Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Sucesso no Islã (parte 1 de 2)
Tamanho da Fonte
Sucesso no Islã (parte 1 de 2)

"Jamais poderão equiparar-se os condenados ao inferno com os diletos do Paraíso, porque os diletos do Paraíso serão os ganhadores." (Alcorão 59:20)

SuccessinIslam1.jpgDeus nos diz no Alcorão que os habitantes do fogo e os habitantes do jardim não são iguais.  Os vencedores e bem-sucedidos são os que moram no jardim.  Um final bom que culmina em uma morada eterna de bênçãos é a recompensa para uma vida bem-sucedida.  Como então definimos uma vida bem-sucedida?  É riqueza sem comparação, ou talvez boa saúde, alguns podem argumentar que seja felicidade ou uma existência livre de estresse.  Como o Islã define sucesso?

O Google define sucesso como a concretização de um objetivo ou propósito.  Diz que o oposto é fracasso; fracasso em concretizar o objetivo ou propósito.  Nessa época estamos inclinados a pensar em sucesso como uma casa espaçosa, um feriado no exterior ou fama.  As pessoas trabalham duro por esses pequenos sucessos que não devem ser trivializados, mas esse sucesso é transitório.  Como o ditado diz, não pode levá-los com você e o Islã nos diz que as únicas coisas que pode levar com você para o túmulo são suas ações.  O profeta Muhammad também disse: "Três coisas seguem o falecido [ao seu túmulo], duas delas retornam e uma permanece com ele. Sua família, dinheiro e ações o acompanham [para o túmulo], mas sua família e riqueza retornam e suas ações ficam com ele."[1]

"Toda a alma provará o sabor da morte.  E, no Dia da Ressurreição, sereis recompensado integralmente pelos vossos atos; quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará. Que é a vida terrena, senão um prazer ilusório?" (Alcorão 3:185)

Em suas tradições o profeta Muhammad nos diz que aquele que aceitou o Islã é bem-sucedido e o que recebeu o suficiente para suas necessidades e está satisfeito com o que Deus lhe deu é bem-sucedido.[2]  Submeter-se a vontade de Deus torna uma pessoa bem-sucedida.   Isso não significa necessariamente que seja rico ou saudável ou mesmo constantemente feliz.  

Com a aceitação do Islã vem grande responsabilidade, somos agora responsáveis por nossa própria felicidade e por nosso próprio sucesso.  E sucesso, como estamos começando a descobrir, é a recompensa suprema.  Se formos julgados bem-sucedidos o Paraíso se torna nossa morada eterna; saúde, riqueza e felicidade agora se tornam eternas.  O sucesso no Islã é definido como alcançar o resultado definitivo, ou o Paraíso.  Qualquer sucesso que alcancemos no meio do caminho, seja financeiro, relacionado à saúde ou um estilo de vida satisfatório, é finito.  Chegará ao fim. 

A palavra árabe para sucesso é falah, é uma palavra que os muçulmanos de todas as etnias estão familiarizados.  Ouvimos isso todos os dias no chamado para a oração. "…hayya  ‘alal-falah!"  Corra para o sucesso.  Venha para a oração, venha para o sucesso.  É isso que as palavras do chamado dizem aos crentes.  Encontrará sucesso na oração, em manter sua conexão com Deus.  É interessante que a mesma raiz fa-la-ha nos dá a palavra árabe para fazendeiro - fallah.  Como sabemos se um fazendeiro é bem-sucedido? Ele tem colheitas abundantes e gado saudável.  Mas o fazendeiro tem pouco controle sobre seus esforços e seu trabalho; planta as sementes, cultiva o solo e cuida de seu gado.  Então, deve colocar sua confiança em Deus, porque não tem controle sobre o clima.  Seu sucesso como fazendeiro é determinado pelo poder de Deus sobre todas as coisas.  Enchentes e secas, ventos e chuvas, mesmo sua própria saúde e a saúde e suas plantas e gado podem afetar seu sucesso. 

Podemos dizer então que a definição de sucesso inclui confiar em Deus? Faça um esforço, faça o que for exigido e deixe o resultado para Deus.  O profeta Muhammad explica aos crentes que todos os seus assuntos são maravilhosos.  "Como é maravilhoso o assunto do crente, porque seus assuntos são todos bons.   Se algo de bom lhe acontece, é agradecido e isso é bom para ele.   Se algo de mau lhe acontece, suporta com paciência e isso é bom para ele."[3]  Assim, quando alguém devota sua vida para agradar a Deus se submetendo à vontade Dele, esse dito assume ainda mais camadas de significado.  Confiar completamente em Deus significa que não há fracasso.  Dessa forma, contratempos e dificuldades menores são apenas um pequeno obstáculo na estrada para o sucesso definitivo.

E sobre resultados que essa vida terrena considera fracassos?  E se você perder seu meio de sustento ou seu cônjuge? Se não for reconhecido como a pessoa boa que está tentando ser?  Nada disso tem a menor influência sobre se você será ou não bem-sucedido no final.   O que é levado em consideração é como reage e enfrenta os desafios da vida.   Uma pessoa é bem-sucedida e na estrada para o sucesso definitivo por causa de sua atitude, intenção e habilidade de confiar na promessa de Deus.

"Que será venturoso quem a purificar (a alma) e desventurado quem a corromper." (Alcorão 91:9-10)

"...e meu êxito só depende de Deus, a Quem me encomendo e a Quem retornarei, contrito." (Alcorão 11:88)

Deus nos diz no Alcorão quando somos bem-sucedidos e como ser bem-sucedido.  Também nos diz quando estamos fracassando, estamos de fato perdendo ou em extravio.  No capítulo 103 do Alcorão Deus Todo-Poderoso jura pela época que todos somos perdedores, a menos que façamos quatro coisas: acreditemos, façamos o bem, ensinemos uns aos outros a verdade e encorajemos uns aos outros a sermos pacientes.

"Pela Al-Asr (época).  Que o homem está na perdição,  Salvo os crentes, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança!" (Alcorão 103)

Na parte 2 examinaremos as várias maneiras de alcançar o sucesso.  Lembre-se de que é pelo sucesso definitivo que nos empenhamos e o próprio Deus, ao longo do Alcorão e da vida nobre do profeta Muhammad, nos deu a receita verdadeira para o sucesso.

 
Notas de rodapé:

[1] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

[2] Saheeh Muslim

[3] Saheeh Muslim

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10410/sucesso-no-isla-parte-1-de-2/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2018, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,887,403 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3