Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras na Invocação de Allah
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras na Invocação de Allah
quem fez favor a vocês. Se não puderem, devem invocar a Allah por ele até concluírem que lhe retribuíram o favor.” (Abu Daúd e Nassá-i).
O pedido da invocação aos virtuosos: “O muçulmano pede aos irmãos que façam invocação por ele, principalmente aos virtuosos. Omar Ibn Alkhattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Pedi permissão ao Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) para cumprir a Umra. Ele a concedeu. Ele disse: ‘Irmão, inclui-nos em suas invocações e não se esqueça de nós.’ Ele disse algo em troca do qual tudo que há no mundo não me satisfaria.” (Tirmizi e Ibn Mája).
Não se deve fazer invocação por um pecado ou pelo rompimento das relações familiares: O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “A invocação do servo será sempre atendida enquanto não o fizer por um pecado ou pelo rompimento das relações familiares.” (Musslim).
Recordar-se de Allah, obedecê-Lo e praticar o bem: A piedade e o ater-se às obediências, o abandonar os pecados e o ilícito. O apressar-se no arrependimento. Tudo isso torna a invocação mais propícia a ser aceita. Allah, o Altíssimo, diz: “Allah só aceita (a prece) dos piedosos.” (5:27).
Relata-se, num hadice cudsi, que Allah, glorificado seja, disse: “A quem se ocupar com o Alcorão e a Minha recordação de Me invocar, lhe concederei algo melhor do que concedo aos suplicantes.” (Tirmizi).
O ater-se aos bens lícitos: O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Ó gente, Allah é puro e só aceita a pureza. Ele ordenou os crentes da mesma maneira que ordenou os mensageiros, dizendo: “Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou Sabedor de tudo quanto fazeis!” (23:51) E “Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos e agradecei a Allah, se só a Ele adorais.” (2:172). Então o Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) citou o homem que prolonga a viagem, de cabelos longos, de rosto empoeirado, estende as mãos para os céus e diz: “Ó Senhor, Senhor”, e seu alimento é ilícito, sua bebida é ilícita, suas vestes são ilícitas e opera com o ilícito. Como poderá ter sua invocação atendida?” (Musslim)
Ibrahim Ibn Al Adham (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado: “Porque invocamos a Allah e não somos atendidos?” Respondeu: Porque seus corações morreram com dez coisas: Conheceram a Allah e não o obedeceram, conheceram o Rassulullah e não o seguiram, conheceram o Alcorão e não o adotaram, consumiram as dádivas de Allah e não agradeceram, conheceram o Paraíso e não o pediram, conheceram o Inferno e não o evitaram, conheceram o Satanás e não o combateram, conheceram a morte e não se prepararam para ela, enterraram os seus mortos e não tiraram lição daquilo, ao acordarem se preocupam com os defeitos dos outros e esquecem dos seus.”
Não se deve invocar maldição contra si próprio, contra os familiares, os bens e os filhos: O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Vocês não devem invocar maldição contra vocês mesmos, contra os seus filhos, nem contra os seus bens.” (Musslim).
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,620,915 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3