Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » A Crença do Muçulmano » Facetas da generosidade de Deus
Tamanho da Fonte
Facetas da generosidade de Deus

Deus diz:

Facets of God’s Generosity.jpg Ó humano, o que te fez negligente em relação ao teu Senhor, o Munificentíssimo, Que te criou, te formou, te aperfeiçoou, E te modelou, na forma que Lhe aprouve?" (Alcorão 82:6-8)

A pergunta nesse versículo é retórica.  Seu sentido é: "Não deveria agradecer a Deus e exaltar Seus louvores por essas bênçãos?" 

O profeta Salomão (que a paz esteja sobre ele) disse sobre o grande favor de Deus para com ele: "Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato. Pois quem agradece, certamente o faz em benefício próprio; e saiba o mal-agradecido que meu Senhor não necessita de agraciamentos, e é Generoso." (Alcorão 27:40) 

O nome de Deus al-Karim tem conotações numerosas, entre as quais: 

1.  Aquele que dá sem limites 

Da mesma forma, um ser humano é descrito como generoso se der aos outros livremente e com um coração alegre.  O Profeta, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, era um exemplo de generosidade humana, como foram todos os profetas. 

Uma vez perguntaram ao profeta Muhammad: "Quem foi a mais generosa de todas as pessoas?" 

Ele respondeu: "Um homem generoso que era o filho de um homem generoso, que por sua vez era o filho de um homem generoso que, mais uma vez, era o filho de um homem generoso: José, o filho de Jacó, o filho de Isaque, o filho de Abraão."[1] 

Deus é generoso e dá sem medidas para Seus servos.  Ele nos deu vida.  Ele nos deu nossas faculdades de audição e visão, nossos corações e membros, nossas forças e habilidades.  Em verdade: "E se contardes as mercês de Deus, não podereis enumerá-las." (Alcorão 14:34)

Ele nos dá tudo isso sem pedirmos ou agradecermos.  Na verdade, geralmente nem percebemos que nos foi dado coisa alguma.  A generosidade de Deus abrange aqueles que creem Nele e também aqueles que negam Sua existência.  Abraça o santo e o pecador, o sábio e o ignorante. 

2.  Aquele que dá e louva 

Deus somente é perfeito.  Também é absoluto em Sua independência, enquanto que toda a criação depende Dele.  Cada átomo do corpo humano precisa de Deus para sua existência.  Apesar de tudo isso, Deus não dá somente aos Seus servos, mas os louva e fala bem deles. 

Por exemplo, Deus fala sobre Jó (que a paz esteja sobre ele): "Encontramo-lo perseverante - que excelente servo! - Ele foi contrito." (Alcorão 38:44) 

Depois de testar o profeta Jó (que a paz esteja sobre ele) tirando dele o que havia previamente lhe dado, Deus louva o profeta Jó por sua paciência e constância, embora tudo que Deus dá e retém pertence somente a Ele.  Entretanto, quando a provação do profeta Jó terminou, Deus lhe restaurou o que ele tinha desfrutado anteriormente de Suas bênçãos e Deus o louvou. 

Quando um dos predecessores virtuosos leu esse versículo, ficou tocado e disse: "Abençoado seja Deus que dá e louva aqueles para quem Ele dá."

Da mesma forma, lemos no Alcorão quando Deus louva Seus profetas e outras pessoas virtuosas, referindo-se a elas como crentes, tementes a Deus, pacientes, piedosas, penitentes e puras.  É uma manifestação de generosidade verdadeira não só dar para aqueles que precisam, mas elogiá-los e falar bem deles. 

Deus disse ao profeta Salomão (que a paz esteja sobre ele) depois de lhe conceder o reino como nenhum outro: "Estas são as Nossas dádivas; prodigalizamo-las, pois, ou restringimo-las, imensuravelmente." (Alcorão 38:39)

3.  Aquele que dá antes de ser solicitado 

É generosidade verdadeira dar sem ser solicitado.  De fato, consideramos uma pessoa generosa aquela que dá livremente àqueles que pedem.  Fazer isso antecipadamente é ainda mais generoso. 

A maioria das bênçãos que Deus concede aos Seus servos é dada sem ser solicitada ou sem que estejamos cientes do quanto nos é dado.  De fato, Deus é Generoso e Magnânimo. 

4.  Aquele que cumpre todas as promessas, mas renuncia ao que é devido de outros 

Deus prometeu aos crentes o bem nesse mundo e uma vasta recompensa na Outra Vida.  Deus nunca quebra Sua promessa.  Ao mesmo tempo, Deus alertou aos pecadores sobre uma grande punição.  Entretanto, Ele fez desse assunto parte de Seu critério.  Punirá aqueles pecadores que julgar que deve punir e perdoará aqueles que julgar que deve perdoar. 

Um ser humano generoso é alguém que sempre cumpre uma promessa para algo bom, mas não dá prosseguimento a ameaças.  A generosidade de Deus é incomparavelmente maior que qualquer generosidade humana que possamos conceber e Ele é Perdoador e Misericordioso. 

5.  Aquele que nunca abandona um suplicante 

O Profeta Muhammad disse: "O seu Senhor Deus é o possuidor de modéstia e é generoso.  Quando Seu servo se volta para Ele com mãos estendidas, Ele se sente envergonhado de deixar aquele servo sem nada."[2]

Deus recompensa Seus servos por cada ato de súplica a Ele.  Isso porque nosso pedido a Deus é uma forma de adoração.  O Profeta Muhammad disse: "A súplica é adoração."[3]

Deus, portanto, sempre responde àqueles que suplicam a Ele com sinceridade. 

6.  Aquele que recompensa uma mera boa intenção, mas nunca pune uma má intenção a menos que seja seguida de uma má ação 

O Profeta Muhammad disse:

Deus estabeleceu todas as boas ações e todas as más ações e deixou claro (aos Seus servos) quais são elas.  Quem intencionar fazer uma boa ação, mas não a fizer, Deus a registrará como uma boa ação completa. 

Se intencionar fazê-la e levá-la adiante, Deus a registrará como algo entre dez a setecentas vezes o valor daquela ação. 

Se intencionar fazer uma má ação, mas não a fizer, Deus a registrará como uma boa ação completa. 

Se intencionar fazê-la e levá-la adiante, Deus a registrará como apenas uma única má ação."[4]

Finalmente, é da generosidade de Deus honrar as pessoas nesse mundo e na Outra Vida e fazer da nossa piedade um motivo de honra.  Deus diz: "De fato, o mais honrado entre vós aos olhos de Deus é o mais temente." (Alcorão 49:13)

É Deus Quem nos abençoa com nossa consciência de Deus e piedade.  Isso também é parte de Sua imensa generosidade.

 
Notas de rodapé:

[1] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

[2] Sunan al-Tirmidhi, Sunan Abi Dawud, Sunan Ibn Majah

[3] Sunan al-Tirmidhi, Sunan Abi Dawud, Sunan Ibn Majah, Sunan al-Nasai al-Kubra

[4] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10704/facetas-da-generosidade-de-deus/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,327,726 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3