Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 2 de 3)
Tamanho da Fonte
Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 2 de 3)

Descrição: Deus diz ao profeta Muhammad para usar o Alcorão, dá um forte alerta contra o politeísmo e o profeta Abraão pondera sobre o universo e descobre a Unicidade de Deus.

Por Aisha Stacey (©2017 IslamReligion.com)

 

Versículos 51-60 Deus sabe tudo

Deus diz ao profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, para usar o Alcorão para alertar as pessoas de que no Dia do Juízo não haverá barreiras entre eles e a punição, exceto Deus.  Deus enfatiza ainda que os pobres são os verdadeiros crentes e não devem ser ignorados por causa das pessoas ricas e influentes de Meca, que o profeta estava tentando convidar para o Islã.  Seria errado afastá-los; lembre-se de que Deus fez algumas pessoas como teste para a determinação de outras.  Deus sabe quem busca agradá-Lo e os que são gratos.  É misericordioso e perdoador com aqueles que se arrependem de suas más ações ou erros e se corrigem.  O caminho a seguir deve se tornar claro. 

O profeta Muhammad deve dizer-lhes que está proibido de invocar qualquer outro que não seja Deus e que ao fazê-lo, estaria perdido e seria um dos malfeitores.   Para o desafio dos descrentes que pedem que ele apresente uma punição, Deus pede ao profeta Muhammad que lhes diga que ele (profeta Muhammad) não tem autoridade para decidir.  Somente Deus decide isso.  

Somente Deus conhece o invisível e sabe o que acontece no universo.  Quando a menor das folhas cai, Deus sabe.  Não há um só grão no seio da terra que Deus desconheça e não esteja registrado no Livro lúcido.  É Deus que toma suas almas à noite enquanto dorme e as retorna a cada manhã, para que prossiga com sua vida.  No final retornará a Deus e Ele lhe dirá tudo sobre sua vida.

Versículos 61-70 Adorai a Deus e seja grato

Deus reina supremo.  Envia anjos da guarda e que registram tudo de bom e de mau até que a morte chegue.  Na hora da morte, o Anjo da Morte e seus assistentes - que nunca falham em seus deveres - levam a alma.  As almas são retornadas a Deus, que é rápido na prestação de contas e no julgamento.  Em meio a calamidades e confusão as pessoas se voltam para Deus em terror silencioso, pedindo ajuda ou proteção e prometendo serem gratas.  Mas quando o socorro chega, persistem na adoração de algo além de Deus. 

É Deus que tem o poder de enviar calamidades de cima ou de baixo, ou cercá-lo de confusão ou violência.   Isso é explicado nas revelações de várias maneiras, para que possam compreender, mas ainda assim rejeitam a verdade do Alcorão.  Quando o fim se aproximar, você entenderá.  Afaste-se dos que argumentam sobre o Alcorão; se Satanás o fizer esquecer, pare assim que perceber e se afaste.  Os virtuosos não prestarão contas pelos malfeitores, mas suas ações podem servir de lembrete.  Deixe a companhia daqueles que tomam sua religião por um jogo e que estão iludidos pela vida desse mundo.  Entretanto, use o Alcorão para lembrá-los de que uma alma condenada terá uma punição dolorosa.

Versículos 71-73 Ídolos não beneficiam

Os crentes devem perguntar aos politeístas se teriam benefício ao invocar por outro além de Deus, que não pode nem prejudicá-los, nem beneficiá-los! Por que dariam as costas para Deus, se foram guiados para o caminho correto?  Deveriam ser como uma pessoa que Satanás desorientou e foi deixada vagando no deserto, enquanto seus amigos do caminho correto chamam por ela?  Não! A orientação de Deus é a única orientação.  Os crentes receberam ordem de se submeterem, estabelecerem a oração e serem conscientes de Deus, porque O enfrentarão no Dia do Juízo.  Deus criou o universo com um propósito verdadeiro.  Naquele dia será dito "Sê" e será (o Dia do Juízo).  Quando a trombeta for soada, Ele terá todo o controle e poderá ver o que é visível e o que é invisível.

Versículos 74-83 Profeta Abraão pondera sobre o universo

O profeta Abraão confrontou seu pai sobre a adoração de ídolos.  Deus mostrou a Abraão os domínios dos céus e da terra para torná-lo um dos verdadeiros crentes.  À noite ele viu uma estrela e se perguntou se era Deus, mas a estrela se desvaneceu e ele soube que não era Deus.  Quando a lua surgiu olhou para ela e se perguntou se poderia ser Deus, mas ela se pôs. Clamou que se Deus não o guiasse, seria um dos desviados.  Então ponderou sobre o sol e pensou que devia ser Deus porque era grande e brilhante, mas ele se pôs.  Abraão sabia que esses corpos celestiais eram criações de Deus, afastou seu rosto de ídolos e prometeu adorar somente o Deus Único.

O povo do profeta Abraão argumentou contra ele, mas ele sabia que não podiam causar-lhe mal a menos que Deus quisesse.   Perguntou-lhes: "Como posso temer o que associaram a Deus, quando não temem terem associado parceiros a Ele sem qualquer evidência?" Quem deve se sentir mais seguro? Claro, aqueles que temem a Deus e não associam nada a Ele.  Esse foi o argumento que Deus deu ao profeta Abraão para usar contra seu povo.  Deus eleva a posição de quem desejar.

Versículos 84 - 90 Legado de Abraão

Abraão recebeu Isaque e Jacó e Deus os guiou, assim como havia guiado Noé.  Os descendentes do profeta Abraão incluem muitos profetas: Moisés, Aarão, José, Jó, Davi, Salomão, Zacarias, João, Jesus e Elias, Eliseu, Ismael, Jonas e Ló.  Todos foram virtuosos.  Também foram escolhidos e guiados para o caminho correto.  Se algum deles tivesse adorado outro além de Deus, suas ações teriam se tornado nulas.  Entre eles havia os que foram incumbidos de uma Escritura.  Deus diz ao profeta Muhammad que essas foram pessoas que seguiram a orientação. Então siga a orientação delas e diga ao seu povo que não pede pagamento, mas está apenas dando um lembrete para o mundo.

Versículos 91 Torá também foi revelado por Deus

Essas pessoas não valorizam Deus. Dizem que Ele nunca revelou nada para um ser humano.  Pergunte a eles quem enviou o Torá para Moisés? Foi uma luz e orientação, mas o transformaram em páginas separadas e mantiveram algumas ocultas.  Continha conhecimento que desconheciam.  Se não responderem a sua pergunta, deixe-os absortos em seus argumentos vãos.

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/11000/capitulo-6-al-an-am-o-gado-parte-2-de-3/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,428,569 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3