os belos nomes e atributos de Deus.  É por meio disso que somos capazes de conhecer nosso Criador.

"Deus! Deus! Não há mais divindade além d’Ele! Seus são os mais sublimes atributos." (Alcorão 20:8)

"Os mais sublimes atributos pertencem a Deus; invocai-O, pois, e evitai aqueles que profanam os Seus atributos, porque serão castigados pelo que tiverem cometido." (Alcorão 7:180)

6. O Islã nos ensina a cuidar do meio-ambiente

O Islã reconhece que os seres humanos são os guardiães da terra e de tudo que ela contém, incluindo a vegetação, os animais, oceanos, rios, desertos e a terra fértil.  Deus nos provê com o que precisamos para sobreviver de maneira bem-sucedida e florescer, mas somos obrigados a cuidar delas e preservá-las para as futuras gerações.

Em 1986 o príncipe Phillip, então presidente do World Wildlife Fund convidou os líderes das cinco maiores religiões para um encontro na cidade italiana de Assissi. O encontro foi para discutir como a fé podia salvar o mundo natural, o meio-ambiente. O que se segue é a declaração islâmica nas Declarações de Assissi sobre a natureza:

Os muçulmanos dizem que o Islã é o caminho do meio e somos responsáveis pela maneira como andamos nesse caminho, como mantemos o equilíbrio e harmonia em toda a criação ao nosso redor.

Esses valores levaram Muhammad, o profeta do Islã, a dizer: "Quem plantar uma árvore e diligentemente cuidar dela até que fique madura e dê frutos é recompensado."

Por todas essas razões os muçulmanos se veem como tendo uma responsabilidade em relação ao mundo e ao meio-ambiente, porque tudo é criação de Allah.

Ao contrário de muitas outras religiões, os muçulmanos não têm festivais específicos para agradecer pela colheita ou pelo mundo. Ao invés disso, agradecemos a Allah regularmente por Sua criação."[1]

7. O Islã é respeito

Outro belo aspecto do Islã é o respeito pela humanidade e o universo no qual vivemos. O Islã afirma claramente que é responsabilidade de cada membro da raça humana tratar toda a criação com respeito, honra e dignidade.  Quem mais merece respeito é o próprio Criador e, claro, o respeito começa com amar e obedecer A Seus comandos.  O respeito total por Deus permite que todas as maneiras e altos padrões de moralidade que são inerentes ao Islã fluam em nossas vidas e nas vidas daqueles ao nosso redor. Como o Islã vincula o respeito à paz, amor e compaixão, isso envolve respeitar a honra, reputação e privacidade de outros.  O respeito envolve se afastar completamente dos pecados maiores de caluniar, mentir, difamar e fofocar. Significa evitar pecados que semearão a discórdia entre as pessoas ou levarão à destruição.

O respeito também inclui amar para nossos irmãos e irmãs o que amamos para nós mesmos.  Envolve tratar outros da forma como esperamos ser tratados e da maneira que esperamos que Deus nos tratará - com compaixão, amor e misericórdia.  Os pecados maiores colocam uma barreira entre a humanidade e a misericórdia de Deus e causam todo o tormento, miséria e mal nesse mundo e na vida futura.  Deus nos ordena ficarmos afastados do pecado e nos empenharmos contra nossas próprias falhas de caráter destrutivas. Vivemos em uma época na qual frequentemente exigimos respeito de outros, mas talvez não respeitemos aqueles ao nosso redor. Uma beleza do Islã é que nos permite reconquistar o respeito perdido, ao nos submetermos de todo coração à vontade de Deus.  Entretanto, se não compreendemos como e por que estamos nos submetendo à vontade de Deus, não podemos obter o respeito que queremos e precisamos.  O Islã nos ensina e Deus nos lembra no Alcorão que nosso único propósito na vida é adorá-Lo.

"E não criei a Humanidade e os Jinns exceto para Me adorarem." (Alcorão 51:56)



Notas de rodapé:

[1] http://www.bbc.co.uk/schools/gcsebitesize/rs/environment/isstewardshiprev2.shtml



http://www.islamreligion.com/pt/articles/5226/as-belezas-do-isla-parte-2-de-3/
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2018, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,883,396 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3