Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Profeta Muhammad SAAW » Cinco antes de cinco
Tamanho da Fonte
Cinco antes de cinco

FiveBeforeFive.jpgSou apenas eu ou o tempo parece estar passando mais rápido ultimamente?  Um minuto e 2010 e no segundo estamos na segunda metade de 2012.  Não importa o quanto queiramos desacelerar o tempo, ele continua a seguir em frente, um segundo, um minuto e uma hora de cada vez.  Os dias passam e parecem minutos.  Antes do trabalho do dia começar já é noite.  Deus menciona esse fenômeno em vários lugares ao longo do Alcorão.

 

Eles dirão: "Estivemos um dia, ou parte dele! Interrogai, pois, os encarregados dos cômputos." (Alcorão 23:113)

"Um deles disse: Quanto tempo permanecestes aqui? Responderam: Estivemos um dia, ou parte dele! Outros disseram: Nosso Senhor sabe melhor do que ninguém o quanto permanecestes." (Alcorão 18:19)

O tempo passa rapidamente e quando estivermos diante de Deus no Dia do Juízo parecerá como se tivéssemos vivido, sonhado e adorado por menos de um dia.  Parecerá como se tivéssemos adorado nosso Criador por pouquíssimo tempo e da forma mais apática.  Sabemos que muitos de nós imploraremos a Deus por mais tempo, tempo para corrigirmos nossas ações e tempo para adorar de melhor forma.

(Quanto a eles, seguirão sendo idólatras) até que, quando a morte surpreender algum deles, este dirá: "Ó Senhor meu, mande-me de volta (à terra)" (Alcorão 23:99)

O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, reiterou isso para nós. O tempo não desacelerará e não poderemos voltar para corrigir os erros que fizemos, portanto, nos aconselhou a tirar proveito de cinco, antes de cinco.

"Tire proveito de cinco pontos antes de outros cinco pontos: sua juventude, antes que se torne idoso; sua saúde, antes que fique doente; sua riqueza, antes que fique pobre; seu tempo livre, antes que fique ocupado; e sua vida, antes de sua morte."

Somos aconselhados a tirar proveito do tempo que temos.  Quando somos jovens damos nossa juventude e energia como certos. Sentimos como se tivéssemos todo o tempo no mundo, amanhã, amanhã, amanhã.  Mas o amanhã chega devagar e uma das primeiras coisas que perdemos é nossa juventude.  Um cabelo branco aparece, uma dor incômoda nas costas ou no ombro ou em um joelho.  À medida que a idade se aproxima, as pessoas acham difícil realizar até mesmo os atos obrigatórios de adoração.  Quando é impossível curvar nossos joelhos e colocar nossa cabeça no chão em submissão, queremos apenas ser capazes de fazer uma oração extra, jejuar um dia extra da maneira que fazíamos quando éramos jovens e cheios de energia.  O jovem deve tirar proveito de sua juventude antes que a idade a leve embora. A energia sem fim que costumávamos ter para ajudar os outros e obter o máximo de recompensas.

Um crente deve também tirar proveito de sua saúde antes de ser vencido pela doença, idoso ou não. Mesmo os jovens são afetados pela má saúde e ferimentos que tornam impossível adorar da maneira que gostaríamos. Deus e o profeta Muhammad enfatizaram os benefícios e recompensas de um crente experimentar dor e sofrimento. Entretanto, quando uma pessoa sofre com má saúde, percebe o quanto os seres humanos são frágeis. O profeta Muhammad nos lembra que não sabemos quando nossa saúde será tirada de nós. Um dia temos toda nossa força e faculdades mentais, no outro podemos estar dependendo de outras pessoas até para as coisas mais simples.

A riqueza é outra bênção que vem de Deus.  Um crente deve dar o máximo possível em caridade enquanto houver algo para dar.  Tendemos a pensar na caridade como dinheiro, mas ela não está confinada a questões monetárias. Doamos nossas mãos, nosso tempo, nosso conhecimento e nosso dinheiro.  Doamos até nosso sorriso. Entretanto, devemos usar nossa riqueza monetária para adorar e agradar a Deus, antes que seja tirada de nós. Não temos jeito de saber quando Deus considerará adequado remover nossa riqueza. As pessoas estão ricas um dia e sem moradia no outro.  Devemos gastar nossa riqueza em nome de Deus antes que não tenhamos meios para fazê-lo.  E isso não ficará sem recompensa.

O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas, contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo. (Alcorão 2:261)

O tempo livre que cada um possui é outra grande bênção de Deus, independente do quanto achemos que somos ocupados. Passar esse tempo de maneira sábia significa não gastá-lo em atividades infrutíferas e que não têm benefício.  Até o mais simples dos atos pode se tornar valioso simplesmente por fazê-lo em nome de Deus. Se nos libertarmos de atividades inúteis que desperdiçam o nosso tempo, é possível aumentar o tempo de nossos atos religiosos.  Quando uma pessoa faz uma escolha sábia, os atos mundanos também podem ser feitos em nome de Deus.  Lembre-se que o tempo se move inexoravelmente adiante.  Faça hoje, porque pode não haver um amanhã.  Use seu tempo livre sabiamente antes que a vida fique repleta de obrigações mundanas e sem benefícios, a menos que viva cada momento para agradar a Deus.

A última coisa que fomos aconselhados a tirar proveito foi da vida, antes que a morte chegue. Toda manhã devemos agradecer a Deus por outro dia. Cada dia é uma chance de fazer o bem; dar caridade, adorar um pouco mais, com mais intensidade ou de uma maneira melhor.  É uma chance de espalhar alegria, sorrisos, e dar aquele dinheiro a mais em caridade. É uma chance de realizar incontáveis atos aleatórios de gentileza.  Tornamo-nos relaxados sobre a realidade da morte.  Em algum ponto, talvez em questão de horas, minutos ou até segundos, nossa vida será tirada de nós.  O profeta Muhammad nos aconselhou a tirar proveito do tempo que temos.  Faça o que pode fazer agora, não amanhã, porque amanhã pode nunca chegar.

Esse lembrete do profeta Muhammad lida com a responsabilidade, sabedoria, previsão e gestão do tempo, mas não é a única vez que nos lembra da importância de estarmos cientes de nossas bênçãos e usá-las para nosso próprio proveito.  Somos constantemente lembrados ao longo do Alcorão e das tradições do profeta que o tempo corre e todas as coisas pequenas que fazemos podem se tornar uma fonte de grande recompensa.  O profeta Muhammad também disse: "Três coisas seguem o falecido [ao seu túmulo], duas delas retornam e uma permanece com ele. A família, riquezas e as ações o seguem, e enquanto sua família e riqueza retornam, suas ações permanecem com ele."[1]

 
Notas de rodapé:

[1] Saheeh Al-Bukhari

http://www.islamreligion.com/pt/articles/5209/cinco-antes-de-cinco/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,395,088 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3