Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Profeta Muhammad SAAW » Liderar com amor - o exemplo do nosso profeta
Tamanho da Fonte
Liderar com amor - o exemplo do nosso profeta

LeadingwithLove.jpgO amor é a chuva que sacia a sede da alma em tempos desolados em que o forte devora o fraco e os poderosos oprimem os destituídos. 

É por isso que o amor foi a abordagem escolhida pelo melhor da humanidade, aquele que Deus enviou como misericórdia para tirar as pessoas de toda forma de opressão. 

O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, era como Deus o descreve no Alcorão:

"Chegou-vos um Mensageiro de vossa raça, que se apieda do vosso infortúnio, anseia por proteger-vos, e é compassivo e misericordioso para com os crentes." (Surata al-Tawbah: 128)

Os companheiros do profeta o amavam.  Considere o caso no qual o profeta estava organizando as fileiras com sua bengala no dia da batalha de Badr.  Ele bateu no estômago de Sawad b.`Aziyyah enquanto o fazia e Sawad disse: "Você me causou dor e exijo restituição!"

O profeta lhe deu a bengala e disse: "Você pode retaliar."

Sawad imediatamente abraçou o Profeta e disse: "Ó Mensageiro de Deus! Enquanto estava na linha de batalha comecei a pensar sobre a proximidade da morte e foi meu desejo abraçá-lo antes disso."

Foi o amor pelo profeta que motivou o comportamento de Sawad. 

Foi o amor que fez a mulher da tribo de Banu Dinar perguntar sobre a condição do profeta, quando foi informada que o marido, irmão e dois filhos tinham morrido na batalha.  Quando lhe disseram que ele estava bem, ela pediu para vê-lo.  Quando o viu, declarou: "Desde que esteja bem, toda calamidade é uma coisa menor!"

Algum líder na história foi amado da maneira que os companheiros do profeta o amavam?

Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, tanto como profeta quanto como homem, amava as pessoas profundamente.  Isso por causa da misericórdia que Deus colocou no coração dele.  Ele também amava a mensagem a ser transmitida que lhe foi confiada e amava sua terra natal, Meca, e sua cidade adotada, Medina.  Amava o propósito nobre de sua vida.  Amava a si mesmo e, portanto, se assegurava de evitar tudo que fosse ignóbil. 

Aisha se questionava sobre a devoção do profeta quando em adoração, perguntando: "Por que se desgasta tanto quando Deus o perdoou por todos os seus pecados passados e futuros?"

Ele respondeu: "Não devo então ser um servo agradecido?"[1]

O segredo por trás do sucesso do profeta como líder, à parte da revelação que recebeu de Deus, foi que liderou por meio do amor.  Era amor verdadeiro que transbordava de seu ser e se espalhava para as pessoas ao redor dele. 

A mensagem que transmitia era de compaixão e misericórdia.  Toda pessoa razoável que a ouvia, a abraçava com total devoção.  A mensagem do profeta era de misericórdia e orientação para todos. 

É verdade que o profeta possuía uma gama completa de qualidades de liderança, como coragem, sabedoria, paciência, força e diligência.  Foi um exemplo a seguir em todos os aspectos da vida. 

Geralmente se assume que liderança, como conceito, é uma inovação ocidental.  Embora esse claramente não seja o caso, é verdade que no Ocidente a liderança é foco de pesquisa intensa e tópico de vários estudos acadêmicos.  É apropriado que estudemos as maneiras nas quais o profeta Muhammad foi um grande líder e a maneira como seus companheiros eminentes assumiram o manto da liderança depois dele. 

Se voltarmos nossa atenção para o tipo de liderança que existe no mundo árabe hoje, constatamos que segue o modelo de um regime militar: siga ordens e faça perguntas depois.  Essa abordagem pode ser adequada para uma operação militar, mas não é maneira de gerir um país.  Essa é uma abordagem destinada ao fracasso. 

A liderança do profeta Muhammad fornece um contraste acentuado.  Perguntaram ao professor John Adair em seu livro The Leadership of Muhammad (A liderança de Muhammad) em uma entrevista no rádio por que os líderes árabes são fracassos, enquanto que a liderança do profeta Muhammad foi tão bem-sucedida.  Adair respondeu que os líderes árabes de hoje lideram as pessoas pelo medo, quando deviam fazer o que o profeta Muhammad fez, que foi conquistar os corações das pessoas. 

Então acrescentou: "O líder do povo no mundo de hoje deve servir ao povo.  A liderança nos países árabes, entretanto, é uma questão de herança e aquisição de riqueza e poder."

O profeta Muhammad é nosso exemplo de como liderar em todos os aspectos da vida que exigem liderança.  Ele disse: "Os melhores líderes são aqueles que vocês amam e que os amam em troca.  Eles oram por vocês e vocês oram por eles."[2]

 
Notas de rodapé:

[1] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

[2] Saheeh Muslim

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10694/liderar-com-amor-o-exemplo-do-nosso-profeta/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,455,985 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3