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O que é o Testemunho da Fé
Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

O testemunho de fé é o critério definitivo pelo qual o homem é considerado um muçulmano ou um kafir. Este testemunho é o fundamento sobre o qual se assenta o Islam.

O conceito de vida, o universo e o homem advém dele e sobre ele está assentado e é nele que se baseia a mensagem de todos os mensageiros, começando por Noé e terminando com Mohammad (que a paz e a bênção estejam com eles). Diz Allah, o Exaltado:"Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos revelado que: Não há outra divindade além de Mim. Adora-Me e serve-Me!" (21:25)

Allah criou os homens e os gênios e o resto de Sua criação por conta do testemunho de fé, não há outra divindade além de Allah. Consequentemente, tudo neste universo se submete a Allah, a Quem pertence a criação e o domínio. Ele conhece todas as coisas.

O significado do testemunho de fé

O testemunho (La ilaha illa Allah) compreende dois conceitos: negação e afirmação.

Primeiro: o testemunho de fé nega o atributo da divindade em tudo e em todos que não sejam Allah, o Exaltado. Tudo que não seja Allah, como os anjos, os profetas e o resto da humanidade, sem falar nos ídolos e regimes políticos mundanos, não são deuses e nem merecem ser adorados. Assim, a negação a esse respeito não é a negação da existência de supostos deuses e sim a negação da divindade que é atribuída a eles.

Segundo: O testemunho de fé confirma a divindade de Allah e limita esta divindade a Ele somente. Isto é, o servo deve acreditar que Allah é o único e verdadeiro Allah e coerentemente não dedicar qualquer ato de adoração a outra divindade que não seja Deus.

Uma vez que a adoração, com todos seus atos e ritos legítimos, deve ser dedicada somente ao Allah Que a merece, portanto o verdadeiro deus a quem a adoração deve ser dedicada é o único que goza de certos atributos, tais como:

Divindade, a Unicidade de Allah, que é único como o único Allah verdadeiro, que não tem parceiros com quem dividir Seus atributos divinos e nem Seu domínio. Ele é o Único as-Samad (Absoluto).

Auto-suficiência. Allah não precisa de ninguém. Não necessita de ajudantes, nem de esposa e nem de um filho.

A capacidade de fazer tudo. Nada existe que possa frustrar Sua capacidade. Ele cria o que quer sem cansaço ou apoio. Se Ele quiser fazer alguma coisa, Ele apenas diz: "Faça-se" e faz-se.

A vida absoluta que não se deteriora nunca. Allah é Permanente e Ele é al-Qayum.

Vigilância: Allah nunca dorme e nem se descuida, e jamais é tomado pelo sono.

Propriedade exclusiva: Todas as coisas que existem pertencem a Allah somente.

Conhecimento: O conhecimento de Allah abrange todo o universo e nem o peso de uma formiga escapa ao Seu conhecimento. Ele conhece o oculto e o aparente, o passado, o presente e o futuro, e Ele conhece os mais profundos pensamentos do homem.

Orgulho e grandeza: Não há nada maior do que Allah, nem em Sua essência ou em Sua grandeza, nem em Sua supremacia.

Beneficência misericordiosa: Allah não erra nem pune injustamente, pelo contrário, Ele ama Seus devotos e perdoa os pecados daqueles que se arrependem.

Portanto, Aquele Que possui tais atributos merece ser adorado. Allah, o Exaltado, afinal de contas, é o Único Que possui tais atributos. Ele é o Rei, o Poderoso, o Sábio, Aquele Que conhece o visível e o invisível, o Misericordioso, o Beneficente.

Somente Aquele Que possui tais atributos é o Allah Verdadeiro, Que merece ser adorado e a Quem toda a grandeza da criação se submete. Por esta razão, o testemunho de fé se constitui na negação da divindade de qualquer outro que não seja Allah e concede esta divindade a Allah somente, porque Ele é o Único Verdadeiro Allah.

Somente Allah, Que não possui qualquer imperfeição, é Quem goza dos atributos da divindade. Esta divindade acarreta:

O direito de legislar as leis. Allah é o Único Que faz as leis para as Suas criaturas, portanto, ninguém pode legislar para si próprio ou para os outros, que não esteja em conformidade com as leis de Allah ou com aquelas baixadas por Seus mensageiros e nem imaginar uma forma de adoração ou normas transacionais para indivíduos ou grupos. Não é direito de ninguém legislar sobre normas penais por iniciativa própria, pois este direito pertence a Allah exclusivamente.
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