Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 92, Al-Layl (A Noite)
Tamanho da Fonte
Capítulo 92, Al-Layl (A Noite)

Descrição: Imagens duplas: aqueles que se esforçam para agradar a Deus e aqueles que preferem se afastar de Sua orientação.

Por Aisha Stacey (© 2019 IslamReligion.com)

 

https://amazingsky.files.wordpress.com/2012/08/perseid-meteors-over-lake-minnewanka-aug-12-2012.jpgIntrodução

A Noite é um capítulo curto no final do Alcorão que foi revelado em Meca.  Contém 21 versículos curtos e acrescenta mais uma dimensão aos fundamentos básicos do Islã que são encontrados em todos os capítulos de Meca.  O assunto é muito parecido com o do capítulo anterior, portanto os estudiosos deduziram que eles foram revelados aproximadamente no mesmo período de tempo.  Ele analisa dois modos diferentes de vida e explica o contraste entre seus objetivos principais.  Deus adverte que há consequências para qualquer caminho que uma pessoa escolha seguir.  Portanto, Ele nos oferece orientação para nos ajudar a fazer as escolhas corretas.  

Versículos 1 - 3 Três juramentos

Pela noite quando desce e cobre tudo com escuridão, e pela aparição do dia luminoso e radiante, e por Aquele que criou o macho e a fêmea.  Deus começa este capítulo com uma série de três juramentos.  Deus jura pelo dia e pela noite e os descreve com eloquência.  A noite cai e esconde tudo, mas depois o dia, em seu brilho, descobre e revela tudo. 

Duas visões contrastantes da natureza cíclica da criação são seguidas rapidamente pelo contraste entre macho e fêmea.  Deus criou o universo e Ele define seu propósito.  E é Deus Quem é responsável pela criação de homens e mulheres.  Eles não foram criados em vão e não foram criados para levar uma vida sem propósito. 

Versículos 4 - 7 Aqueles no caminho certo

Seus esforços são diversos; eles diferem muito e chegam a conclusões muito diferentes.  Em primeiro lugar, há a pessoa que é caridosa, consciente de Deus e que acredita em bondade.  Deus facilitará o caminho dessa pessoa.  A bondade inclui a atitude correta em relação à crença, boas maneiras e moral.  A pessoa no caminho correto é generosa com o que Deus providenciou, reconhece e está atenta à misericórdia e generosidade de Deus, e se comporta de maneira condizente com um crente em Deus.

Isso implica que a pessoa que se esforça para agradar a Deus encontrará sua vida se desdobrando com a facilidade que caracteriza a natureza do universo, tudo se movendo da maneira para a qual foi projetado.  O dia segue a noite com uma harmonia sem fim.  A pessoa justa encontra um caminho que leva à dignidade e satisfação.

Versículos 8 - 11 Aqueles que escolhem o caminho errado

Por outro lado, temos a pessoa que é mesquinha e se considera autossuficiente e que não precisa de Deus.  Não acredita em bondade.  Deus facilitará sua passagem para a dificuldade.  E sua riqueza não será de utilidade quando cair de cabeça no Inferno.  Esta é a pessoa que não sacrifica nada por Deus, não é generosa com a riqueza que Deus lhe forneceu e não crê nas mensagens e advertências que Deus enviou a ela e a toda a humanidade.  Deus dificulta seus esforços; ela pode pensar que está se tornando bem sucedida, mas está gravemente equivocada.  Deus a privou dos prazeres que deveriam advir de seus esforços diários.  Ela está sempre em guerra com sua natureza, com sua consciência, com as leis feitas pelo Criador e com a sociedade em que vive.  Quando ele se esforça para satisfazer seus próprios interesses e desejos de todas as maneiras possíveis, transgride todos os limites morais de honestidade e nobreza, e quando as pessoas com quem interage são prejudicadas por ela, se sente desonrada aos seus próprios olhos e tem que se chocar a cada passo com a sociedade em que vive.   Quando sua descida íngreme começar, verá que não pode fazer uso da riqueza que acumulou.  Prosperidade nesta vida não é uma indicação de sucesso na outra vida. 

Versículos 12-13 Deus fornece orientação

Deus decreta que cabe a Ele orientar a humanidade.  Este mundo e o próximo pertencem a Deus; Ele é o começo e o fim.  Todos os lugares e todos os momentos fazem parte do domínio de Deus.  Ele enviou profetas a todas as nações para lhes mostrar a verdade e a melhor maneira de viver. 

Se uma pessoa busca a bondade deste mundo, somente Deus pode provê-la e se busca o lar na vida após a morte, é Deus Quem provê isso também.  Um aspecto da misericórdia de Deus é que Ele certamente fornece orientação para quem sinceramente a busca. 

Versículos 14 - 17 Um aviso

Portanto, Deus diz, estou avisando sobre o fogo ardente.  Os indivíduos mais perversos que negaram a verdade e se afastaram entrarão no fogo violento.  No entanto, as pessoas justas e piedosas serão mantidas longe disso.  Novamente, uma distinção harmoniosa entre as recompensas por fazer o que é certo e a punição por escolher se comportar de maneira errada.  Aquele que não responde quando Deus o chama com clara orientação, enfrentará as consequências.  Estas são as pessoas mais miseráveis ​​porque não há miséria pior do que enfrentar os fogos do Inferno.   Em contraste, aqueles que respondem quando Deus chama terão uma recompensa feliz.

Versículos 18 - 21 Aqueles que estão satisfeitos

A pessoa que doa generosamente da sua riqueza como uma maneira de se purificar e agradar a Deus, e sem esperar ou pretender que sua generosidade seja retribuída de qualquer maneira terrena, logo ficará muito satisfeita com a generosidade de Deus.  De fato, ficará bem contente, satisfeita com sua religião e com seu destino.  Essa pessoa ficará bem satisfeita com sua vida neste mundo e sua recompensa no Além.  Deus ficará satisfeito com ela e Ele a abençoará.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/11220/capitulo-92-al-layl-noite/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2019, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,203,905 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3