Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 94, Ash-Sharh (A Abertura)
Tamanho da Fonte
Capítulo 94, Ash-Sharh (A Abertura)

Descrição: Um capítulo dirigido ao profeta Muhammad.  Demonstra o amor de Deus por ele e traz as boas novas de um alívio vindouro.

Por Aisha Stacey (© 2019 IslamReligion.com)

 

Introdução

https://rendering.ru/media/catalog/product/cache/1dc054dad79ef2da273ae03dc370a2cb/i/t/itrees-palms-03.jpgEste é um capítulo curto de oito versículos revelado em Meca; seu título, A Abertura ou Expansão é tirado do primeiro versículo.  Foi revelado logo após o capítulo anterior, As Horas da Manhã, e é uma continuação da tranquilidade e encorajamento dado ao Profeta Muhammad, que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele.  Isso nos dá um vislumbre do amor de Deus pelo Profeta Muhammad e explica as medidas que Ele adotou por preocupação com Seu mensageiro.  Há também as boas novas de que o alívio virá em breve para o Profeta Muhammad. 

A transmissão da mensagem causou uma grande mudança na vida do Profeta Muhammad; a mesma sociedade que anteriormente o tinha em grande honra, de repente se tornou hostil.  Ele estava acostumado a ser tratado com respeito e agora estava sendo coberto de insultos.  A cada passo ele enfrentava novas dificuldades.  Embora o Profeta Muhammad tivesse se acostumado às novas condições, os estágios iniciais foram muito desencorajadores.  Consequentemente, este e o capítulo anterior foram enviados para consolá-lo e encorajá-lo.

Versículo 1 Iluminando o caminho do Profeta Muhammad

O profeta Muhammad ficou perturbado; havia muitos obstáculos colocados em seu caminho e as dificuldades de sua missão pesavam muito em seu coração.  Ele sentiu como se precisasse de ajuda e Deus providenciou este discurso reconfortante.   Deus se dirigiu ao Seu amado mensageiro dizendo: "Não expandimos o seu peito?" Deus colocou a mente do profeta Muhammad à vontade em relação à mensagem e sua missão.  Deus iluminou seu caminho e facilitou sua jornada.  Deus assegura ao Profeta Muhammad que está com ele em todas as dificuldades.  Deus, em poucas palavras, explica que o Profeta Muhammad foi abençoado com orientação e luz, e a submissão foi facilitada, assim não há necessidade de aflição e preocupação.

Versículos 2 e 3 Reduzindo o fardo do Profeta Muhammad

Assim como Deus expandiu o peito do Profeta Muhammad de tal maneira que ninguém jamais sentiu tal alívio; agora Ele alivia o fardo que pesa sobre as costas do Profeta Muhammad, a ponto de parecerem como se fossem rachar, de uma maneira planejada especialmente para ele.

O conforto veio na forma de aliviar o coração do Profeta Muhammad e enchê-lo de orientação para que o caminho para cumprir sua missão se tornasse claro.  A revelação do Alcorão ajudou-o a entender e explicar a verdade da mensagem, de modo que ela não era mais um fardo que pesava sobre ele, mas sim algo que se tornava cada vez mais leve.

Versículo 4 Exaltação do Profeta Muhammad

No início da missão do Profeta Muhammad, os habitantes de Meca, que se recusaram a atender seu chamado, tentaram de tudo para difamá-lo.  No entanto, isso só fez seu nome se espalhar para regiões mais distantes.  Deus exaltou o Profeta Muhammad acima daqueles na terra e em todo o universo.  Sua reputação tornou-se muito elevada quando seu nome começou a ser mencionado, associado ao nome de Deus.  Não há Deus senão Deus e Muhammad é o mensageiro de Deus.  Este grau de exaltação não é concedido a nenhum outro ser humano agora, no passado ou no futuro.  O fato de que o Profeta Muhammad foi escolhido para a tarefa de propagar a mensagem de Deus é uma exaltação que não pode ser aspirada por qualquer outra pessoa.

Deus decretou que século após século, geração após geração, milhões de pessoas em todo o mundo honrarão o nome de Muhammad, Mensageiro de Deus.  Eles o honram com orações por paz e bênçãos.  Ao exaltar o nome do profeta Muhammad, Deus demonstrou Seu amor por ele. 

Versículos 5 e 6 Facilidade após cada dificuldade

Deus informa ao Profeta Muhammad que esses tempos ruins não durarão para sempre.   Uma incrível quantidade de facilidade será associada a todas as dificuldades.  Esses dois versículos enchem os corações da humanidade com gratidão e esperança.  Do mesmo modo que Deus facilita o fardo do Profeta Muhammad com essas palavras de conforto, Ele também ameniza a dor que sentimos.  A dor e o peso do coração do Profeta Muhammad não são comparáveis ​​às dores da humanidade quando passamos por nossas provações e tribulações, mas Deus trata a todos com bondade e nos ensina lições no modo como Ele lidou com Seu mensageiro.

A incrível facilidade só chegará depois que você passar por alguma dificuldade.  Estudiosos sugerem que Deus estava preparando o Profeta Muhammad para a difícil jornada de cumprir sua missão, mas também lhe dizendo que a vitória estava garantida.  Segundo a gramática árabe, estas são duas frases que descrevem uma dificuldade.  Com cada dificuldade vem duas facilidades, ambas surpreendentes e capazes de dominar ou eliminar as dificuldades.  Os tempos ruins não duram para sempre, de fato, o modo como as dificuldades e a facilidade são mencionadas juntas sugere que as dificuldades não estão presentes sem que a facilidade esteja logo atrás.  

Versículos 7 e 8 Ansiando por Deus e buscando consolo Nele

Deus diz ao Profeta Muhammad que quando ele terminar o difícil trabalho que o consome de dia, poderá fazer o que ansiava fazer.  Adorar Deus.  Essa devoção e dedicação ao seu Senhor lhe proporcionará conforto e fortalecerá para enfrentar quaisquer dificuldades que possam surgir no dia seguinte.  Há estudiosos que acreditam que isso também se refere à morte do Profeta Muhammad.  Quando seu grande trabalho foi concluído, ele foi capaz de fazer o que queria fazer o tempo todo.  Estar com Deus e adorá-Lo.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/11239/capitulo-94-ash-sharh-abertura/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2019, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,045,930 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3