Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras nas Mesquitas
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras nas Mesquitas
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso



O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) passou por um túmulo recente. Perguntou aos seus companheiros a respeito dele. Eles disseram: “É o túmulo de Ummu Muhjin (a mulher que limpava a mesquita)”. O Profeta censurou-os por não terem informado a ele a respeito da morte dela. Assim, ele teria feito a oração fúnebre por ela. Ele disse: “Por que não me avisaram?” Responderam: “Estava dormindo e não quisemos acordá-lo.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), então, fez uma prece por ela. (Narrado por Musslim).

Um beduíno possuía um camelo de cor vermelha. Ele gostava muito dele. Um dia, o camelo sumiu. O homem ficou procurando-o durante toda a noite e não o encontrou. Durante a oração da alvorada o beduíno ficou em pé e ficou perguntando às pessoas a respeito do camelo. Quando o Profeta o ouviu ficou zangado com ele, por ter feito perguntas a respeito do camelo na mesquita. Disse-lhe: “Você pensa que as mesquitas foram construídas para isso?” (Narrado por Musslim).

O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) ordenou as pessoas que, ao virem alguém fazer perguntas a respeito de algo que perderam nas mesquitas que lhe digam: “Que Allah não o restitua a você, pois as mesquitas não foram construídas para isso.” (Narrado por Musslim).

As mesquitas são as casas de orações dos muçulmanos: O muçulmano vai à mesquita para cumprir as orações por representar uma excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Para aquele que constantemente vai e volta das mesquitas, Deus prepara para ele uma hospedagem no Paraíso, toda vez que for e voltar.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), também, disse: “Quanto àquele que fizer corretamente a ablução em sua casa, em seguida for a uma das Casas de Allah para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta e ele será elevado em um grau”. (Musslim).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) também disse: “Quem for constante em freqüentar as mesquitas para praticar a oração, tendo o coração ligado a elas será um dos sete que Allah irá proteger sob à Sua sombra no Dia da ressurreição.”

As boas maneira da mesquita que o muçulmano segue assiduamente. Entre elas citamos:

A purificação: Não entra na mesquita quem não estiver higienizado, a parturiente, a menstruada,o poluto (emissão de semen), a não ser de passagem, para que o muçulmano aufira a excelente recompensa.
O perfumar-se e o usar roupas bonitas: Allah, exaltado seja, disse:
يا بني آدم خذوا زينتكم عند كل مسجد] الأعراف: 31].

“Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas.”

O muçulmano deve evitar comer coisas com mau cheiro, como o alho, a cebola, e coisas similares. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem comer alho ou cebola que se afaste de nós, ou que se afaste das mesquitas e permaneça em sua casa.” (Muttafac alaih).

Ir muitas vezes à mesquita: O Islam nos incentiva irmos às mesquitas e o sentarmos nelas. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Gostaríeis que vos explicasse algo cujo cumprimento faria com que Deus vos apagasse as faltas e vos elevasse a um lugar de honra?” Responderam: “Ó Rassulullah, claro que sim!” Disse: “Fazer a ablução apropriadamente, conquanto dificultoso; frequentar mais amiúde as mesquitas, e ficar esperando, depois de uma oração, a oração seguinte. Isto sim, é a pessoa estar em constante vigilia (esforço pessoal) e preparação!” (Musslim).

Fazer prece quando está se dirigindo à mesquita: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dizer à caminho da mesquita: “Ó Allah coloca luz em meu coração, na minha audição, na minha visão, à minha direita, à minha esquerda na minha frente, por trás de mim, por cima e por baixo de mim, e me concede a luz.” (Musslim).

O caminhar sossegadamente quando se está dirigindo à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Ao ouvirem o Icáma (o chamado para se iniciar a oração), devem se dirigir para a oração sossegada e solenemente, sem pressa. Que pratiquem o que alcançarem e completarem o que perderem.” (Muttafac alaih).

O entrar com o pé direito, fazendo prece: O muçulmano ingressa na mesquita com o pé direito e diz: “Ó Allah, abençoe Mohammad. Ó
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,431,044 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3