Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras nos Conselhos
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras nos Conselhos
Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso



Narra-se que Hassan e Hussein passaram por um homem idoso que estava se abluindo de forma errônea. Eles combinaram aconselhar o homem e ensiná-lo como praticar corretamente a ablução. Eles se colocaram ao lado dele e lhe disseram: "Tio, veja quem de nós dois sabe se abluir melhor. Quando cada um deles praticou a ablução, o homem percebeu que eles praticavam a ablução de forma correta. Assim, ele descobriu que ele não o fazia corretamente. Ele os agradeceu pelo que lhe darem conselho sem constrangimento.

O conselho faz parte das bases do Islam. Allah, Ta'ála, diz: "Pela era, que o homem está na perdição, salvo os crentes, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam, uns aos outros, a paciência!" (103:1-3).

O Profeta (r) disse: “A religião constitui conselho sincero.” Então lhe perguntamos: “A quem?” Disse: “A Deus, a Seu Livro, a Seu Mensageiro, aos líderes muçulmanos, e aos muçulmanos em geral.” (Musslim).

Jarir Ibn Abdullah (t) disse: "Eu prestei juramento ao Rassulullah (S) em praticar a oração, pagar a zakat e aconselhar a todo muçulmano." (Muttac alaih).

O conselho possui uma série de boas maneiras que dizem respeito a quem concede o conselho e a quem é dado o conselho.

Boas maneiras de quem aconselha:

A Sinceridade: Que não seja a intenção do aconselhante mostrar a sua ponderação ou desmascarar o aconselhado ou chantageá-lo. A sua intenção de aconselhar deve ser a conciliação e a satisfação de Allah.

A sabedoria e a bela exortação: A boa palavra é a chave dos corações. Allah, Ta'ála, diz: “Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação; dialoga com eles de maneira benevolente.” (16:125).

Não se deve guardar o conselho: O muçulmano sabe que o conselho é um dos direitos que ele deve dar aos irmãos muçulmanos. O muçulmano é o espelho do irmão, aconselha-o, mostra-lhe os seus defeitos, e não gusrda nada dele. O Profeta (r) disse: "Os direitos do muçulmano sobre outro são seis." Foi-lhe perguntado: "Quais são, ó Rassulullah?" Respondeu: "Ao encontrá-lo deve saudá-lo, ao convidá-lo deve aceitar o convite, se pedir o seu conselho, você deve dá-lo, ao espirrar, você deve desejar alívio a ele, ao ficar doente você deve visitá-lo, se morrer você deve seguir o seu féretro." (Musslim).

Que o conselho seja em segredo: O muçulmano não revela os defeitos do irmão nem o constrange. Foi dito que o conselho público é denúncia."

Quão belo é o que disse o imam Cháfi'i:

Cumula-me com seu conselho em particular
E evite aconselhar-me publicamente
O conselho público é um tipo
De censura que ouvir não desejo.

Quando o Profeta (r) desejava aconselhar alguém presente na reunião, dizia: "Que pensam pessoas que fazem tal coisa? Que pensa alguém de vocês que faz tal coisa?" Foi dito que o conselho é pesado. Portanto não o transformem do peso de uma montanha, nem o enviem como polémica. As verdades são amargas. Portanto, cooperem em torná-las suaves.

A honestidade no conselho: O se deve enganar o aconselhado nem subestime o problema dele, mas se empenha e usa a mente antes de aconselhar. Ele deve mostrar o que está vendo de vícios, se houver, em segredo e com honestidade,

As boas maneiras do aconselhado:

Aceitar o conselho com boa vontade, sem aborrecimento, ou pesar ou orgulho. Foi dito: Aceite o conselho de qualquer forma e o dá da melhor forma.

Não se deve persistir no erro: O retornar ao certo é uma virtude e o apegar-se ao inútil é vício. O muçulmano evita ser daqueles a respeito dos quais Allah disse: "Quando lhe é dito que tema a Allah, apossa-se dele a soberbia, induzindo-o ao pecado. Mas o inferno ser-lhe-á suficiente castigo. Que funesta morada!" (2:206).

O receber conselho do muçulmano sensato, porque é beneficiado pelo sua mente e sabedoria. O muçulmano evita o conselho do ignorante ou corrupto, porque o prejudica de onde menos espera. Foi relatado que o Profeta (r) disse: "Quem precisa fazer algo, que se aconselhe com um muçulmano, que ele será bem encaminhao por Allah." (Tabaráni).

Agradecer ao aconselhante: É dever do aconselhado agradecer o aconselhante. Quem não agradece às pessoas, não agradece a Allah.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,512 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3