Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras durante as Festividades
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras durante as Festividades
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso



No dia do ‘Id Abu Bakr Assidik (que Allah esteja satisfeito com ele) foi ter com sua filha, Aicha (que Allah esteja satisfeito com ele) e ela estava com duas servas dos ansar, entoando cânticos das poesias de seus povos sobre a guerra de Bu’as (Uma guerra que houve entre os Aus e os Khazraj antes do Islam) Abu Bakr disse: “Será que o Satanás passou pela casa do Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz)? O Rassulullah disse: “Ó Abu Bakr, cada povo tem o seu ‘Id, e esse é o nosso.” (Bukhári).
Allah, o Altíssimo, estabeleceu duas festividades para os muçulmanos: o ‘Id do Desjejum (fitr) e o ‘Id do sacrifício (Adh-há), do encerramento da peregrinação. As festividades dos muçulmanos interpretam a sua alegria e felicidade pelo que Allah lhe agraciou de bom sucesso e por tê-los auxiliado na Sua obediência. Allah , o Altíssimo, diz: “Dize: Contentai-vos com a graça e a misericórdia de Allah! Isso é preferível a tudo quanto entesourarem.” (10:58).
As boas condutas pelas quais zelamos no dia do ‘Id são:
A vivificação da véspera do ‘Id com orações e recordações de Allah: A véspera do ‘Id é uma das noites abençoadas em que as bênçãos e as recompensas são aumentadas. Por isso, é dever do muçulmano de zelar, na véspera do ‘Id a recordar de Allah, permanecer em vigília e praticar orações para se auferir a satisfação de Allah, exaltado seja. Deve banhar-se, perfumar-se e vestir as melhores roupas. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), ao sair para a oração do ‘Id vestia as melhores roupas. O Hassan Ibn Áli (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) nos ordenou a vestirmos durante os dois ‘Ids, as roupas mais belas e melhores roupas. O Rassulullah usava as suas melhores roupas durante os dois ‘Ids.” (Hákim).
O quebrar o jejum antes de se sair de casa para a oração do ‘Id: É tradicional que o muçulmano coma tâmares em número ímpar antes de sair para a oração do ‘Id Al Fitr, e atrasar a comida até retornar da oração do ‘Id al Adh-há. Ele come de sua dhahiya (animal de sacrifício) se for sacrificar um. Buraida (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava não sair para a oração do ‘Id Al Fitr (do desjejum) antes de comer algo, e não comia no ‘Id AL Adh-há até depois da oração.” (Tirmizi).
Anas Ibn Málik (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava quebrar o jejum com tâmaras no dia do ‘Id Al Fitr, antes de ir para a oração. (Tirmizi).
O Entoar o Takbir (Allahu Akbar) no caminho para o local da oração: O muçulmano acorda cedo nos dias do ‘Id. Pratica a oração da Alvorada e, então, vai para o local da oração. No dia do ‘Id AL Adh-ha o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “A primeira coisa que fazemos nesse dia é praticarmos a oração, então retornamos para abatermos o animal de sacrifício.” (Bukhári).
Praticar a oração em local aberto: É tradicional cumprir a oração do ‘Id em locais abertos e amplos, a menos que haja uma desculpa como chuva ou coisa similar. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava sair para praticar a oração do ‘Id em lugar aberto. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) só praticou a oração do ‘Id uma só vez na sua Mesquita por causa da chuva. Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que, na época do Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) choveu num dia do ‘Id. Por isso, o Rassulullah praticou a oração na mesquita. (Ibn Mája).
A participação das mulheres e das crianças: É meritória a participação das mulheres e das crianças nas orações dos ‘Ids. A ansarita, Ummu ‘Atiya (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) nos ordenou a participarmos, jovens e senhoras, da oração, com exceção das menstruadas. (Bukhári).
Atrasar a oração do ‘Id Al Fitr e apressar a oração do ‘Id Al Adh-há: Isso para que a zakat chegue ao pobre antes do ‘Id, alegrando-se com ela juntamente com os filhos. Deve apressar a oração do ‘Id Al Adh-há para que as pessoas tenham tempo de abater os animais de sacrifício.
O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava praticar a oração do ‘Id AL Fitr vinte minutos após o nascer do sol, aproximadamente, e a oração do ‘Id AL Adh-há dez minutos após o nascer do sol, aproximadamente.
Não se faz azán ou icáma para a oração do ‘Id: Jáber Ibn Samura (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “Pratiquei as orações dos dois ‘Ids mais de uma vez e ele não fazia azán nem icáma.” (Tirmizi).
Não se deve praticar oração antes ou depois da oração do ‘Id: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) e seus companheiros não praticavam nenhuma oração ao irem para o local da oração antes ou depois da oração do ‘Id. Ibn Abbás (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) saiu para, no dia do ‘Id e praticou uma oração de duas unidades, e não praticou nenhuma oração nem antes nem depois dela. (Muttafac alaih)
O sentar-se para se ouvir o sermão após a oração: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava ir para o local da oração nos dias do ‘Id Al Fitr e Al Adh-há e começava sempre com a oração. Então, se erguia, de frente para as pessoas, estando elas sentadas em suas fileiras, e os admoestava, aconselhava-os e os
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,805 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3