Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras na Saudação
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras na Saudação
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso



Um homem foi ter com o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) e disse: “Asslamau alaikom.” O Profeta respondeu à saudação. Então, o homem sentou. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “dez (ou seja, dez benevolências)” . Um segundo homem chegou e disse: “Assalamu aleikom warahmatullahi´´.O Profeta respondeu ao cumprimento. Então, o homem sentou. O Profeta disse: Vinte (ou seja, vinte benevolências).” O terceiro chegou e disse: “Assalamu aleikom warahmatullahi wabarakátoh.” O Profeta respondeu ao cumprimento. Então o homem se sentou. O Profeta disse : Trinta (ou seja, trinta benevolências). (Abu Daúd e Tirmizi).

O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) foi visitar Saad Ibn Ubáda (que Allah o abençõe e lhe dê paz) na casa deste. Ele parou na frente da porta e disse: “Assalamu alaikom warahmatullah” (Que a paz e a misericórdia de Allah estejam com vocês). Estando dentro da casa, Saad respondeu com uma voz baixa, quase imperceptível. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) não o ouviu. Ele, então repetiu a saudação. Saad novamente respondeu com voz inaudível. Pela terceira vez o Rassulullah fez a saudação. Saad novamente respondeu com voz inaudível. O Profeta, então, virou-se para ir embora. Saad, então, saiu apressado atrás do Profeta e lhe disse: “Ó Rassulullah, eu estava ouvindo a sua saudação e respondia com voz inaudível para que você invoque a paz para nós.” (Ahmad).

Allah, exaltado seja, ordenou-nos espalhar a saudação. Disse: “Ó crentes, não entreis em casa alguma além da vossa, a menos que peçais permissão e saudeis os seus moradores.” (24:27). E disse: ...E, quando entrardes em casas, cumprimentai-vos mutuamente, com saudação vinda de Allah, bendita e cordial. Assim Allah torna evidentes, para vós, os versículos, para razoardes.” (24:61). E disse: “Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo menos, igual.” (4:86). O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) nos incentivou também a saudarmos as pessoas, dizendo: “Ó gente, espalhem a saudação, alimentem as pessoas, estreitem os laços de parentesco, pratiquem a oração durante a noite enquanto as pessoas estiverem dormindo que entrareis no Paraíso em paz.”

A saudação tem as suas regras que todo muçulmano deve seguir:

O ater-se à saudação do Islam: A paz é a saudação dos muçulmanos e não devemos trocá-la com outras fórmulas como: “Bom dia” ou coisa similar. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quando Allah, O Altíssimo, criou Adão (A de Allah paz esteja com ele), disse-lhe: ‘Dirige-te até àqueles – um grupo de anjos – que estão sentados acolá, e atenta para o modo como te vão saudar, pois que esse seja o modo de saudares, tanto tu como a tua descendência.’ Adão se aproximou deles, e disse: ‘Assalamu Alaikom’ (A paz de Allah esteja convosco!) E eles responderam: ‘Assalamu alikom warahmatullah’ (A paz e a misericórdia de Allah estejam contigo!) ou seja, acrescentaram: ‘A misericórdia de Allah.” (Muttafac alaih)

A saudação dos muçulmanos: O muçulmano tem direito de ser saudado pelo irmão muçulmano. O saudar é sunna e a resposta à saudação é obrigatória. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “O muçulmano tem cinco direitos para com o outro muçulmano: Responder à saudação, visitar o enfermo, seguir o féretro, aceitar o convite e invocar misericórdia de Allah para quem espirra.” (Muttafac alaih).

Foi perguntado ao Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz): “Qual é a melhor saudação?” Ele respondeu: “Alimentar as pessoas e saudar a quem conhece e não conhece.” (Muttafac alaih).

Saudar com voz alta: O muçulmano deve saudar em voz alta. Deve pronunciar as palavras e fazer sinais com a mão se a quem está saudando estiver distante e não consegue ouvir-lhe a voz.

Iniciar a conversa com saudação: O muçulmano começa a se dirigir aos irmãos com saudação, porque quem inicia a saudação é o melhor perante Allah. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “... e o melhor quem saúda primeiro.” (Musslim) O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse, também: “O mais novo saúda o mais velho, o passante saúda o parado, os poucos saúdam os muitos.” (Bukhári).

O responder à saudação: Saudar é um ato voluntário desejável. O responder à saudação é obrigatório. A pessoa deve responder à saudação quando é feita, quer seja oral ou por escrito, quer vejamos quem está saudando ou não. Aicha (que Allah a abençõe) relatou que o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) um dia disse: “Ó Aicha, eis o anjo Gabriel saudando-te.” Ela disse, mesmo sem vê-lo: “Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam com ele.” (Muttafac alaih).

Repetir a saudação: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz)
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,843 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3