Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Adoração e Prática » Definindo a hora em que a súplica é respondida na sexta-feira
Tamanho da Fonte
Definindo a hora em que a súplica é respondida na sexta-feira

https://amp.khaleejtimes.com/assets/png/KT2512982.PNG

 

A Sunnah autêntica indica que há um horário na sexta-feira em que a du’a pode ser respondida, e não há nenhum muçulmano que peça o bem a Allah naquele momento, sem que Ele o atenda. Como é dito no hadith narrado por al-Bukhari (5295) e Muslim (852) de Abu Hurairah, que disse: Abu'l-Qaasim (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Na sexta-feira há uma hora em que, se um muçulmano orar naquele momento e pedir a Allah por algo bom, Ele o dará.”

Há muitos pontos de vista a respeito de qual é esse momento. As mais corretas são duas visões:

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O mais correto desses pontos de vista são dois que foram mencionados em ahadith autênticos, e um deles é mais provável do que o outro.

O primeiro é que vai desde o momento em que o imam se senta no minbar até o final da oração. A evidência para esta opinião é o relato que foi narrado por Muslim em seu Sahih (853) de Abu Burdah ibn Abi Mussa al-Ash'ari que disse: 'Abd-Allah ibn 'Umar me disse: “‘Tu ouviste teu pai narrando do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre a hora (especial) na sexta-feira?’ Eu respondi: ‘Sim, eu o ouvi dizer: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: É entre o momento em que o imam se senta, até que a oração termine.’”

At-Tirmidhi(490) e Ibn Maajah (1138) narraram de Kathir ibn 'Abd-Allah ibn 'Amr ibn 'Awf al-Muzani, de seu pai e de seu avô, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Na sexta-feira, há uma hora do dia em que ninguém pede algo a Allah, sem que Ele dê.” Foi dito: quando seria esta hora? Ele respondeu: “Quando o iqaamah para oração for dado, até que a oração termine”. [Shaikh al-Albaani disse: É da'if jiddan (muito fraco)].

A segunda visão é que é após o 'Asr, e esta é a mais correta das duas visões. Esta é a opinião de 'Abd-Allah ibn Salaam, Abu Hurairah, Imam Ahmad e outros.

A evidência para esta visão é o relato narrado por Ahmad em seu Musnad (7631) de Abu Sa'id al-Khudri e Abu Hurairah, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Na sexta-feira, há uma hora em que nenhum muçulmano pede o bem para Allah naquele momento, sem que Ele lhe dê, e é depois do 'Asr.” [Em Tahqiq al-Musnad está escrito: O hadith é sahih por causa de evidências que corroboram, mas este isnad é da’if (fraco)].

Abu Dawud (1048) e an-Nasaa'i (1389) narraram de Jaabir ibn 'Abd-Allah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Na sexta-feira há doze horas durante as quais não há muçulmanos que peçam a Allah por algo, sem que Ele lhes dê, então buscai a última hora após o 'Asr.” [Classificado como sahih por al-Albaani].

Sa’id ibn Mansur narrou em seu Sunan de Abu Salamah ibn 'Abd ar-Rahman que alguns dos companheiros do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se reuniram e falaram da hora (especial) na sexta-feira, então eles se separaram e não discordaram que é a última hora de sexta-feira. [al-Haafiz classificou seu isnad como sahih em al-Fath, 2/489]. (Nota: a última hora do dia, conforme o calendário lunar, é a hora imediatamente antes do pôr do sol. Portanto, a última hora do ‘asr.)

Em Sunan Ibn Maajah (1139) é narrado que 'Abd-Allah ibn Salaam falou: Eu disse, enquanto o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava sentado: Encontramos no Livro de Allah que na sexta-feira há uma hora em que nenhum servo crente ore e peça a Allah por qualquer coisa, naquele momento, sem que Allah supra sua necessidade.

'Abd-Allah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) apontou para mim, dizendo: "Ou alguma parte de uma hora." Eu disse: Tu estás certo, ou alguma parte de uma hora. Eu perguntei: Que hora seria? Ele respondeu: “São as últimas horas do dia”. Eu perguntei: Não seria a hora da oração? Ele respondeu: “De fato, quando um servo crente reza e depois se senta sem nada além da oração que o mantém, ele ainda está em um estado de oração.”

Classificado como sahih por al-Albaani.

Em Sunan Abi Dawud (1046), at-Tirmidhi(491) e an-Nasaa'i (1430) é narrado de Abu Salamah ibn 'Abd al-Rahman que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dia em que o sol nasce é sexta-feira. Nela Adão foi criado, nela ele foi enviado (à terra), nela o seu arrependimento foi aceito, nela ele morreu e nela começará a Hora. Não há nenhum ser vivo que não esteja em estado de apreensão na sexta-feira desde o amanhecer até o entardecer, temendo o início da Hora, exceto os gênios e a humanidade. Nela há uma hora em que nenhum muçulmano que ore ou peça a Allah o que necessita, sem que Ele conceda. Ka’b perguntou: Isso é um dia em cada ano? Eu respondi: Não, é toda semana. Ele disse: Ka'b leu o Tauraat (Torá) e disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou a verdade. Abu Hurairah disse: Então, encontrei 'Abd-Allah ibn Salaam e contei a ele sobre meu encontro com Ka'b, e 'Abd-Allah ibn Salaam disse: Eu sei que hora é esta. Abu Hurairah disse: Eu disse a ele: Fale-me sobre isso. ‘Abd-Allah ibn Salaam disse: É a última hora de sexta-feira. Eu disse: Como pode ser a última hora da sexta-feira quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Nenhum muçulmano que ore naquele momento”, mas não há oração naquele momento. 'Abd-Allah ibn Salaam disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) não disse: “Quem se senta à espera da oração está em estado de oração até que ore”? Eu disse: Então é isso.

At-Tirmidhi disse: Um hadith sahih hasan. Parte disso é mencionado em as-Sahihein. [Foi classificado como sahih por al-Albaani.] Fim da citação de Zaadul-Ma’aad (1/376).

Em segundo lugar:

De acordo com a visão de que é desde o momento em que o imam se senta até o final da oração (jumuah), isso não significa que aquele que está orando atrás do imam deve se distrair com du'a e não ouvir a khutbah, ao contrário, deve-se ouvir a khutbah e dizer “amin” à du'a do imam, e suplicar durante sua oração, ao prostrar-se e antes do taslim.

Ao fazer isso, ele terá oferecido du'a durante este tempo especial, e se ele também fizer a du'a na última hora após 'Asr, isso é ainda melhor.

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/82609/definindo-a-hora-em-que-dua-suplica-e-respondida-na-sexta-feira

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2021, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,870,755 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3