Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Benefícios do Islam » Por que fumar é haram (ilícito)?
Tamanho da Fonte
Por que fumar é haram (ilícito)?

 

Em primeiro lugar: 

Talvez você saiba que todas as nações do mundo – muçulmanas ou não – começaram agora a lutar contra o fumo, porque sabem que é muito prejudicial. O Islam proíbe tudo que é prejudicial, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deve haver dano ou prejuízo recíproco”.

Sem dúvida, há alimentos e bebidas benéficos e bons, e outros prejudiciais e ruins. Allah descreveu nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos seguintes termos (interpretação do significado):

"o qual lhes ordena o que é conveniente e os coíbe do reprovável, e torna lícitas, para eles, as cousas benignas e torna ilícitas para eles, as cousas malignas”

[al-A’raaf 7:157]

Fumar é uma das coisas boas e legais (al-tayyibaat) ou uma das coisas más e ilegais (al-khabaa’ith)?

Em segundo lugar:

Foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah os proíbe de repassar fofocas, fazer muitas perguntas e desperdiçar dinheiro”. E Allah proibiu extravagâncias inúteis quando disse (interpretação do significado):

“E comei e bebei, e não vos entregues a excessos”

[al-A’raaf 7:31]

E Ele descreveu os servos do Misericordioso da seguinte forma (interpretação do significado):

“E os que, quando despendem seus bens, não os esbanjam nem restringem, mas seu dispêndio está entre isso, ajustado”

[al-Furqaan 25:67]

O mundo inteiro agora sabe que o dinheiro gasto no fumo deve ser considerado dinheiro desperdiçado, do qual nenhum benefício é obtido; na verdade, é dinheiro gasto em algo prejudicial. Se o dinheiro gasto com o fumo em todo o mundo fosse coletado, isso poderia ter salvo populações inteiras que morreram de fome. Existe alguém mais tolo do que aquele que segura uma nota de dinheiro e põe fogo nela? Qual é a diferença entre ele e aquele que fuma? Com efeito, o fumante é mais tolo, porque a tolice de quem queima dinheiro acaba diante daquele que fuma, pois além de queimar seu dinheiro, também prejudica seu corpo.

Em terceiro lugar:

Quantas catástrofes são causadas pelo fumo, por causa de pontas de cigarro que são jogadas fora e causam incêndios. Outros desastres são causados ​​de outras maneiras, como uma casa que foi incendiada com seus moradores dentro, quando um homem acendeu seu cigarro após um vazamento de gás.

Em quarto lugar:

Quantas pessoas se ofendem com o cheiro de fumantes, especialmente quando você tem a infelicidade de ter um deles parado ao seu lado na mesquita. Provavelmente qualquer cheiro desagradável é mais fácil de suportar do que o cheiro da boca do fumante quando ele acaba de acordar. É incrível quantas mulheres suportam o cheiro da boca dos maridos! O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu aqueles que comeram alho ou cebola de irem à mesquita, para que não ofendessem seus companheiros de adoração com aquele cheiro. O cheiro de cebola e alho é mais fácil de suportar do que o cheiro do fumante e de sua boca.

Estas são algumas das razões pelas quais fumar é haram.

 

https://islamqa.info/pt/answers/10922/a-razao-pela-qual-fumar-e-haram

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2020, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,753,060 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2020 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3