Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 1 de 3)
Tamanho da Fonte
Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 1 de 3)

Descrição: Só existe um único Deus.  Não ver essa realidade resultará em uma realidade final e muito dura no Dia do Juízo.  Deus dá alertas contínuos e nos convida a pensar e ponderar.

Por Aisha Stacey (© 2017 IslamReligion.com)

 

Introdução

Chapter-6,-Al-Anam-(The-Cattle)-(part-1-of-3).jpgO capítulo seis do Alcorão é chamado O Gado. Algumas traduções usam a palavra rebanho, mais abrangente.  O título vem da discussão sobre rebanhos nos versículos 136-39.  Esse capítulo de 165 versículos foi revelado em Meca.  De maneira semelhante aos outros capítulos revelados em Meca, constatamos a ênfase no monoteísmo ou Unicidade de Deus.  O nome de Deus, Allah, é mencionado setenta vezes nesse capítulo, enquanto que idolatria e politeísmo são fortemente condenados.

Versículos 1-10 As coisas que ironizam podem se tornar sua realidade

Todos os louvores são para Deus e, ainda assim, os descrentes estabelecem parceiros ou iguais para Deus.  Foi Ele Quem criou os céus e a terra, a escuridão e a luz.  Deus criou a humanidade da argila e apontou um tempo para a morte e um tempo para a ressurreição.  Você sabe que isso é verdade, mas ainda duvida e descrê.  Deus é a única deidade a ser adorada nos céus e na terra e Ele sabe os segredos que mantém, o que revela sobre si mesmo e o que você faz.  A revelação vem, mas a humanidade a rejeita.  Logo as coisas que eram ridicularizadas se tornarão a realidade.

Muitas gerações anteriores foram destruídas.  Eram firmemente estabelecidas e poderosas, mas fora destruídas por causa de seus pecados e substituídas por outras.  Se o profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, tivesse sido enviado com uma escritura que os descrentes pudessem tocar com suas próprias mãos, ainda a teriam chamado de mágica.  Pediram por um anjo, mas se um anjo tivesse vindo para o meio deles teria sido na forma de um ser humano, trazendo um julgamento do qual não teriam descanso.   Muitos mensageiros foram ridicularizados antes do profeta Muhammad, mas em todos os casos os próprios zombadores foram cercados e dominados pelas coisas que ironizavam.

Versículos 11-18 Deus tem o poder supremo. Tema-O

Olhe para a história da humanidade e veja o que aconteceu com aqueles que negaram a verdade quando foi revelada a eles.  Tudo quanto existe nos céus e na terra pertence a Deus, o Misericordioso.  Ele não pune por suas más ações imediatamente, mas você será chamado a prestar contas. O Dia do Juízo chegará.  Deus diz ao profeta Muhammad para informar às pessoas que foi ordenado a ser o primeiro entre eles a se submeter a Deus e não ser um dos politeístas. 

Se Deus o aflige com algo, não há nada que possa removê-lo além Dele e se Ele o abençoa, saiba que Ele tem poder sobre todas as coisas.  Ele é o Mestre Supremo, Sapientíssimo e Onisciente.

Versículos 19-30 Um alerta para os mentirosos e hipócritas

O profeta Muhammad invocou a Deus como testemunha entre si mesmo e os descrentes de que ele é um mensageiro de Deus e que o Alcorão foi revelado como um alerta para aqueles que alcançar.  Não existem deuses além de Deus e o profeta Muhammad conta aos descrentes que jamais associaria qualquer coisa a Deus.  Aqueles que receberam o Alcorão sabem disso.  Quem mente sobre Deus jamais terá sucesso.  Quando forem reunidos perante Deus e forem perguntados sobre os que associaram a Ele, continuarão a mentir. 

Também existem algumas pessoas que fingem ouvir quando o profeta Muhammad recita o Alcorão, mas Deus velou seus corações e bloqueou seus ouvidos.  Argumentam e chamam o Alcorão de um antigo conto, se afastam e encorajam outros a fazê-lo, mas prejudicam somente suas próprias almas.  Se pudessem ver como será quando estiverem diante dos fogos do Inferno, implorariam para retornar à vida e estarem entre os crentes.  A verdade é, se fossem enviados de volta repetiriam os mesmos erros e teriam o mesmo fim.  Porque são mentirosos que negam a Ressurreição.  Quando estiverem diante de Deus verão a realidade do que negaram.  Deus ordenará que provem a punição por negarem a realidade.

Versículos 31 – 35 Deus aconselha o profeta Muhammad

Os que negam o encontro com Deus estão completamente perdidos.  O Dia do Juízo chegará repentinamente e eles carregarão um enorme fardo em suas costas.  A vida desse mundo não é nada mais que um breve interlúdio; jogos e distração.   O que lhe fará perceber que é a morada eterna na Outra Vida que importa? Deus sabe que o profeta Muhammad sofre pela negação constante dos descrentes.  Não estão lhe chamando de mentiroso, diz Deus ao profeta Muhammad, estão negando as revelações de Deus.  Muitos profetas anteriores suportaram a rejeição e perseguição pacientemente e você sabe disso, diz Deus, e sabe que Meu socorro chegou no final.  Se for muito difícil para você suportar, então busque uma forma de levar-lhes um sinal melhor.  Deus podia tê-los feito todos crentes, se fosse Seu desejo.  Não esteja entre os ignorantes, pense sobre isso.

Versículos 36-41 Veja os sinais

Somente os que ouvem com atenção podem ouvir a verdade.  Quanto aos de mentes fechadas, mesmo quando forem trazidos de volta à vida no Dia do Juízo continuarão perguntando por que não viram um sinal.  Não compreendem os sinais ao seu redor.  Olhe para as comunidades de pássaros e animais. Elas são sinais.  Tudo foi determinado antecipadamente e nada foi deixado de fora.  Aqueles que rejeitam os sinais são surdos e estúpidos, alguns em escuridão total.  Deus guia alguns e deixa outros se desviarem.  Já considerou quem invocará quando o desastre ou a Hora fatídica chegar para você? Chamará somente a Deus e qualquer coisa que associou a Ele será esquecida.

Versículos 42 - 50 Fortes alertas

Muitas nações anteriores foram afligidas com sofrimento e adversários, para que pudessem aprender a humildade.  Foram enviados profetas para elas, mas não aprenderam a humildade.  Ao invés disso, seguiram os truques de Satanás e ignoraram os avisos.  A sorte veio e justo quando estavam colhendo os frutos, a ira de Deus desceu e foram varridos!

Se Deus tirasse sua audição, visão ou selasse seu coração, quem poderia devolvê-los a você? Deus repete Suas revelações de várias maneiras para ênfase e esclarecimento, mas ainda existem aqueles que se afastam e se recusam a ver.  Já considerou quem será destruído quando chegar a punição de Deus? Os profetas foram enviados para trazer boas novas e fortes alertas; quem os ouvisse não tinha nada a temer.  Os que permanecerem em negação serão destruídos.  O profeta Muhammad não possui os tesouros de Deus, nem sabe o que está oculto da humanidade, mas segue o que lhe foi revelado.  Aquele que é cego não é o mesmo que aquele que pode ver.  Pondere sobre isso.

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10991/capitulo-6-al-an-am-o-gado-parte-1-de-3/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,428,570 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3