Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras com os Pais
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras com os Pais
Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso



Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) tinha a preocupação que a sua mãe ingressasse no Islam. Ele costumava suplicar a Allah, exaltado seja, que lhe abrisse o peito para o Islam. Um dia ele a convidou a se converter. Ela ficou muito zangada e insultou ao Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz). Abu Huraira foi ter com o Rassulullah (Allah o abençoe e lhe dê paz), chorando. Disse: “Ó Rassulullah, eu costumava convencer a minha mãe ingressar no Islam e ela se negava. Hoje, ao tentar novamente, ela lhe dirigiu palavras de insulto. Pede a Allah que oriente a minha mãe. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Que Allah oriente a mãe de Abu Huraira.” Abu Huraira foi embora com bons auspícios devido à súplica do Rassulullah pela mãe. Ao chegar em casa, encontrou a porta fechada e ouviu o barulho de água sendo despejada. A mãe estava tomando banho. Ao ouvir os seus passos, a mãe lhe disse: “Aguarde, ó Abu Huraira.” Ela, então, vestiu-se e abriu a porta, dizendo: “Ó Abu Huraira, presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, e presto testemunho de que Mohammad é o Rassulullah.” Abu Huraira ficou muito alegre com a conversão da mãe. Ele foi ter com o Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) e o informou a respeito daquilo. Ele louvou a Allah e disse: “Que bom!” (Narrado por Musslim).

Os pais são a causa do nascimento do ser humano. Eles é que se preocupam pela educação dos filhos. Allah, exaltado seja, instituiu o respeito aos pais pelos servos. Ele diz:
وقضى ربك ألا تعبدوا إلا إياه وبالوالدين إحسانًا] الإسراء: 23].

“O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais.” (17:23).

E diz: وَاعْبُدُوا اللَّهَ وَلا تُشْرِكُوا بِهِ شَيْئاً وَبِالْوَالِدَيْنِ إِحْسَاناً] النساء: من الآية36]

“Adorai a Allah e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência os vossos pais.” (4:36).

E diz:
ووصينا الإنسان بوالديه حملته أمه وهنًا على وهن وفصاله في عامين أن اشكر لي ولوالديك إلى المصير] لقمان: 14].

“E recomendamos ao ser humano a benevolência para com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e a sua desmama é aos dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque o retorno será a Mim.” (31:14).

E diz:
ووصينا الإنسان بوالديه إحسانًا حملته أمه كرهًا ووضعته كرهًا وحمله وفصاله ثلاثون شهرًا] الأحقاف: 15].

“E recomendamos ao ser humano benevolência para com os seus pais. Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do seu parto. E da sua concepção até à sua ablactação há um espaço de trinta meses.” (46:15).

O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) recomendou o respeito aos pais, dizendo: “Quem quiser ter uma vida abençoada e ter a sua riqueza aumentada deve respeitar os pais e estreitar os laços de parentesco.” (Narrado por Ahmad).

Ele também disse: “Que seja humilhado, que seja humilhado, que seja humilhado.” Perguntaram-lhe: “Quem, ó Rassulullah?” Ele respondeu: “Aquele que vê os pais atingirem idade avançada e não consegue entrar no Paraíso (por não os servir).” (Narrado por Musslim).

É dever de todo muçulmano que respeito os pais e os trate bem. Entre as regras do tratamento aos pais, citamos: Amá-los e ser benevolente com eles. O muçulmano está consciente de que ele tem uma dívida muito grande para com os pais devido ao trabalho árduo que tiveram para educá-lo. Por mais empenho que tenha, não consegue pagar nem uma parte de sua dívida.

Um homem foi ter com o Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) e lhe disse: “Ó Rassulullah, carreguei a minha mãe nas costas por dez quilômetros, num calor imenso. Será que paguei a minha dívida com ela?” O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Nem a uma só dor do parto.”

O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse, ainda: “Quem satisfazer aos pais estará satisfazendo a Allah, e quem descontentar aos pais estará descontentando a Allah.” (Narrado por Bukhári).

O obedecê-los: O muçulmano obedece aos pais em tudo que eles ordenam a não ser se o ordenarem desobedecer a Allah, porque não se pode obedecer a qualquer criatura para se desobedecer ao Criador.

O ser responsável por eles: O muçulmano se responsabiliza pelos
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,427,864 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3