Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras na Recordação de Allah
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras na Recordação de Allah
Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso



O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) passou, certo dia por um grupo de seus companheiros e os saudou. Perguntou: “Por que estão sentados aqui?” Responderam: “Estamos sentados para recordarmos e louvarmos a Allah por ter-nos orientado para o Islam e nos cumulado com Suas graças.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) perguntou: “Estão sentados somente para isso?” Responderam: “Por Allah, somente para isso.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Por Allah, não os interroguei por desconfiança, mas porque o Anjo Gabriel veio ter comigo e me informou que Allah, exaltado seja, está Se orgulhando de vocês perante os anjos.” (Musslim).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Allah, bendito e exaltado seja, possui anjos que estão constantemente a procura das assembléias da recordação de Allah. Quando encontram uma assembléia participam dela. Alguns deles cobrem aos outros com suas asas até preencherem a distância que há entre eles e o céu mais próximo. Quando se separam eles ascendem aos céus. Então, Allah lhes pergunta, apesar de conhecer a condição deles: “De onde vocês vêm” Eles respondem: “Estamos vindo de alguns servos Teus na terra que declaram a Tua Unicidade, Te glorificam, Te engrandecem, Te louvam e Te suplicam.” Allah pergunta: “O que suplicam?” Respondem: “O Teu Paraíso.” Ele pergunta: “Será que viram o Meu Paraíso?” Respondem: “Não, ó Senhor.” Ele diz: “Como seria se o vissem?” Os anjos dizem: “Eles também, suplicam refúgio em Ti.” Ele pergunta: “De que suplicam refúgio?” Eles respondem: “De Teu Inferno.” Ele pergunta: “Será que viram o Meu Inferno? “Eles respondem: “Não, ó Senhor.” Ele diz: “Como seria se o vissem?” Os anjos dizem: “Eles pedem perdão.” Allah diz: “Eu os perdôo, e lhes concedo o que pedem e os protejo contra o que temem.” Os anjos dirão: “Ó Senhor, há entre eles um pecador que estava passando e sentou-se com eles.” Allah dirá: “A ele também perdôo. São pessoas cujo amigo não pode ser desafortunado.”

A recordação é o que a língua e o coração citam, glorificando somente a Allah e O agradecendo, descrevendo-O com os atributos da beleza e da perfeição. Allah, o Altíssimo, nos esclareceu que a recordação possui muitas virtudes. Ela expande as almas e sossega os corações. Allah, exaltado seja, diz: “Que são crentes e cujos corações sossegam com a recordação de Allah. Não é, acaso, certo, que à recordação de Allah sossegam os corações? (Alcorão Sagrado, 13:28). O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Allah, o Altíssimo, diz: ‘Eu estou próximo de Meu servo quando ele pensa em Mim. Eu estou com ele quando Ele se lembra de Mim. Se ele se lembra de Mim no íntimo, Eu Me lembrarei dele em Meu íntimo. Se ele se lembrar de Mim numa assembléia, Eu Me lembrarei dele numa assembléia mais importante que a dele". (assembléia junto com os anjos.)” (Musslim)

E disse: “Os avançados se anteciparam.” Foi-lhe perguntado: “Quem são os avançados, ó Rassulullah?” Respondeu: “Que se recordam muito de Allah.” (Musslim).

O muçulmano se recorda sempre de seu Senhor, quer esteja sentado, em pé ou deitado. Ele almeja ser recompensado por Allah, o Altíssimo, pela sua recordação, e o recorda na assembléia celestial. Allah, exaltado seja, diz: “Recordai-vos de Mim, que Eu Me recordarei de vós.” (2:152).

O muçulmano se recorda de Allah com boas maneiras entre as quais citamos:

A recordação na Casa de Allah: As assembléias para a recordação de Allah têm enormes méritos e recompensas. Allah, glorificado seja, Se orgulha de Seus servos perante os anjos e os abriga com a misericórdia e sossego. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Toda vez que as pessoas se reúnem em uma das casas de Allah para se recordarem Dele, os anjos os cercam, as bênçãos e a paz recaem sobre eles, e Allah recorda deles perante os que estão próximos d’Ele.” (O muçulmano se recorda de Allah em todos os lugares, porém a recordação de Allah nas mesquitas tem um benefício maior) (Musslim).

O ater-se às melhores recordações: A melhor recordação é a recitação do Alcorão Sagrado, então, a glorificação (Glorificado seja Allah), a louvação (Louvado seja Allah), e o engradecimento (Allah é o Maior), a declaração da unicidade (Não há outra divindade além de Allah), a declaração do poder de Allah (Não há força nem poder a não ser em Allah, o Grandioso, o Altíssimo). Dessa forma, o muçulmano permanece recordando de Allah com belas e úteis palavras.

A Purificação: É preferível que o muçulmano esteja de corpo limpo, de coração puro ao se recordar de Allah, glorificado seja, mesmo que seja permitida a recordação em qualquer estado. Mas, a recordação em estado de pureza é mais meritória e compensatória.

A concentração e devoção: Allah, o Altíssimo, diz: “Só são crentes
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,920 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3